A Câmara Municipal de Vitória da Conquista e a unidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Vitória da Conquista realizam, dia 23 de setembro, às 15h, audiência pública para mobilizar a população conquistense na luta pela criação de uma universidade federal no município. A audiência é uma iniciativa de todos os vereadores que têm empenhado esforços em garantir que o Governo Federal instale uma universidade federal para atender Vitória da Conquista e região. Segundo Orlando Caires, diretor do Campus Anísio Teixeira, da UFBA, a comunidade acadêmica está discutindo um projeto interno que prevê a possibilidade de desmembramento do Campus Anísio Teixeira para a formação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia, sendo UFBA a tutora da nova instituição de ensino superior. O nome Universidade Federal do Sudoeste da Bahia (UFSB), foi sugerido após ampla discussão e eleito pela comunidade acadêmica da UFBA, Campus Anísio Teixeira. Para Fernando Vasconcelos (PT), presidente da Câmara de Vereadores, Conquista agrega condições determinantes para a criação da UFSB. “A Câmara é a Casa do povo e essa é uma luta da sociedade conquistense. O Legislativo apoia e trabalha junto com a população para que possamos concretizar mais essa vitória”.
6 Respostas para “Audiência discute criação da UFSB”
Observador
Honestamente, espero que meu pessimismo relacionado à criação da tão sonhada UFSB na nossa região esteja errado. O que me levou a esse pensamento negativo foram o descaso e a pouca importância que o governo estadual e federal dão a nossa cidade e região. Vou bater na mesma tecla por muito tempo e enquanto esse blog, cuja eficiência, seriedade,competência, cidadania e imparcialidade publicar minhas opiniões. Nossa região é refém da visão retrógrada do governo estadual, que miniminiza a nossa região. Alguém aponte uma grande obra em nossa cidade feita pelo estado nestes 16 anos de PT? Os investimentos que recebemos são frutos da iniciativa privada. Não temos um aeroporto decente; nossa rodoviária é uma porcaria; nosso IML é uma aberração; não temos um presídio com estrutura suficiente e seguro; não temos autonomia administrativa (falta a CRP/Sudoeste; falta a CIPRE; falta o TOR; falta a UF/Sudoeste); é necessário a construção da barragem no Rio Pardo, alerto que a atual barragem de Água Fria não suportará a demanda crescente por muito tempo; faltam viadutos ao longo do anel viário; o nosso centro comercial é arcaico – necessita de modernização, o estado poderia participar deste projeto, isso porque com uma boa estrutura as vendas iria aumentar e consequentemente a arrecadação com impostos. Ganharia todos. São tantas demandas que o espaço seria pouco. Espero que essa audiência pública não seja igual àquela palhaçada da assembleia itinerante, onde nenhum projeto foi votado. Não aprecio homenagens e nem “babações”. Precisamos de bons projetos,de reforço estrutural na segurança, saúde e educação, e obras importantes.
Adelson
1,2… ainda não perde a conta não, mas a novela deve continuar por muito tempo ainda.
JOSE caires
A independência da nossa Universidade é uma luta do atual Diretor Orlando CAIRES, a audiência pública colabora com os anseios da Região.
Esperamos que a sociedade se faz presente e se junte as forças políticas.
Jose Carlos
2012,14,16,18,20….2024 nesse ano srá criada a universidade federal em vit comquista:desde a promessa pelos 11 cursos da area de saúde prometida aqui em palanque pelo sapo BARbudo quantos anos se passara? façam as contas . essa mobilização toda é em função das eleições que estão pr´ximas.Cadê a fabrica de medicamentos (remedios)nosso povo tem pouca memoria, esquce rápido das coisas……
Jorge
O que mais me impressiona é que depois que foi divulgado que outras duas cidades, por sinal menos do que Conquista, irão receber uma universidade federal é que os políticos da cidade começam a se mobilizar.
Agora já era… só em 2035 pra Conquista receber uma federal.
JOSE caires
A sociedade tem que apoiar