UFSB está garantida, afirmou Waldenor Pereira

Foto: Blog do Anderson

Em entrevista ao Blog do Anderson no Desfile da Independência em Vitória da Conquista nesta quarta-feira (7), o deputado federal Waldenor Pereira (PT) disse que já recebeu da presidenta Dilma Rousseff a garantia da criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia, tendo em vista que o campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia (UFBA) vem recebendo constantes investimentos já em preparação para a sua independência. “A Universidade Federal de Vitória da Conquista, eu conversei recentemente com o ministro Fernando Hadad, eu estou muito esperançoso que teremos essa universidade aprovada pelo Ministério da Educação nesses próximos anos, evidente que ela não sairá agora, já que houve o anuncio da criação de quatro universidades para o Brasil todo e duas delas para o estado da Bahia, cinquenta por cento, portanto. Todavia tendo a consolidação do nosso campus Anísio Teixeira que foi uma luta nossa também, para que ele aqui se instalasse, na minha opinião nesses próximos anos nós teremos sim a instalação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia em Vitória da Conquista. O atual campus atualmente oferece seis cursos de graduação, outros três cursos serão implantados no próximo ano, já oferece mestrado e doutorado institucional, já são mais de mil alunos que cursam as diferentes graduações ali oferecidas, mais de R$ 30 milhões já foram investidos nas instalações físicas, e por isso nós estamos nos preparando o campus para se transformar numa Universidade Federal do Sudoeste, e eu enquanto deputado federal, o primeiro discurso que fiz foi defendendo as instalações da Universidade Federal do Sudoeste. Encaminhamos documentos subscritos por todos os parlamentares da Bahia a presidenta Dilma Rousseff, ela já me respondeu inclusive o documento, encaminhando aquele documento para o Ministério da Educação. Já estive no Ministério da Educação com o doutor Luiz Cláudio, que é o secretário nacional de ensino superior, e ele me garantiu que não há dúvidas a respeito da criação da Universidade Federal do Sudoeste, vamos ter que ter um pouquinho de paciência tendo em vista a decisão do Governo Federal de instalar a Universidade Federal do Oeste e Universidade Federal do Sul que são duas universidades necessárias para a Bahia, porque a decisão das instalações dessa universidades obedeceu a logística de ocupação territorial. Essas duas regiões são carentes da presença do Governo Federal, e por isso as instalações das universidades federais nessas duas regiões” disse Waldenor.


8 Respostas para “UFSB está garantida, afirmou Waldenor Pereira”

  1. Adelson

    Universidade Federal do Sudoeste da Bahia? não ia ser federal de Vit. da Conquista? bem, no início eram 3 cursos hj são 6, porém o número de livros da biblioteca é o mesmo, no número de técnicos adm e de laboratórios( que inclusive estão de greve) é o mesmo, então essa expansão segue a lógica da quantidade mas não da qualidade do serviço, sendo assim sr. deputado não bastar implantar cursos, tem que dar o mínimo de estrutura de funcionamento, muitos de nossos laboratórios ainda nem se quer começaram a ser montados, isso custa caro, quantas vezes o Sr. vizitou nossas instalações?

  2. JOSE caires

    O processo de independência já foi iniciado e anunciado, precisamos acelerar o processo.

  3. Observador

    Isso só mostrou que nossa cidade e região não significam muita coisa para o governo federal. Concordo com a criação da UFESBA (Itabuna) e da UFOBA (Barreiras), mas não criar a UF/Sudoeste em VDC, que é o maior cidade Petista do interior, maior cidade da região e 2a maior cidade do interior baiano, isso foi uma rasteira dada pelo MEC e o governo federal.
    Esses argumentos do MEC e do deputado não me convenceram. Para alegria do PT, hoje no Brasil, não tem outro partido em condição de conquistar o governo federal, estadual e municipal. Está mais do na hora de a oposição arregaçar as mãos.
    Essa falta de atitude do MEC, foi a gota d’água. Estou decepcionado com o PT.

  4. PAULO PIRES

    Deputado Waldenor

    Sugeriria ao eminente Deputado fazer uma enquete para saber se o Conquistense quer o nome dessa Universidade Federal como do Sudoeste ou de Conquista.

    Eu pessoalmente daria o nome de UNIVERSIDADE FEDERAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA (Unicon), tal qual a Estadual de Campinas – Unicamp.

    Daria à nossa cidade o destaque que ela merece como Polo Educacional e nos tornaria uma REFERÊNCIA DIRETA como município voltado para Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social.

    Paulo Pires

  5. ANÔNIMO

    Garantia mesmo -quando estiver em pleno funcionamento!!!.De poucas realizações e promessas os conquistenses estão cheios.

  6. Isaac

    Logística de ocupação territorial. Essas duas regiões são carentes da presença do Governo Federal. Isso é piada de mal gosto. Acho que a nossa região está mais carente do que todas. A Ferrovia que está sendo construída para beneficiar quem? O que falta pra gente é prestígio político, dos deputados estaduais e federal e principalmente do prefeito, que pensa que está acima do bem e do mal, por isso não tem prestígio nem com o governador e, muito menos ainda, na esfera federal.

  7. Petista de vergonha

    Enquete com uma “universidade” que deve estar funcionando ou na lua ou em Marte!.Contando com o que ainda não existe?!

  8. Norberto

    Não temos prestígio nenhum. Aeroporto, presídio, Universidade Federal, Viadutos no Anel Viário …. tudo sem resposta positiva. Conseguiram um superintendência da Caixa Econômica, que já existia em Itabuna e comemoram como se fosse uma grande coisa. Temos um alinhamento de poder em Vitória da Conquista que não serve para nada. Não temos prestígio na esfera estadual e também não temos na esfera federal.

Os comentários estão fechados.