Fotos: Blog do Anderson
Milhares de fiéis lotaram o Ginásio de Esportes Raul Ferraz, na tarde dessa quarta-feira (15), feriado municipal, onde aconteceu a celebração da missa em homenagem a Nossa Senhora das Vitórias, Padroeira de Vitória da Conquista. A celebração presidida pelo arcebispo conquistense, Dom Luís Gonzaga da Silva Pepeu, contou com as participações do arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e Dom Zanoni de Castro, bispo da Diocese de São Mateus, no Espirito Santo.
Autoridades políticas, como os deputados estaduais José Raimundo Fontes (PT) e Jean Fabrício Falcão (PCdoB) e o federal Waldenor Pereira (PT), os vereadores Fernando Jacaré (PT), Gildásio Silveira (PT), Arlindo Rebouças (PMN), Lúcia Rocha (DEM) e Hermínio Oliveira (PDT), e o vice-prefeito Ricardo Marques (PT), marcaram presença na solenidade.
A Igreja Nossa Senhoras das Vitórias, erguida no século XVIII, foi como promessa em decorrência uma vitória entre soldados e os índios, uma das mais importantes batalhas da Bahia. Os soldados, já fatigados, buscavam forças para continuar o confronto. Na madrugada posterior a uma dia intenso de luta, diante da fraqueza de seus homens, João Gonçalves teria prometido à Nossa Senhora das Vitórias construir uma igreja naquele local, caso saíssem dali vencedores. Essa promessa foi um estimulante aos soldados que, revigorados, conseguiram cercar e aniquilar o grupo indígena que caiu, no alto da colina, onde foi erguida a antiga igreja, demolida em 1932. Não se sabe ao certo se essa promessa foi realmente feita, mas essa história tem passado de geração em geração.
Uma Resposta para “Fiéis celebram Nossa Senhora da Vitórias”
LUIS
RESPEITO OS CATÓLICOS E TODAS AS RELIGIÕES PORÉM SÓ LAMENTO QUE NO NOSSO PAIS AINDA IMPERA A DITADURA RELIGIOSA DECRETANDO FERIADO O DIA DE SUAS LITURGIAS EM MEIO A TANTAS OUTRAS DAS DEMAIS RELIGIÕES E AI FICA A PERGUNTA :
QUANTOS FERIADOS TERÍAMOS SE OS BUDISTAS,EVANGÉLICOS,SHEICHO NOIE,HARICRISMA,ESPÍRITAS E ETÇ… REQUERECE OS SEUS DIREITOS DE DECRETAREM FERIADOS PARA SUAS LITURGIAS ? CERTAMENTE TERÍAMOS UNS 300 FERIADOS POR ANO E O PAÍS IRIA PARA O BURACO DE UMA VEZ