“Todo mundo tem direito a alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente”. Foi sob essa lógica que aconteceu a Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional em Vitória da Conquista, nesses dias 28 e 29 de julho, que contou com a participação dos deputados Zé Raimundo (estadual) e Waldenor Pereira (federal). Convidados do evento, os parlamentares participaram da mesa de debates, onde foram discutidas as Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional do governo do estado, encabeçada pelo secretário estadual do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, que apresentou aos conferencistas dados do governo Wagner no combate à miséria do estado.
“Nós, no primeiro ano, conseguimos tirar um milhão e 300 mil baianos da fome e pretendemos, através dessas outras ações, não só das políticas públicas que são trabalhadas, mas também através do Plano de Inclusão Produtiva que o estado está criando, tirar um maior número possível, talvez esses dois milhões e 400 mil baianos que estão na extrema pobreza”, disse o secretário.
Líder do Governo Wagner à época da elaboração do Projeto de Lei que instituiu as Políticas Estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional, o deputado Waldenor Pereira lembrou, não só a sua participação neste processo constitutivo, mas também a forma democrática como foram e continuam sendo conduzidas as discussões acerca destas políticas públicas.
“Tive a oportunidade de, durante a discussão, de acolher emendas que aperfeiçoaram o PL e, portanto, me considero conhecedor da realidade da Segurança Alimentar e Nutricional do estado da Bahia. No entanto, é importante destacar que essas políticas e esse Projeto de Lei, foram elaborados com a participação da sociedade civil, dos movimentos sociais, dos movimentos populares, com a forte presença do próprio CONSEA, que é o Conselho de Segurança Alimentar do estado da Bahia”, contou o parlamentar.
Ainda sobre este caráter democrático de condução dos debates e elaboração das ações para o combate à pobreza, o deputado Zé Raimundo enfatizou a importância das comunidades e líderes comunitários e de associações, mobilizarem a população em busca da melhoria de vida de todos.
“Neste evento, a participação popular é de extrema importância, pois, naturalmente, todas essas questões vinculadas no combate à pobreza, que passam pela melhoria da qualidade de vida do povo e que tem a garantia de segurança alimentar, de alimentação saudável e básica para a maioria da população, passa exatamente por essas políticas públicas , que começaram de forma enfática com o nosso presidente Lula, a partir de 2003-2004, ainda em seu primeiro governo”, concluiu
Também participaram do evento o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Vasconcelos, a superintendente de Segurança, Inclusão e Assistência Alimentar, Elane Ferraz e a coordenadora de Programas Especiais da Superintendência de Inclusão e Assistência Alimentar, Marlúcia Nunes.
Uma Resposta para “Deputados participam da Conferência de Segurança Alimentar em Vitória da Conquista”
Wagner
Porque será que vereadores, deputados, sempre aparecem com esse ar de alegria alheia? Parece que sempre tem motivos para estarem felizes, contentes. Gostaria de ser assim 24 hrs por dia!
Porque será?