O Novo Urbanismo

Foto: Divulgação

Já é tempo de Vitória da Conquista conhecer o novo conceito de morar bem

Por Igor Luz

Há certa realidade que parece impossível para quem mora em um grande centro: morar em lugar que agrega tranqüilidade, segurança e a oportunidade de curtir lazer da forma que todos merecem – e precisam. As crianças de hoje vivem fechadas dentro do apartamento, acompanhadas apenas de televisão e internet. A alegria de brincar com outras crianças, com bicicleta, bola ou até mesmo correr, tornou-se tarefa difícil por conta da falta de segurança.

Vitória da Conquista não está longe dessa realidade. A cidade vem crescendo de forma assustadora e se transformando em um grande centro urbano. O trânsito está cada dia mais caótico e as relações humanas estão se perdendo.

Mas, e aí? Como fazer para evitar uma vida estressante, onde as pessoas raramente param em casa ou têm tempo para alguma atividade de lazer? Pois no meio de tantas construções espalhadas pela cidade, o que é preciso é pensar em um Novo Urbanismo – um novo conceito que pode mudar as estruturas das grandes metrópoles e já é uma prática amplamente explorada na Europa e nos Estados Unidos. Grandes centros brasileiros já entenderam que essa é a saída para viver bem e plenamente.

O Novo Urbanismo vai além de novas formas de construção, arquitetura e engenharia: busca a qualidade de vida. A intenção é resgatar, com muito verde, bom gosto e comodidade, as relações humanas e o bem-estar. Se o mundo atual exige todas as energias do corpo e da sua mente, o Novo Urbanismo chega com a pretensão de repô-las, focando nas dimensões humanas. Ele entende que o respeito ao meio ambiente, a valorização da natureza no contexto urbano e a oportunidade de dar uma vida quase interiorana e segura para os filhos, podem contribuir para uma vida mais plena.

O Novo Urbanismo defende a reestruturação da infraestrutura urbana das cidades, a criação e restauração de bairros que sejam capazes de conter vias para pedestres e ciclovias, o incentivo a um zoneamento diverso e, claro, um espaço de lazer completo com muita segurança. Esses novos bairros já se mostram um sucesso.

É hora de abraçar o novo. É hora de abraçar um novo conceito de viver bem. É hora de cuidar da saúde, do bem-estar e dos relacionamentos. Já chegou o momento de Vitória da Conquista implantar o Novo Urbanismo. Todos agradecem.


2 Respostas para “O Novo Urbanismo”

  1. Leandro

    O apelo é mesmo esse: um lugar digno de morar na cidade grande. Já que não podemos ir para o interior, que ao menos tenhamos um pouco daquela tranquilidade e segurança na cidade grande.

    Minha infância foi correndo, batendo bola, andando de bicicleta e meus sobrinhos tem que ficar o dia todo na internet porque não tem segurança para sair nas ruas e brincar com os amigos.

  2. Renato Santos

    complica mesmo… conquista vem crescendo tanto, é muito predio, muita coreria e nada de pensarem no lazer infantil e até um pouco bobo. só se preocupam com piscina e churrasqueira.

Os comentários estão fechados.