O Tabuleiro do Jogo

Por José Nunes Neto
.
As eleições municipais de Vitória da Conquista começam a ganhar contornos definitivos com os anúncios das pré-candidaturas à prefeito. Oposição e situação colocam seus nomes à disposição do eleitor, que testemunhará as eleições mais disputadas da cidade nos últimos 16 anos, e que, pela primeira vez na história poderá ter segundo turno, já que a cidade possui mais de 200 mil eleitores. Esta será uma eleição diferenciada.  A oposição contará com dois candidatos para a disputa: Claudionor Dutra (PSDB) e Herzem Gusmão (PMDB). De formação técnica, o professor da Uesb Claudionor Dutra coordenou a campanha presidencial de José Serra em 2010. A vitória de Serra em Conquista com 82 mil votos deu confiança à executiva nacional do PSDB para lançar seu nome. Além disso, o processo de reestruturação e fortalecimento da Coopmac realizado em sua gestão credenciou Claudionor à disputa da Prefeitura. O radialista Herzem Gusmão chega à sua segunda eleição municipal embalado pela votação que obteve nas eleições de 2010 quando foi o deputado mais votado na cidade com 31 mil votos. Em sua primeira disputa para prefeito em 2008, Herzem ficou em segundo lugar, com um percentual bem acima do que apontavam as pesquisas de opinião.
O terceiro partido de oposição na cidade, Democratas, não lançará candidato à prefeito, irá focar a disputa para a Câmara onde seus vereadores Lúcia Rocha e Álvaro Pithon são os mais votados do município. Os Democratas apoiarão Claudionor ou Herzem na eleição. Existe um alinhamento no sentido do apoio irrestrito entre todos os partidos de oposição para o segundo turno.

No caso da situação o cenário é bastante complexo. Os partidos da base aliada municipal têm 7 pré-candidatos para a disputa: Guilherme Menezes (PT), Abel Rebouças (PDT), Fabrício Falcão (PC do B), Capitão Lima (PTN), Joás Meira (PSB), Elve Cardoso (PSB) e  Edgar Mão Branca (PV).

Buscando a reeleição, o prefeito Guilherme enfrentará as mais difíceis eleições para o PT nos últimos 16 anos. O cansaço e o desgaste interno da gestão municipal são refletidos na insatisfação popular, esse será seu principal desafio, reverter a rejeição até outubro. A tentativa já começou com as obras de asfaltamento na cidade e recuperação de estradas na zona rural.

Contratação de novos funcionários para a prefeitura também estão sendo feitas, mas até agora as tentativas não surtiram efeito.

O outro grande problema para Guilherme é estancar o sangramento eleitoral provocado pelo lançamento da candidatura do deputado estadual Fabrício Falcão. O deputado possui um grande capital eleitoral na cidade, e que sempre votou no PT para prefeito, porém agora, seu eleitorado está motivado pela possibilidade de ver Fabrício na Prefeitura.

O PT tenta seduzir o deputado e seu partido para ocuparem a vaga de vice na chapa petista. Fabrício recusou a proposta, porém dirigentes do diretório municipal do PC do B, que detém cargos na prefeitura, fazem esforços para que ela seja aceita.

A pré-candidatura de Abel Rebouças encontra dificuldades de consolidação. Em Vitória da Conquista o PDT indicou Paulo Roberto Pinto para a vaga de reitor da Uesb, dentro da cota de cargos do partido no governo estadual, e a candidatura de Abel seria considerada uma insurgência contra o governador Wagner, que fatalmente cobrará a fatura da nomeação. Foi ventilada a possibilidade de Abel ser vice na chapa do PT pela estreita relação entre os dois partidos.

