O estigma da corrupção

Por Carlos Costa

“A vaidade é um princípio de corrupção!”, Machado de Assis

O povo brasileiro acompanhou com muita expectativa as denúncias sobre corrupções que envolvem o bicheiro Carlinhos Cachoeira, dois governadores e o senador Demóstenes Torres. A cada dia surgem novos fatos que complicam mais ainda os envolvidos e fixam na cabeça de cada brasileiro uma interrogação: quando daremos fim a este câncer que avança e está presente em todas as esferas de poder e da sociedade? Etimologicamente a palavra corrupção vem do latim corruptione, que literalmente quer dizer “quebrado em pedaços”, e segundo os dicionários, corrupção significa decomposição; depravação; perversão; putrefação e degeneração. Verdadeiramente a corrupção é fruto da decomposição moral e ética do ser humano e suas instituições. A corrupção tem corrompido todos os alicerces da sociedade e é uma praga nefasta  que está presente e disseminada em todo o mundo. A corrupção é a transgressão dos princípios preestabelecidos pela relação Estado-sociedade e desde a antiguidade é tema de discussão. Sócrates, Platão, Aristóteles, Maquiavel, Kant, Freud, Rousseau, Rui Barbosa, Marx e tantos outros construíram teses acerca da corrupção e lançaram luzes sobre este tema que tanto tem desafiado todas as formas de poder. A corrupção iguala por baixo a tirania, a oligarquia, a aristocracia e a democracia,  porém, nenhuma forma de governo conseguiu debelar a prática da corrupção!

A dinâmica da ação corrupta é constituída pela figura do corruptor e pelo agente corruptível. A junção desses indivíduos faz brotar os atos de corrupção. A corrupção não é uma invenção brasileira, mas a impunidade, esta sim, é uma criação nossa! Esta praga está presente em todos os países do mundo, segundo dados de uma instituição que estuda a corrupção, os Estados Unidos já fazem parte do rol dos dez países mais corruptos do mundo.

Observando as pessoas que estão metidas em corrupção chegamos as seguintes conclusões: o corrupto não traz tatuado na testa a frase “eu sou corrupto”; O corrupto não tem um cheiro diferente para nos alertar da sua presença; o corrupto não é portador de uma alteração genética que o predispõe a tais práticas; não existem etnias, cor, raça, religião, partido político, sexo ou nacionalidade imune aos atos de corrupção; corrupção não se herda, o Brasil não herdou de Portugal esta horrível praga! Afinal, dá para reconhecer uma pessoa corrupta? Como age o indivíduo corrupto? Geralmente o corrupto procura parecer o mais íntegro possível. Tem na ponta da língua o discurso que sacrifica a sua vida e o convívio familiar em prol dos mais pobres e necessitados. Costuma dizer que é honesto e que combate com ardor os atos de corrupção. Os corruptos, principalmente os da classe política, são férteis em ações e projetos mirabolantes, quase sempre ineficazes e Ilógicos que só servem para desviar o dinheiro público. Gostam transparecer que são gestores competentes e zelosos.  Sempre se apresentam como administradores de sucesso e exemplo de moralidade pública. Sempre são tidos como tocadores de obras, e às vezes até é verdade, só que são obras maquiadas, mal construídas e na maioria das vezes, superfaturadas. Não existe corrupção sem obras!  Não existe corrupção sem dinheiro! Quando descobertos, os corruptos são pródigos em caluniar e difamar os seus opositores. Comumente as pessoas que não comungam com as suas práticas delituosas são taxadas de loucas, nóias, que tomam remédios tarjas pretas ou que surtam com facilidade.

Como agem os corruptos? Roubando! O corrupto é o clone do ladrão. O político corrupto é pior do que o bandido que assalta a mão armada. Existem muitos Cachoeiras e Demóstenes espalhados por todo Brasil. Agem na surdina, fraudando licitações e concorrências públicas; comprando e cooptando pessoas para dilapidarem o Bem Público. As licitações são dirigidas para que determinadas empresas sejam sempre as ganhadoras, e estabelecem uma relação promíscua “poder público – fornecedores”, na qual são os empresários que dão as cartas e o único perdedor é povo que paga elevados impostos que são desviados para os propinodutos criados para alimentar a fome feroz dos ladrões travestidos de políticos honestos. Os corruptos são céleres em contratar parentes para “trabalharem” em órgãos públicos. Não é raro presenciarmos maridos, filhos, irmãos, tios e cunhados de políticos ocupando cargos ou trabalhando como empreiteiros sem nenhuma qualificação profissional! Tais atos caracterizam a prática do NEPOTISMO que é uma forma de praticar a corrupção escancaradamente e que deveria ser penalizada como um crime hediondo!

