Fotos: Facebook e Blog do Anderson
Uma campanha no Facebook busca um doador de medula Óssea para o jovem fotógrafo conquistense, Marcos Prates, o Kinho Nikita. No dia 15 de maio desse ano, Kinho foi diagnosticado com aplasia medular, uma doença rara que resulta na falência da medula óssea, órgão responsável pela produção de sangue. A partir de então procurou a busca por um doador compatível, mas infelizmente a sua única irmã por parte de mãe e pai não obteve êxito nos resultados. Os candidatos a doação podem realizar a coleta de sangue no Hemoba do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), de segunda a sexta-feira, das 07h30min ao meio dia.
O candidato a doador deve ter entre 18 e 55 anos de idade, e levar junto com ele um documento oficial com foto, endereço completo, telefones para contato de duas pessoas para referência. Preencherá uma ficha de identificação e permissão de inclusão dos seus dados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) e terá coletada uma amostra de 5 ml de sangue, para realização de teste de histocompatibilidade (HLA), teste de laboratório para identificar as características genéticas do doador. Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para realizar a doação. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de apenas uma em cem mil.
Uma Resposta para “Jovem busca doador de medula óssea”
Jo
Ola Anderson, seria bem interessante fazer uma materia a respeito do procedimento de doação, visto que, muitas pessoas por desconhecimento do procedimento a ser realizado caso haja compatibilidade se recuam até mesmo para o simples teste de compatibilidade.
Abçs