Universidade Federal: Waldenor oficializa pedido

Foto: Blog do Anderson

Em contato telefônico com o Blog do Anderson na noite dessa quarta-feira (10), o deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA), informou que encaminhou ofício à presidenta da República, Dilma Roussef, subscrito pelos três senadores baianos (Lídice da Mata, Walter Pinheiro e João Durval) e pelos demais 38 deputados (39 com ele) que compõem a bancada federal baiana, solicitando que seja incluída no rol das novas universidades a serem instaladas na Bahia a criação da Universidade Federal do Sudoeste, com sede no município de Vitória da Conquista. Hoje (10), o parlamentar fez a defesa do pleito junto ao secretário Nacional de Educação Superior do Ministério da Educação, Luís Cláudio, em reunião com presença de 20 deputados da bancada. O documento nº 041/2011 foi encaminhado também ao ministro da Educação, Fernando Hadad, e ao governador da Bahia, Jaques Wagner. No ofício Pereira expõe os motivos e argumentos em defesa da Universidade do Sudoeste da Bahia, a começar pelo fato do presidente Lula, em ato público realizado em Vitória da Conquista no ano de 2005, com a presença do ministro Fernando Haddad, para autorizar a criação de um Campus da Universidade Federal da Bahia, que recebeu o nome do educador baiano Anísio Teixeira, anunciou que o Campus representava “o embrião da criação, no futuro, da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia”. Segundo o deputado, o Campus Anísio Teixeira já recebeu mais de 30 milhões de investimentos para suas instalações físicas e laboratoriais, realizou concursos públicos para a contratação de professores e servidores técnicos, se consolidando numa Unidade Universitária, que hoje já oferece seis cursos de graduação, um mestrado e um doutorado na área de saúde, contando com aproximadamente 1.700 alunos e com previsão de criação de outros vários cursos dentro do programa Reuni do Ministério da Educação.


4 Respostas para “Universidade Federal: Waldenor oficializa pedido”

  1. PAULO PIRES

    Senhor Anderson, presidente deste Blog:

    Diria que o pleito do incansável Deputado Waldenor Pereira, que conseguiu as assinaturas de toda a Bancada Baiana no Congresso Nacional, é da maior importância.

    Mostra que nosso Deputado não está “dormindo” naquela Casa. Além do mais estamos sabendo do enorme esforço que ele está fazendo para o Projeto Rio Pardo, que vai contribuir extraordinariamente para nossa Indústria e todos os setores da Vida Econômica de Conquista e Sudoeste da Bahia.

    Aproveito o ensejo para insistir que o nome da Universidade Federal a ser instalda aqui seja UNIVERSIDADE FEDERAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA.

    O motivo é o mais óbvio de todos: CONSOLIDAR O NOME DE NOSSA CIDADE COMO UM PÓLO EDUCACIONAL a partir da nomeação de uma INSTITUIÇÃO FEDERAL com o nome do Município (vejam o caso da Federal de Uberlândia, Federal de Caruaru e/ou a própria UNICAMP).

    Se assim for feito, quando o restante do Brasil se referir à nossa Instituição dirá: UNIVERSIDADE FEDERAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA e, neste caso, não só a Entidade será imediatamente identificada, assim como a Cidade será colocada em posição de relevo e destaque no cenário do País.

    Isso parece que não é muito importante, mas é.

    À medida que o Brasil saiba que temos Universidade Federal, imediatamente associará e fincará nossa Cidade e nossa Sociedade no panteão dos Municípios com desenvolvimento Acadêmico, Cultural e, principalmente Tecnológico. Quem viver verá…

    Nossas saudações ao Deputado Waldenor Pereira com aquela constante satisfação de vê-lo atuando de forma brilhante na Comissão de Educação do Congresso Nacional.

    Parabéns Waldenor

    Paulo Pires

  2. Adelson

    é uma pena que o autor do outro blog não libere os comentários, pq assim ele certamente teria uma boa resposta para a reportagem com o título ´´Campus Anísio Teixeira da UFBA, não avança“, com certeza ele não conhece a realidade do IMS, o campus tem apenas 5 anos, passa hj por vários problemas por exmplo a falta de professores o que limita a quantidade de vagas em algumas discplinas atrasando a vida acadêmica de muitos alunos que não estão regulares nos cursos, mas dizer que não avançou desde sua criação é uma piada sem graça e irresponsável, esse tipo de jornalismo eu não aprovo. Uma Universidade que se propõe a ter cursos na área da saúde, se faz necesária mesmo ter um curso de medicina, quem disse que o curso de medicina é o mais importante entre os da saúde? e sobre o Doutorado mensionado aqui eu como aluno desconheço, se não temos professores nem para a graduação imagina para um Doutorado.

  3. Rone Carlos

    Parabenizo o valoroso Professor Paulo Pires pela altivez do texto acima. Que cabeça lúcida! Nada de universidade federal do sudoeste! Tem que ser Universidade Federal de Vitória da Conquista, ou nada!
    Valeu, Professor! Apenas discordo de uma coisinha: Nesse pacote das universidades para a Bahia, o Nonô dormiu no ponto. É por essas e outras que a nossa cidade não abre mão de Guilherme Menezes. Aliás, fosse esse último membro efetivo da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados (a exemplo de Waldenor), a nossa Universidade Federal de Vitória da Conquista, sairia já, com certeza!

  4. Anderson Paulus

    Quando ocorrerá isso? . Noticiários nacionais dão conta de universidades federais, anúnciadas recentemente, para o estado da Bahia;Itabuna e Barreiras!.Talvez a presidente Dilma esqueceu-se de anúnciar a do sudoeste baiano em Vitória da Conquista.

Os comentários estão fechados.