Foto: Blog do Anderson
Está em discussão e foi tema de um seminário na última segunda-feira (7), a criação da Região Metropolitana de Vitória da Conquista. Em entrevista ao Blog do Anderson, o vice-prefeito Ricardo Marques falou da importância de uma região metropolitana no Sudoeste Baiano. “Eu acho importante a discussão começar agora porque a cidade já é um polo mesmo, já é fato, mas a partir de agora começa a ser planejado dessa forma, já assumindo a responsabilidade do município de Vitória da Conquista como polo regional, na área de serviço, saúde e educação e já discutindo essa centralidade de forma planejada, na área de transporte, na questão da telefonia. Imagine, muita gente mora em Conquista mas trabalha em Barra do Choça ou vice versa. A partir de agora efetivando a Região Metropolitana a gente vai poder planejar de forma integrada toda essa região”, explicou. Atualmente a Bahia possui duas regiões metropolitanas (RMs) reconhecidas e criadas pelo Poder Executivo. No Brasil, são 42 regiões com esse formato, concentrando mais de 50 milhões de brasileiros. Em Santa Catarina são oito RMs, uma opção do estado para descentralizar o Produto Interno Bruto (PIB) das capitais.
3 Respostas para “A importância da RMVC”
Maria Fernanda
Interessante, e muito bom, que este projeto da Região Metropolitana de Vitória da Conquista nasceu justamente de um político novo na vida pública da cidade, o Deputado Estadual Marcelino Galo, que aqui chegou pelas mãos do Prefeito Guilherme Menezes. Faz muito bem a Conquista ter gente nova cuidando dela.
Observador
Realmente, é de gente nova que VDC necessita para cuidar bem dela. O nosso prefeito é um homem honesto e cheio de boas intenções, porém está ultrapassado e já deveria ceder o lugar para outra pessoa (bem mais jovem). Há muito tempo não vejo nada de moderno na cidade. Nossos passeios são da época do império; faltam semáforos nas avenidas de grandes movimentos (cito a Av Otávio Santos com Vivaldo Mendes e alguns pontos da Olívia Flores – é preciso atenção da PMVC nestes locais); não temos uma boa infra-estrutura; falta modernidade e tecnologia nas sinalizações das grandes avenidas (muitos quebra-molas espalhados quando deveriam ser os eletrônicos); nossa urbanização é carente de beleza; veja nossas praças – elas deveriam ter mais verdes; mais iluminação. Outro exemplo é o nosso centro comercial, que está uma bagunça e muito sujo. O resto, as imagens falam por si. A RMVC poderia mudar um pouco este perfil. Vamos aguardar e ver no que daria esse projeto, que tem meio apoio.
Sarah Correia
‘As gentes’ novas, em idade, de Conquista não estão querendo muita coisa com politica. Ter um Prefeito motivado com Guilherme é importante. No mais, vale a contagem de votos nas urnas. O povo é soberano.