A verdade é sempre o argumento mais forte. Sófocles
O programa eleitoral é uma oportunidade ímpar que os candidatos têm para apresentarem as suas propostas de uma forma clara e lógica ao ponto de influenciar na decisão do eleitor indeciso. O horário eleitoral, tanto no rádio como na televisão, só é eficaz se for usado para discutir propostas plausíveis e programas de governo racionais! Aqui em Conquista o que temos presenciado é o uso deste precioso tempo destinado aos candidatos da oposição para porem em prática o que eles mais sabem fazer: mentir, ludibriar, falsear informações e fazer promessas vãs e demagógicas. Os candidatos da oposição são muito parecidos na arte de mentir e enganar o eleitor. Estão vendendo um peixe velho e podre como sendo novo e fresco. São contumazes em fazer propostas que jamais sairão do papel. Um dos postulantes ao cargo de prefeito da nossa cidade parece possuir uma varinha mágica que será usada para resolver todos os problemas da nossa cidade. O mesmo apregoa que irá resolver o problema da falta de água de Conquista fazendo uma barragem no Rio Periquito (aquele riacho que passa no final da Serra do Marçal), só não nos deixa claro como a água chegará a nossa cidade que está há mais de seiscentos metros de altitude daquele ponto. A demagogia desse candidato é tanta que ele promete sanar todos os nossos problemas, que não são poucos, em apenas quatro anos! Tenho o chamado de candidato Tabajara. As suas propostas são dignas de serem apresentadas num programa humorístico do nível do Casseta e Planeta.
Tem outro candidato que após vinte e cinco anos de aposentadoria da carreira política e de total omissão para com a nossa cidade, resolveu sair candidato sem possuir nenhum projeto político ao não ser o de acabar, varrer o PT das esferas federal, estadual e municipal. O seu discurso é enfadonho, vazio e sem nexo. Ele culpa o PT pela falta de água, pela falta de chuva e por todas as mazelas e omissões vivenciadas no Brasil nos seus quinhentos e doze anos. Ele tenta reincorporar, ressuscitar o discurso de quarenta anos atrás quando conseguiu algum sucesso apelidando Antônio Carlos Magalhães de Toninho Malvadeza. Depois que caiu no ostracismo político esse candidato quis aderir ao carlismo e não foi aceito, pois segundo ACM, o mesmo era “cristão novo”. Ainda inquiro qual a razão que o fez retornar à política apenas após a morte de ACM? Denomino-o como candidato xiita.
Tem outro candidato faz uma campanha empírica e pobre de ideias. É a primeira vez que presenciamos um candidato perguntar se o telespectador conhece algo que não existe. No seu programa televisivo ele perguntou se nós conhecemos a Escola Vida. Como conhecer algo que ainda não existe? Esse candidato se acha possuidor de uma fórmula para resolver todos os nossos problemas num piscar de olhos. Demagogicamente ele promete baixar as passagens dos ônibus coletivos nos domingos e feriados para apenas um real. Certamente ele desconhece que a maioria dos usuários do transporte coletivo paga apenas um real e cinco centavos. A sua campanha é insossa e a impressão que nos dá é que ele está enganando a si mesmo. Além de uma postura demagógica, o candidato não consegue transmitir simpatia, sinceridade e nem carisma. É o candidato professor Pardal.
O ultimo candidato é o suprassumo da arrogância e da demagogia. É o apregoador da teoria da terra arrasada. O seu programa procura mostrar problemas que são peculiares de qualquer cidade brasileira, que são ruas sem asfalto; água servida escorrendo pelas ruas; uma lâmpada queimada, etc. Ele parece desconhecer que até cidades mais desenvolvidas como Curitiba, Porto Alegre, São José dos Campos, Uberlândia também possuem ruas sem asfalto e esgoto a céu aberto. Esse candidato mente compulsivamente e tenta enganar o eleitorado com promessas vãs e demagógicas como a de construir casas e dá-las de graça à população conquistense. A sua mais nova promessa é a de perdoar as dívidas das pessoas que devem o IPTU. Será que ele sabe que existe o Tribunal de Contas do Município e que o mesmo não permitirá o cumprimento da tal promessa? A sua candidatura não tem nenhum programa de governo e não empolga o eleitor que já o conhece de longas datas. Sem ideologia e nenhum comprometimento partidário, ele é conhecido como o político camaleão. Muda de lado segundo as suas próprias conveniências. Esse é a figura caricata do político demagógico e fanfarrão, espécie em extinção da política brasileira. É o candidato mercenário.
A impressão que o eleitor tem é que esses candidatos mentem e prometem vergonhosamente porque sabem que não ganharão as eleições. Ambos não conseguem empolgar o eleitorado que anda de olhos abertos para promessas eleitoreiras. Sobre a promessa eleitoreira um grande político conquistense cunhou uma frase que tipifica muito bem as atitudes dos candidatos da oposição: “A promessa política é irmã gêmea da mentira.” Acho que a promessa e a mentira são filhas da demagogia!
