Por Ruy Medeiros
Faleceu hoje, 05 de setembro de 2011, o renomado psiquiatra João Melo Filho, aos 67 anos de idade. Filho do sergipano radicado em Vitória da Conquista, João Melo Sobrinho, e da Srª Isaura Ferraz Melo, de Vitória da Conquista, João Melo Filho formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Bahia. Além da clínica particular, trabalhou, por dois períodos, no Sanatório da Bahia, em Salvador, na década de 1970, no Manicômio Judiciário da Bahia, na mesma década, na Fundação de Saúde do Estado da Bahia, que depois foi absolvida por esse Estado, no Departamento Estadual de Trânsito, tendo-se aposentado como servidor estadual.
Durante dois períodos, João Melo foi Secretário Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, respectivamente nas administrações de Murilo Mármore e de Guilherme Menezes (primeira). Na administração de Guilherme Menezes, formulou o Plano Municipal de Saúde e foi responsável pela municipalização plena do serviço de saúde de Vitória da Conquista, com forte oposição de alguns médicos e de hospitais, trabalho continuado pelo médico Jorge Solla.
João Melo era um dos maiores conhecedores da obra de S. Freud e sobre essa teve oportunidade, como colaborador, de ministrar cursos pelo Museu Pedagógico da UESB. Estudou a obra de Freud, fez análise para obter credenciamento de analista freudiano, tendo sido interlocutor do psicanalista argentino, radicado na Bahia, Emílio Rodrigué, autor de famosa biografia de Freud.
Homem íntegro, culto e inteligente, João Melo Filho era conhecido por sua competência profissional, seriedade política, solidariedade e argúcia para perceber aspectos despercebidos por muitos dos fatos sociais. Leitor assíduo, João Melo sabia criticar uma obra em seus diversos aspectos. Encantou-se pela obra de José Saramago e leu possivelmente todos os seus livros.
Deixou viúva Edméa Prates Maia e deixou irmãos Archibaldo Maia, Haidée, Margarida e Sandra, pessoas bem relacionadas em seu meio.
O corpo de João Melo Filho, atendendo seu desejo será cremado. Isso ocorrerá amanhã, em Salvador.