O fracasso da Oposição Conquistense

 

Há duas maneiras de fazer política. Ou se vive para a
Política ou se vive da Política. Nessa oposição não há
nada de exclusivo. Max Weber

Por Carlos Costa

Uma das razões por que o Partido dos Trabalhadores administra Vitória da Conquista há mais de quinze anos é a fragilidade da oposição. A mesma passa três anos em total estado de latência e quando se aproxima as eleições se agrupa tal quais os habitantes da Arca de Noé. É uma oposição demagoga e sem nenhuma criatividade. Há quatro anos, o radialista Ficha Suja não conhecia sequer o interior do nosso município, então, próximo ao período eleitoral, começou a percorrer a zona rural levando uns “pernas de paus” para realizarem peladas por onde passavam.  Sexagenário, o desalentado radialista se aventurava jogar mesmo não possuindo nenhuma intimidade com a bola. Há muito tempo que a oposição à administração do prefeito Guilherme Menezes está perdida, sem rumo e sem um discurso capaz de empolgar o eleitorado. Prova disto são os encontros que o radialista Ficha Suja está promovendo para ao menos unir os dinossauros da política conquistense que lutam com todas as forças para continuarem ao menos em evidência.

O engraçado é que o Ficha Suja sempre criticou uma das maiores criações do Governo Participativo, que é a “Roda de Conversa”, agora resolveu plagiar a mesma e está promovendo semanalmente reuniões à semelhança da Roda de Conversa do Governo Municipal. As reuniões promovidas para discutir os problemas de Conquista são motivos de chacotas por parte de outros membros da oposição que preferiram não entrarem nesta arca.

Os encontros são promovidos numa churrascaria da cidade porque o partido que está à frente não possui sequer uma sede, um endereço fixo. É um partido organizado apenas em cartório. Finda as eleições, some todo mundo e voltam a hibernar por mais três anos!

Nos fracassados encontros só faltam discutirem o sexo dos anjos e quantos  cabem na cabeça de um alfinete. Cada reunião tem um debatedor que explana sobre um tema que lhe é peculiar, e a incongruência está exatamente aí. É tanta embromação, tanta enrolação, tanto engodo e tanta demagogia que nem eles mesmos acreditam no que estão explanando. Estão colocando ateus para celebrarem missas! Estão colocando cegos para guiarem cegos!

Para discutir sobre os problemas da saúde, o convidado foi o Dr. Sebastião Castro, que além de ser um ótimo médico, é coproprietário de um hospital privado que não atende pelo SUS. O Dr. Tião foi um dos principais opositores da implantação do Sistema Único de Saúde e da sua municipalização. Duvido que um dia o mesmo vá defender o SUS. Se depender dele e do seu hospital, somente os mais aquinhoados é que devem ter direito a um atendimento médico satisfatório!

Para discutir a infraestrutura da cidade o escolhido foi Juvenalito Gusmão, que parece viver das glórias do passado. De infraestrutura e de planejamento urbano o mesmo entende muito pouco. Se não, como justificar o fato dele ter construído um shopping center no centro da cidade sem estacionamento para clientes, lojas âncoras, supermercado e praça de alimentação? Esse senhor porventura sabe o que é planejamento?

Outro também convidado para debater os nossos problemas foi o ex-prefeito Pedral Sampaio. Este teve três mandatos e influência sobre pelo menos quatro prefeitos, mas pouco fez para que Conquista tivesse planejamento e uma estrutura viária condizente com o seu crescimento. Ele, e os prefeitos sob sua influência, rasgaram o Plano Diretor Urbano elaborado durante a administração do saudoso prefeito Jadiel Matos. Mas o mais engraçado é a facilidade que este senhor tem para se contradizer. Por muito tempo o mesmo foi defensor ardoroso da construção da Barragem do Rio Pardo, apesar de nada ter feito neste sentido, agora que a mesma será construída graças ao empenho do prefeito Guilherme Menezes e dos deputados do PT o mesmo agora se diz contrário à construção desta barragem que solucionará para sempre o problema do abastecimento de água de Vitória da Conquista. Qual a razão do ex-prefeito Pedral ser contra a construção da barragem? A razão não é puramente política? Pedral é exímio em se apresentar como a pessoa que possui soluções para todos os nossos problemas, mas, quando foi prefeito bem pouco fez por Conquista. A prefeitura construiu o Parque das Bateias, aí ale apareceu dizendo que tinha um projeto muito melhor para aquela área. Se tinha, por que não fez? A capacidade de planejamento do ex-prefeito é tão irrisória que quando soube que seria construído um novo aeroporto ele deu entrevistas dizendo que o melhor local para a construção  seria uma área após o Centro industrial dos Imborés. Dá para entender a existência de um aeroporto ao lado de indústrias?  Durante o período em que governou Conquista ele nada fez para dotar a cidade de uma infraestrutura viária e urbana. Vai entrar para a história como o construtor do maior quebra-molas do mundo!