O PV e o PTN têm problemas internos em Vitória da Conquista para a disputa eleitoral. O ex-deputado Edgar Mão Branca teve uma boa votação na cidade na última eleição e tem grande apelo popular, porém o vereador do partido Beto Gonçalves tem declarado sistematicamente apoio ao prefeito Guilherme, o diretório estadual do PV deu total autonomia para Mão Branca articular sua candidatura. No PTN a situação é parecida, o ex-vereador e Capitão da reserva Humberto Lima é respeitado no meio e tem peso no cenário político, sendo bem recebida sua candidatura. A dificuldade fica por conta da falta de unidade do partido onde alguns membros preferem dar apoio ao PT.

Os médicos Joás Meira e Elve Cardoso foram candidatos a deputado estadual e federal, respectivamente, em 2010 pelo PSB. Suas votações na cidade os credenciaram, pelo diretório estadual do partido, a lançarem candidatura própria, com a benção de Lídice da Mata. Ainda não se sabe se os partidos da situação conseguirão unidade política, como a oposição, num segundo turno. As diferenças dentro dos partidos governistas são latentes.

Daqui até 30 de junho, data limite para formação das coligações, será um período de muita articulação, trabalho de bastidores e busca de apoios. Esta será, sem dúvidas, a eleição mais emocionante e disputada dos últimos tempos, e com um envolvimento maior do eleitorado. O fator segundo turno é o grande diferencial dessa disputa, uma disputa que Vitória da Conquista nunca viu.

* José Nunes Neto é estudante de jornalismo da Universidade Estadual do Sudeste Baiano.

12 Respostas para “O Tabuleiro do Jogo”

  1. J PINTO FERNANDES

    José Nunes

    Seus dados não condizem com a realidade.

    Guilherme é o candidato com maior índice de aprovação e o
    de menor de rejeição.

    Quanto às coligações, de ontem para hoje, as coisas já estão se resolvendo. Ou você não leu a entrevista de Jean Fabrício?

    Não se espante: PV, PSB e PC do B, na hora da onça beber água se compõem com o Prefeito e o resultado final o senhor saberá às 21 horas do dia 07 de outubro de 2012. Guilherme será reeleito com tranquilidade. O Povo de Conquista não é besta!

    As “rejeições” citadas pelo senhor a cidade sabe de onde vem.

    Além do que Guilherme tem 20 TRUNFOS que justificam porque ele será novamente eleito.

    No dia 08 de outubro você saberá quais são esses 20 trunfos.

    J. Pinto Fernandes

  2. PROF. KLEBER NERY

    Caro José Nunes.

    Não resido em Conquista, mas acompanho a política daí com muito interesse.
    Sua avaliação é muito racional e a racionalidade na política não existe, pois no “fritar dos ovos” vários desse candidatos que estão na oposição (inclusive Fabrício) irão compor com a candidatura de Guilherme Menezes. “Quem viver verá!”

  3. Ex-petista

    J. Pinto o eleitorado conquistense não é tão doido como voce pensa!

  4. Jairo

    O povo quer mudança de qualquer jeito e Guilherme tá muito queimado. Se Ticolô embalar ninguém segura.

  5. J PINTO FERNANDES

    Ex-Petista

    Comunico ao senhor o seguinte: Ela, a Sociedade de Conquista, seria doida se votasse na Oposição que temos hoje, que a rigor não tem ninguém com grande representatividade, nem serviços prestados à Comunidade.

    Ou algum oposicionista desses que estão aí tem algum serviços prestados a Conquista?

    Se tiver, cite para nós conquistenses. Ficaremos gratos.

    Mas, por favor não cite Pedral nem Raul. Esses dois não são Oposição, são História. Ou como diria o poeta Drummond, são apenas dois retratos na parede.

    Lembre-se que Raul tentou sair como Vereador e fez menos que 500 votos. O Povo gosta dele (Raul) como História, não mais como alguém que possa dar mais de si para a Cidade.

    Pedral, idem. Figuras respeitáveis, mas fora do baralho.

    Quanto aos demais, não passam de figurinhas políticas de segunda categoria.

    Mas não fique triste. Em 2016, a Oposição poderá ter um grande Candidato (se ela tiver percepção suficiente para isso).

