Fotos: Blog do Anderson
Nessa terça-feira (29), o Movimento dos Pequenos Agricultores iniciou a sua Jornada Nacional de Lutas Camponesas, que se estenderá até o dia primeiro de junho. Em Vitória da Conquista, camponeses e apoiadores se reuniram e marcharam nas ruas do centro da cidade levantando bandeiras e gritos de ordem até a Receita Federal, mostrando à comunidade urbana a cara do povo do campo.
Entre as reivindicações apresentadas pelos camponeses estão a solução definitiva do problema do endividamento agrícola, a implementação de um programa massivo de habitação rural, a criação de um programa massivo de transição para a agroecologia, além do reconhecimento e criação de um programa publico de pagamento por serviços socioambientais e da reabertura das escolas no campo e adaptação dos currículos para a realidade camponesa, e claro a manutenção e garantia de acesso das famílias camponesas a todos os direitos conquistados, entre outras. Durante a ocupação da Receita Federal houve diálogo contínuo entre a coordenação do movimento e a direção do órgão público, e somente às 13h as pautas camponesas foram atendidas.
A Receita encaminhou documentos contendo as reivindicações para os seguintes órgãos: Superintendência de energia; SETRE; Embasa; CERB; SEINFRA; coordenação do programa “luz para todos”; CAR; e SEAGRI. Às 15h outros três documentos foram entregues para serem encaminhados ao Governador Jaques Wagner, à SESAB e à SEC. Segundo os manifestantes na capital baiana os camponeses já estão com diversas audiências marcadas.