Dentre todas as pessoas que estão participando das reuniões da oposição o único que possui capacidade para discutir política é o Dr. Sebastião Castro. Sebastião é um estudioso da ciência política e tinha tudo para ter sido um grande prefeito de nossa cidade, e só não foi por causa das tramoias arquitetadas por Pedral Sampaio e tendo com cúmplices o senhor Ficha Suja e outros que agora se unem para nadar contra a maré.

Neste grupo não há nada de novo e nem nenhuma novidade. A forma de fazer política é velha; as pessoas são as velhas raposas do passado; o discurso é velho e enfadonho; a fome de poder é a mesma de sempre e nada de bom os seus componentes tem a oferecer ao povo conquistense. O povo da nossa cidade é sábio, tem memória e ainda traz viva na mente os desgovernos que a cidade passou sob as lideranças destes que agora reaparecem como sendo possuidores das soluções para todos os nossos problemas.

Vitória da Conquista está passando pelo seu ciclo de maior crescimento. A cidade cresce sem inchar; possui um das menores taxas de desemprego do Brasil; a infraestrutura viária é uma das melhores da Bahia; o seu comércio, o setor de prestação de serviços e a indústria da construção civil crescem com consistência e se solidificam dia após dia. Tudo isso não é fruto de geração espontânea como os apregoadores do caos estão pregando. O crescimento da nossa cidade é fruto de muito planejamento, estudo e da capacidade política dos nossos gestores em apresentar bons projetos que facilitam a captação de recursos nos governos estadual e federal.

O fracasso da oposição conquistense é fruto da sua incapacidade de fazer uma oposição séria, criticando quando é necessário criticar e elogiar as boas iniciativas. Fazer política baseado na mentira, no engodo e na falsidade é uma prática nefasta e inimiga da Democracia. Esta é a razão porque a oposição amargará mais derrotas nesta eleição e também nas próximas!


13 Respostas para “O fracasso da Oposição Conquistense”

  1. Jean Ricardo

    Cara. parece que vc. tava lá.
    Eu tava cheguei a tentar dar uma palavra mais atual e técnica ao tema “recursos hídricos” ao que fui interrompido duas vezes, primeiro por Pedral que tem a “brilhante ideia” de trazer água por gravidade de BERIZAL-MG… Será que esse ponto de barramento possui quociente Q7/10 que proporcione uma retirada de água? Aliás, será que ele sabe o que é Q7/10? Na Bahia se trabalha com o Q90. Em MG leva-se muito mais em consideração a área de drenagem a montante do que propriamente “a força” do corpo d’água. Depois fui interrompido por Ubirajara Brito que me desmentia constantemente sob a égide de ter sido presidente de um conselho de sei lá o quê de recursos hídricos. Deve ter sido coisa de uns 30 anos atrás pq ele não sabe o que é um CBH ou uma Agência de Bacia. E para abrilhantar minha saída daquela palhaçada toda vi dona Geane Oliveira quase que tomavando a força, não só de mim, o microfone das mãos das pessoas que estavam com a palavra. Levantei-me e disse: vcs. vão levar porrrada de novo.

  2. Régis

    Até que enfim alguem falou a verdade sobre este mala do Ficha Suja.

  3. Jose Cerqueira

    Parabéns Carlos, a sua dissertação sobre os comandantes da oposição em Conquista, foi realmente como dizem na gíria popular: “foi no rim esquerdo”. Você acertou em cheio. Esta semana acompanhei no tal do programa que se diz jornalista e que não passa de um comitê eleitoral nas barbas da justiça, o referido “jornalista” criticando o gasto do dinheiro que Guilherme conseguiu junto ao Ministério da Integração para elaborar o Projeto da Barragem do Rio Pardo. O mesmo dizia que Pedral já tem este projeto e que fazer outro projeto era jogar dinheiro fora. Ora, eu pergunto: porque tinha este projeto e não foi inscrito no referido Ministério? Qualé opositores, vocês tem projetos de boca e não no papel. Pergunto ainda, onde foi no Brasil que o Governo Federal liberou dinheiro para tal empreendimento sem passar por um projeto elaborado? E quem faz o projeto é alguma pessoa física mesmo sendo técnico? ou empresas especializadas na área? É desta forma com ironia que a oposição tenta ludibriar a população que ouve tais aberrações de bocas de aluguéis. Concordo com você Carlos Costa! porque anos e anos que este povo governou Conquista e não ha preparou para o futuro? basta olharem as Avenidas deixadas por eles, onde carros de grande porte e ônibus nos contornos são obrigados a danificarem as guias porque não deixaram ângulos para circulação de carros longos. Este pessoal quer voltar? o povo não é doido. Conquista é o que é hoje agradeça ao PT que conseguiu mudar a faze de Conquista, Brasil e agora fazendo a Bahia que perdeu muito tempo com políticos aventureiros e que só fizeram encordar o seu patrimônio.

  4. Adelson

    diante do que foi dito, eu diria então que a situção de Conquista se compara a de São Paulo, onde o PSDB governa a 20 anos.

