Aeroporto de Conquista, Lampião e Wagner

Por André Cairo

O Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, foi inaugurado em 23/06/69.  Na década de 80, já se encontrava  na cidade. Em 1997, precisando de um Aeroporto descente, diferente do que aí está, incomodando usuários, poluição sonora perturbando moradores, iminência de perigo, vibrações movimentando copos, pratos, estantes, pela turbulência de aeronaves, apreensão, pânico, problemas neurológicos, etc., contrariando Leis Penais, Civis, Ambientais,  desvalorização imobiliária etc.,  o Movimento Contra a Morte Prematura – MCMP, advertiu e continua  advertindo, com visitas, protestos, Abaixo Assinado,  Palestras, documentos, alerta às Autoridades etc., e a Imprensa exercendo papel importantíssimo, para a construção de um Novo Aeroporto. 

Com a suspensão da possível construção,  substituída pela reforma que logo iniciou, André Cairo, interferiu com um forte argumento que mudou o trajeto, através de documentos, carros de som, Palestras, Órgãos de Imprensa, etc., “um urubu para levantar vou em Conquista, daria 10 passos, e em Ilhéus apenas três, devido a pressão atmosférica e altitude. O Aeroporto de Conquista, necessita de uma pista de 2.500 m, tendo apenas 1.500, para Teço-teco e Folker 50, impossibilitada tecnicamente de prolongamento, enquanto em Ilhéus, aeronaves de grande porte, pousam e decolam com segurança na pista de 1.500 m.” Explicação do empresário e aviador Roterdan Brito, contribuindo com o MCMP.

 Nesta terça-feira , 01, “Lampião”, personificado no ativista André Cairo,   fez novo protesto, registrando que em 2008, entregou documentos e cobrou pessoalmente do Governador, a construção de um novo Aeroporto, “Vou lutar para isso”, respondeu Wagner, enquanto o Secretário de Infra-Estrutura do Estado da Bahia, Batista Neves, disse para Lampião: “a construção  de novo Aeroporto não é com o Governador, é com o Ministério da Defesa, e demora 5 anos ”. Respondeu Cairo: “Diga para o Governador e ao Ministério da Defesa que comece já”.  Em seguida, foi protestar nas ruas, citando  ainda, o Conquista Pode Voar Mais Alto que também faz parte, referenciando positivamente, Zé Maria Caires. . “Próxima edição, nova matéria, novo questionamento  lógico”, finaliza Cairo.

 

ASCOM do MCMP

Foto: Anita/Star Color

 


2 Respostas para “Aeroporto de Conquista, Lampião e Wagner”

  1. JOSE MARIA CAIRES

    André Cairo é uma figura extraordinária, de uma coragem impar, ele é fundamental nas conquistas e vitórias de nossa cidade, sua contribuição foi fundamental para conseguirmos esse novo aeroporto.

    A Nossa próxima luta´será a publicação do Edital de licitação e nominar o novo AEROPORTO GLAUBER ROCHA, sineasta que projetou o Brasil, a Bahia e Vitória da Conquista, quando foi premiado em CANNES como melhor Diretor, sendo inclusive o único Conquistense capa de revista VEJA, na Edição 38 de 05 de maio de 1969.

    JOSE MARIA ALVES CAIRES
    CONQUISTA VOA MAIS ALTO

  2. Observador

    Admiro sua luta e suas ideias José M. Caires. Tanto você quanto o André Cairo são pessoas das quais nos referimos como ícones de cidadania e bons exemplos. Espero que saia logo esse edital. André Cairo e Zé M. Caires: que tal levantar essa bandeira em suas próximas lutas? Reforma e modernização da nossa rodoviária, cuja aparência e estrutura estão ultrapassadas e não se adequam ao nosso porte. VDC é terceira maior cidade baiana e essa situação nos envergonha.
    Lamentavelmente e vergonhosamente nenhum vereador, nem a PMVC e nem um dos nossos deputados fizeram nada até hoje em prol de melhorias da rodoviária. Vamos mostrar às autoridades como se faz…

Os comentários estão fechados.