23 Respostas para “Os discursos demagógicos da oposição”
Aline
Nossa que desespero! Falou a voz da experiência. Muito lindo o seu discurso. Fala pós doutor em politica… Aff Maria nós temos um gênio da politica e não sabemos. Para tudo!!É Elomar Figueira na música, Glauber Rocha no cinema e agora essa mente tão culta na politica.
Queremos mais. Por favor publique mais!!! Tamo bem galeeeeeeera. Eita oposição que tá QUADRADA pra descer.
Grande gênio por favor continue escrevendo tão belissimamente bem!!
Danda moraes
Muito bem, é desse jeito mesmo. Mas graças a Deus temos um governo superior a todas as criticas, e vamos com fé em Deus á mais um mandato do nosso querido Prefeito Guilherme Meneses junto com a nossa população. Amo esse partido, Meu voto è 13 13 13. E para vereador Rosa Freitas essa mulher de Fibra.
Ivan Cordeiro
Nunca antes na história desse país, houve um analista político tão brilhante. Meu deus! Quanta sabedoria! Parabéns.
Gustavo
Então quer dizer que para ele nenhum vale nada e é melhor ficar do jeito que tá? Haaaa, várias cidades tem esgotos a céu aberto, ruas sem pavimentar o que que tem a nossa ficar assim também né?
A educação também ta indo de vendo em poupa.Por favor né?até parece que é esses Deuses comentaristas que decide tudo!!
Vinucius
Essa direita não tá com nada. vamos arrebentar no dia 7 de outubro. é 13 neles não tem jeito não. Todo mundo é 13 eu amo o 13.
Elomar Borges
O Brasil é o único pais em que além de puta gozar, cafetão sentir ciúmes e traficante ser viciado, o pobre é da direita. Por isso que sou Petista…. amo o 13
Petista consciente.
O demagogo de bigode”, ainda tem coragem de falar de DEMAGOGIA?. É FIM DE MUNDO!.
Arace Moreira
Gostei muito deste comentario ele plausivel
Ivonildo
Óh grande gênio, gostaria muito de saber como já tem a certeza que o futuro prefeito de Conquista só vai exercer um mandato. Foi sua varinha mágica quem lhe falou? Gostaria muito de conseguir uma desta, pois assim, ao menos tentaria encontrar um político que só fala a verdade, e com certeza teria prazer em votar no tal. Com toda certeza, quatro anos não são suficientes para realizar uma obra de tal vulto, mas isso porque em nosso país as coisas só são feitas por interesse político. Conquista ser a terceira maior cidade do estado e ter a impotancia econômica e regional que possui, não significa nada. Seu prefeito mui digno, respeitavel,honesto e que só fala a verdade, que provavelmente irá governar sua cidade pela quarta vez, e que juntamente com o PT já estão há 16 anos no poder, não conseguiram resolver o problema do precioso líquido, não obstante ter os governos estadual e federal ao seu lado, pois todos pertencem ao “Partido dos Trabalhadores”. Morei em Conquista 17 anos e um pensamento conquistense, que eu acho muito estranho e que na verdade já pareçe fazer parte da cultura local, é que a cidade não deve se industrializar; será que isso não é para justificar a escaces de água? Em meus cinquenta e oito anos de vida Conquista foi a única cidade que encontrei esse pensamento, e olha que eu que eu conheço 9 estados da nossa federação, aproximadamente 150 municípios baianos e não sei quantos nos outros oito estados.
Moacir Silva
Voces santificam o atual prefeito daqui uns dias vão querer que o vaticano o santifique, meu Deus quanta hipocrisia. vcs tiveram 16 anos pra resolver o pior problema de nossa cidade que é a escassez de água e nada fizeram agora ficam no desespero querendo mais quatro anos. É hora de mudar minha gente chega de mentiras chega de mensaleiros chega hipocrisia
Antonio Pedro
Faltou o onibus articulado e o veiculo leve sobre trilhos…*risos
Quem sabe um dia, seremos comparados a New York.
Podre Herzem gosmão, vive de sonhos qeem podem se transformar em pesadelo.
Rogério
Nossa como esse analiste politico (o que???? analista politico??)é horrível toda vez que aparece por aqui só fala m…..se fosse ele teria vergonha de falar da vida alheia……..é tão bur….que fala mal de todo mundo e esquece o chefe dele o atual prefeito, que agora está com umm projeto falido, podre e quer enterrar guela a baixo do povão…você é horroroso, passamos na rua eu e meus amigos (inclcusive um é amigo seu) e vimos você, tiramos o maior sarrooo ôôô tu é um ridículo mesmo heiim???? fico imaginando o que teus proprios cologas estão pensando de você..
