Foto: Blog do Anderson
Está sendo realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista na tarde dessa sexta-feira (23), uma audiência pública para mobilizar a população conquistense na luta pela criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia, no município. Segundo Orlando Caires, diretor do Campus Anísio Teixeira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a comunidade acadêmica está discutindo um projeto interno que prevê a possibilidade de desmembramento do Campus Anísio Teixeira para a formação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia, sendo UFBA a tutora da nova instituição de ensino superior. Participam do evento, os deputados Zé Raimundo (PT) e Waldenor Pereira (PT), o prefeito Guilherme Menezes (PT), o reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Paulo Roberto Pinto, vereadores e diversas lideranças regionais.
2 Respostas para “Criação da UFSB é discutida em Conquista”
Luís Botelho
Muito bonito. Após o leite derramado surgem eles para “mobilizar a população”. Ora, tenha paciência.
Luiz
O MEC nos desapontou e desprestigiou a região sudoeste baiana. Nada justifica a UFSB não ter sido criada. A região sudoeste é formada por vários munícipios
Abrange 39 municípios baianos, possui uma área de 42.542,9 km² que corresponde a 7,5% do território baiano. Apresenta uma população estimada em mais de 1.200.000, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que equivale a aproximadamente 8,13% da população do Estado da Bahia. DE NADA ESSES DADOS ADIANTARAM.
Isso foi uma clara demonstração da pouca importância que deram para V. da Conquista, terceira maior cidade baiana e a região e nem pelo fato de ser administrada pelo PT foi considerada.