    Este sim, da maior envergadura. Não me pergunte quem. Ele está aí a olhos vistos, só que não quis sair em 2012 porque está tratanto de consolidar sua vida profissional e seus empreendimentos.

    É uma grande figura, com grande respeito e enorme penetração em todos os segmentos de Vitória da Conquista.

    J. Pinto Fernandes

  6. J PINTO FERNANDES

    Ex-Petista

    Prá você ficar mais triste, diria que nossa Oposição não vai a lugar nenhum porque ela, inacreditável, se opõe a ela mesma.

    Herzem não gosta de Esmeraldino, que não gosta de Herzem, que não gosta de Ticolô, que não gosta de nenhum dos dois anteriores, que desprezam o Capitão Lima, que debocham de Quincão e que tem Lúcia Rocha com na dúvida se vai ou não atrás de Guilherme.

    Que oposição é essa, meu caro? Geddel e Imbassahy saíram daqui extremamente preocupados. Nossa Oposição pratica a Política de ninguém por ninguém (o inverso dos Três Mosqueteiros).

    Percebe, meu amigo, qual é o problema? Aliás, esse é apenas um dos problemas de nossa Oposição.

    J Pinto Fernandes

  7. Prof. Zélia Andadre Souza

    Precisamos mudar o que está aí, Guilherme foi importante naquela época mas agora não acrescenta mais nada.

    É preciso a mudança para o novo, alguém que possa revitalizar nossa cidade.

    Vitória da Conquista precisa de novas ideias e pessoas modernas na prefeitura. Guilherme já deu o que tinha que dar.

    Professora Zélia Andrade Souza

  8. ANTI POLITICO

    MEU CARO JOSÉ NUNES, VC MORA EM CONQUISTA
    PARECE QUE NÃO ME FALA QUAL O DESGASTE QUE O GUILHERME
    TEM, ACORDA RAPAZ SEGUNDO TURNO SÓ SE FOR DO CAMPEONATO BAIANO
    ESTA ELEIÇÃO DE 2012 VAI SER A MAIS FÁCIL PARA O PT.

  9. J PINTO FERNANDES

    Querida Mestra Profª Zélia Andrade

    Com o respeito que a senhora merece, gostaria de dizer que mudanças são importantes.

    Mas reafirmo: NUNCA SE DEVE MUDAR PARA PIOR.

    E a senhora, como Educadora qualificada que é, sabe bem disso.

    Na Suécia, por exemplo, o Partido Democrata está no Poder há mais de cinquenta anos.

    Enquanto não aparecer coisa melhor por lá, os suecos continuarão votando no que tem. No Japão ocorre o mesmo.

    J Pinto Fernandes

  10. Ricardo Soares

    Muito boa análise do estudante, o PT tem muita dificuldade nessa eleição além de já ter passado da hora, o povo quer mudança já.

  11. ÁLVARO DE CAMPOS

    Senhores Internautas

    Até que surja uma OPOSIÇÃO QUE PRESTE em Conquista, o Povo continuará votando no Projeto do senhor Guilherme Menezes.

    Se A ou B discordar, apresente então as qualidades dos postulantes e o que eles fizeram de BOM para justificarem os votos que teriam do Povo Conquistense.

    Ou os senhores acham que os atuais postulantes da OPOSIÇÃO serão votados só por causa da BELEZA DE CADA UM?

    Ninguém desses, tem serviços públicos ou humanitários prestados suficientemente para dizer ao Povo Conquistense que quer ser Prefeito porque fez isso ou aquilo. Ninguém…

    Quem discordar, faça o favor de dizer para todos os leitores do Blog do Anderson QUEM FEZ O QUÊ POR CONQUISTA!

    A não ser que achem o POVO DE CONQUISTA UM BANDO DE TROUXAS.

    ÁLVARO DE CAMPOS

  12. Abdias M. Amaral

    O candidato da oposição que for pro segundo turno ganha a eleição. A situação de Guilherme tá complicadíssima, ou ele trás Fabricio de volta pra tentar ganhar no primeiro turno ou ele perde esse ano.

Os comentários estão fechados.