Banco do Povo: uma vitória de Conquista

Por 

Hoje participei da celebração dos 12 anos de existência do Banco do Povo de Vitória da Conquista. A atividade contou com a presença da atual direção e de representantes de diretorias anteriores, de visitantes e clientes, além do Prefeito Guilherme Menezes e do presidente do Banco do Povo de Diadema, que veio conhecer e trocar experiência com nosso projeto local. A ICC Conquista Solidária – Banco do Povo é uma iniciativa da Prefeitura de Vitória da Conquista, através do seu prefeito da época, Guilherme Menezes que, vendo o sucesso de ações semelhantes em outras regiões e percebendo a necessidade de executar em Conquista uma ação para ajudar os pequenos empreendedores, resolveu incentivar a criação da entidade. Não foi fácil, me lembro bem! Quase um ano de discussões e uma batalha muito forte com os vereadores daquele momento que, numa atitude contrária aos interesses da cidade, tentaram a todo custo impedir o nascimento do banco. Por falta de visão ou apenas por questões meramente políticas, quase que esta iniciativa ficaria apenas na intenção. Felizmente, tudo deu certo e o banco nasceu. Me lembro das primeiras reuniões quando aprovamos os estatutos e a primeira direção. Tudo muito novo e desafiador. Graças ao governo municipal, que doou os primeiros 150 mil reais e bancou a estrutura inicial de funcionamento, o que era apenas uma ideia virou uma realidade. Hoje o banco contabiliza mais de 32 milhões de reais emprestados nestes anos. Milhares de empreendedores, na sua maioria mulheres, puderam tocar seus negócios e mudar suas vidas.

A experiência exitosa do Banco do Povo de Vitória da Conquista motivou pesquisas, projetos, monografias, foi copiado por outras regiões e hoje está em vários municípios do sudoeste baiano. E tudo isto a partir de um princípio básico da Economia Solidária: a autogestão! A entidade não tem dono. Quem define seus passos são seus próprios membros. O prefeito não manda recados e nem interfere na administração. E esta fórmula se mostrou a mais eficiente. Hoje, o Banco do Povo está consolidado e até já presenteia a comunidade, que recebeu um piano novinho doado para o Conservatório Municipal de Música.

O Banco do Povo de Vitória da Conquista é uma demonstração clara de que a Economia Solidária pode, realmente, transformar realidades. De um jeito novo, respeitando as pessoas e o meio ambiente, cooperando e sendo solidários, é possível tocar nossa rotina diária.

A ICC Conquista Solidária nasceu, se fortaleceu e fortaleceu o segmento que representa e já está pronta para passos mais largos. Agora é continuar crescendo e transformando vidas.

Parabéns Banco do Povo!

Economista Geovane Viana – Coordenador Municipal de Economia Solidária e sócio-fundador do Banco do Povo de Vitória da Conquista


Os comentários estão fechados.