  5. RAFAEL ALMEIDA

    Pa-ra-béns!!!! Há tempos que procuro uma boa explanação sobre esta oposição medíocre de Vitória da Conquista, até que em fim encontrei.
    Caro Sr. Carlos Costa, magnífico o seu comentário, para fechá-lo com chave de ouro bastou apenas dizer que o radialista FICHA SUJA foi um ferrenho defensor da administração do Dr. Guilherme, rasgava elogios diariamente em seu programa manipulador. Este cara joga sujo hein! Como pode? Quer a qualquer custo usurpar o cargo de uma pessoa, cuja a qual, o mesmo não possui um décimo da competência e sabedoria.

  6. Pierre

    Realmente.
    A corja do PT já está tão instalada e enraizada no poder, que qualquer tentativa de oposição já é considerada fracassada por eles mesmos.
    Creio que vivemos em um país democrático e qualquer um que venha se opor contra o poder terá por direito o seu pensamento e sua vontade respeitada.
    Mas a corja petista é tão autoritária, egoísta e arrogante que agora vem a público em um artigo dizer “Nem vem que não tem, o poder é nosso e ninguém tasca!”
    Acho que o autor do texto delirou ao dizer que “Vitória da Conquista está passando pelo seu ciclo de maior crescimento e cresce sem inchar”. Uma coisa é crescimento, outra coisa é DESENVOLVIMENTO, que é justamente o que falta para uma cidade que tem um trânsito caótico pela falta de sinalização, hospitais públicos com serviços e atendimento extremamente decadente, educação enforcada com professores ganhando aquém do piso salarial nacional, e por aí vai…
    Antes mesmo das eleições esse tipo de texto já deixa claro o que vem pela frente para aqueles que tentarem barrar o poderio incrustado no poder: artilharia pesada e muita mentira!

  7. Conquistense Bairrista

    Com todo respeito pelo direito da livre expressão penso que o senhor deveria ao menos respeitar alguns homens conquistenses e que muito trabalharam por esta cidade, Sebastião Castro, Juvenalito Gusmão, Pedral Sampaio a exemplo do próprio Guilherme Meneses que muito fez pela cidade, mas, no momento está desgastado o que é natural, afinal a alternância do poder faz parte da democracia. Falara bem do ex prefeito Jadiel Matos, talvez pelo fato do mesmo ter, em uma gestão passada, aliado ao PT. Sou um conquistense bairrista e não admito que falem mal daqueles que muito contribuíram para o progresso desse município. Não acho que a oposição de Conquista está fracassada, sem rumo e sem discurso, existem muitas pessoas lá meu caro, que são dignas e merecedoras de respeito e elogios, o senhor não pode generalizar.
    Atenciosamente.
    Carlos Ribeiro

  8. Ze Crau de Tia Lôsa

    Falou e disse, Malungo! No mais, deixemos os cães a ladrar, afinal, a feliz caravana do desenvolvimento da nossa briosa cidade de Vitória da Conquista precisa passar…
    Doutor Guilherme, dá mais uma surra eleitoral nessa ributaia!!!

  9. Ivanilson Lima

    Já que o PT é tão bom assim porque não resolveu os problemas de Conquista? Fizeram uma lagoa que está sendo assoreada, e sem falar da Av da Integração que toda vez que chove precisa de reparos.Mesmo o PT tendo três esferas de poder em nossa cidade não conseguiu resolver problemas que entravam o crescimento de Conquista como uma plataforma logística, o novo aeroporto e agora vem com essa de fazer barragem do Rio Pardo,me poupem, tudo manobra eleitoreira. Eu sei que os políticos do passado erraram muito, mas não podemos ficar presos a essa situação e ficar com um governo desgastado e sem vontade política.

  10. Antenor

    Concordo com o autor do post.
    Todas essas pessoas citadas e que estão na oposição tiveram no passado seus momentos de glória. Mas política se faz visando o futuro, pois querer reviver um passado mesmo que tenha sido glorioso é retrocesso.
    Eu me considero bairrista e ainda me ressinto desse passado em que muitos dos políticos que hoje vejo tentando pleitear um voto de confiança dos conquistenses são os mesmos que batiam palmas quando ACM desprestigiava a cidade, esvaziando-a de muitas repartições públicas e serviços importantes. São maus conquistenses e nunca terão o meu voto.

  11. paulo roberto

    quem escreveu esta materia esta tão perdido sobre politica que mete vergnha fazer certos comentarios

  12. Petista

    Com toda certeza a prefeitura de Vitória da Conquista é nossa!!!.V. da Conquista tem problemas, mas é dívida dessa oposição medíocre.NÓS NÃO TEMOS OBRIGAÇÃO ALGUMA DE CORRIGIR OS ERROS DELES!.A cidade cresce e os problemas aumentam,portanto temos que aprender a conviver com paciência, sobre todos os percalços e problemas!.Da mesma forma que o “TABARÉU” convive com os problemas provinientes da seca.Embora, fossem construidos poços artesianos e barragens,isto muito o ajudaria a atravessar o período de estiagem!. VIVA O PT E ALIADOS, DONO BRASIL!.

  13. James Freire Souza

    Parabéns, Carlos Costa!
    Vamos mais uma vez derrotar estes “oposicionistas oportunistas” nas próximas eleições municipais.

Os comentários estão fechados.