Então, qual a razão da corrupção ser tão endêmica no Brasil? O principal motivo é que no Brasil as pessoas acham que o dinheiro público não pertence a ninguém. O certo é que devemos ter em mente que o dinheiro público é do público. Ele pertence ao cidadão que o entrega aos seus governantes para que o administre com lisura e honestidade. O político, aquele que ocupa cargo público, é um SERVIDOR PÚBLICO, ele é um SERVO do povo e não o seu LÍDER como muitos pensam. No regime democrático o senhor, o líder, é o povo que tem o poder para eleger os seus servidores. Na Democracia o patrão é o povo que nomeia com o seu voto e sustenta com o seu imposto! Quando a ordem “servidor – povo” for invertida, quando o povo realmente for o senhor e não servo, os políticos pensarão mil vezes antes de praticar atos de corrupção. A corrupção cresce no Brasil porque os nossos governantes não dão valor à figura dos AUDITORES fiscal e contábil.  Lembro que quando criança, minha mãe tinha o hábito (de total conhecimento dos seus oito filhos) de guardar seu dinheiro dentro de uma estatueta ôca,  num jarro ou dentro de um bule de porcelana que ela guardava numa cristaleira com o maior carinho. Algumas vezes me dava uma vontade enorme de pegar alguns trocados para comprar uns doces deliciosos na Mercearia de “Seu” Zezinho. Eu pegava o dinheiro, contava e o cheirava sofregamente. Pensava em surrupiar alguma quantia, mas, não o pegava porque sabia que todos os dias mainha auditava as suas economias. Se ela desse por falta de algum centavo a punição seria severa! Os nossos governantes não gostam de ter suas contas auditadas talvez com medo que os atos de corrupção venham à tona. Enquanto a Holanda, Noruega e Finlândia que são os países onde há menos corrupção no mundo possuem cem auditores para cada cem mil habitantes, o Brasil possui menos de vinte mil auditores para uma população de duzentos milhões de habitantes. O viável seria no mínimo duzentos mil auditores. São comuns nos países escandinavos, na Coréia do Sul e no Japão primeiros-ministros e ministros de estado renunciarem após denúncias de auditores públicos. No Brasil, atos de corrupção são vem à tona após denúncias de ex-mulheres, ex-amantes, cunhados, jornalistas ou jardineiros, e isso só acontecem depois de anos a fio da prática de atos de corrupção e com desvios de cifras estratosféricas do erário público. Enquanto os nossos políticos e governantes continuarem dando as costas para uma eficaz auditoria pública, a corrupção continuará corroendo o bem público!

A corrupção dos governantes começa sempre com a corrupção dos seus princípios! Todos os dias nós cidadãos recebemos da corrupção um tapa na cara, mas nada se compara a dor que sentimos quando vemos tanta impunidade! O povo brasileiro precisa não apenas fazer uma circuncisão na corrupção, mas precisa cortar o mal pela raiz. Por ser um ano eleitoral, este é um ano propício para o surgimento de muitos políticos corruptos. Muitos baterão na sua porta oferecendo dinheiro, cestas básicas, água e até promessas de empregos e aposentadorias. Tudo isto são atos de corrupção! Procure a Justiça Eleitoral e denuncie esse maus políticos. Se algum candidato a prefeito ou a vereador te oferecer algo em troca do seu voto, não aceite, não venda o bem mais precioso que tens que é a tua consciência, o teu voto.

Hoje Vitória da Conquista respira outros ares políticos diferentemente do que acontecia não faz muito tempo quando os candidatos a prefeito e vereador percorriam o interior do município com carros-pipas trocando água por votos. A seca não deve ser pretexto para que esta prática nefasta, que é um ato de corrupção, volte a ocorrer em nosso município. Nossa cidade é hoje administrada por um político sério e honesto que não tem medido esforços para debelar a prática da corrupção na administração municipal. Não vamos permitir que a nossa cidade caia nas mãos de políticos aventureiros que já provaram que não possuem nenhum respeito com o erário público. Que o combate à corrupção seja sempre a missão principal dos nossos administradores e legislador


5 Respostas para “O estigma da corrupção”

  1. Carlos

    Parabenizo-lhe pelo excelente texto. Compreensível,didático e atual. Devemos ter o cuidado de evitar que os usurpadores de plantao com suas propostas camufladas venham dirigir os destinos de nossa cidade.

  2. Julia

    Corruptos e corruptores são descartáveis, como as fraldas. ( do livro desaforismos de Georges Najjar Jr )

  3. lerão publicidades

    Muita gente se banhando na “Cachoeira de Esgoto” que se tornou o Congresso Nacional. Até quando Brasil iremos aceitar tanta roubalheira sem fazermos nada? É…

  4. lerão publicidades

    Pagamos a mais alta carga tributária do planeta e temos um dos piores serviços públicos do mundo. Em 2011, de acordo com o Impostômetro, a arrecadação… Muita gente se banhando na “Cachoeira de Esgoto” que se tornou o Congresso Nacional. Até quando Brasil iremos aceitar tanta roubalheira sem fazermos nada? É…

  5. lerão publicidades

    As massas não querem ordem e justiça, pois sabem que dependem de injustiças e relações de duplo interesse para poderem auferir vantagens sobre os seus concorrentes do mesmo nível. Isso só não ocorre em países onde o povo é coeso como os países europeus do norte, marcados pelas Guerras e pela identidade.

    As coisas ilusórias são inócuas e portanto não tem risco de realizar a justiça de forma real e derradeira.

    Você verá gente se reunindo para fazer balbúrdia, esculhambação, torcer para times, para receber mercenários do futebol, mas nunca para requererem a justiça, pois no Brasil todos somos corruptos e corruptores e essa palavra nos cria medo.
    Por que você acha que o Comunismo é tão temido aqui?

    Não falo do comunismo que alguns ladrões se fingem possuir, mas do Comunismo verdadeiro que manda todo ladrão para o paredão.

    Marchas no Brasil só pra ilusão!… nunca para justiça.

Os comentários estão fechados.