Rogério
Os candidatos da oposição são muito parecidos na arte de mentir e enganar o eleitor. Estão vendendo um peixe velho e podre como sendo novo e fresco. São
Antenor
Faltou dizer que tem um candidato que sempre cita reportagens mentirosas da Veja denegrindo a imagem desta cidade, justamente do período em que sabidamente essa revista era (e ainda é) pautada pelo Cachoeira. Ele não sabe ou finge não saber que aqui em Vitória da Conquista, hoje em dia dificilmente encontraremos esta revista, mesmo edições velhas, nas salas de espera dos consultórios médicos, que providencialmente foram todas recolhidas. Será que os profissionais da saúde deduziram que comprando esta revista estariam ajudando ao crime organizado? Se foi isto, estão correto e é uma iniciativa que deve ser seguida.
Cássia
De fato a demagogia tem sido a tônica das eleições em nossa cidade. Enquanto a oposição utiliza-se de discursos demagógicos, há um grupo que a põe em prática.O autor do texto, por ser integrante desse grupo, não menciona que há um candidato que foi promovido à perfeição,suas qualidades tem sido elevadas ao máximo,é o verdadeiro herói, o salvador da Pátria,o mais digno, o mais honesto,o único que tem condições de resolver os problemas relacionados à educação,saúde,transporte e segurança.Nada mais demagógico do que esse personalismo.Sobre demagogia, Lincoln dizia:”Pode-se enganar algumas pessoas todo o tempo;pode-se enganar todas as pessoas algum tempo,mas não se pode enganar todas as pessoas o tempo todo.”
Roberto Santos
Nossa, acabei de ler e estou pasmo com o que este senhor acaba de falar. É de uma grande pobreza de informações, mas, vou citar algo, será que não existe a Escola Vida? por acaso o Senhor ja pesquisou a respeito? outra coisa, precisa existir comm essas mesmas palavras? O Sr. Anderson deveria pensar um pouquinho antes de levar um texto tão pobre em ideias, tão agressivo aos profissionais que aqui estão fazendo valer a Constituião Brasileira. Era até admirável desse blog, mas, depois dessa, bom, não vale a pena acessar o “blog do anderson” para ler besteira.
Magno Pires
Gustavo
Com certeza Cássia!!
Empresario Paulo
Quando vemos um texto como este, vazio sob todos os pontos de vistas, principalmente de regras gramaticais e ainda, um comentário retrógrado do Antônio Pedro, ficamos tristes e convencidos que vamos continuar no atraso mesmo, será que não podemos pensar em ser grandes? será que um dia não podemos ser comparados com algumas belas capitais do Brasil? a minha resposta é que, com esses pseudos políticos que há mais de 15 anos implementa a Santa inquisição em nosso município nunca vamos chegar lá, seremos sempre uma cidade do Nordeste discriminada por todos. Estou a disposição para o diálogo
Paulo Euclydes dos Santos
LEITOR
FALOU O CIENTISTA POLÍTICO!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Bruno
Ridículo isso, quem fala que: ‘Faltou o onibus articulado e o veiculo leve sobre trilhos’, pode não ser fácil, mas não impossível, caramba que mania de pensar pouco, que tudo é difícil.Poxa, o cara que está no poder (desgastado já) deveria apresentar um projeto moderno, resolver os tantos problemas que a cidade tem né, mas não só promessa, promessa e esse pau mandado do Carlos Costa vem falar de demagogia? E por que ele não analisa o atual governo inclusive o plano de governo dele.Vitória da Conquista quer se libertar, acordar, vamos abrir as porteira desse curral pra esses boi velho ir embora!!
Carlos
kkkkkkkkk
Gostei da ironia de Aline.
Pós doutor em politica kkkk
Oh grande mago da politica tu esqueceu de dizer Conquista merece retribuir em forma de gratidão colocando uma estatua por termos Guilherme como o nosso grande Salvador. Eramos índios e moravamos em uma tribo e o nosso colonizador nos elevou a um patamar tão alto.
Além da grande oportunidade de termos hoje um grande intelectual e critico jornalista como você.
Antenor
Parece que a oposição não gostou nada deste post.
No tempo das malvadezas eles prometiam uma cidade mais industrializada do que Campinas-SP, mas não saía nada e ficava só nas promessas.
Agora sonham com uma coisa parecida com uma N.York. Mas nunca irão aceitar uma Vitória da Conquista nordestina, por mais que a cidade cresça e se desenvolva. Nunca irão pisar neste solo e sentirem aquele orgulho de ser conquistense e, acima de tudo, nordestino.
Avante, Conquista, rumo ao futuro!
Gustavo
Parabéns Paulo Euclydes, pq esse texto não tá com nada não ele tá mais pra um pau mandado.Por que ele não fala e analisa o projeto do atual candidato, alias, precisamos por que não analisa o que ele prometeu e não cumpriu? Isso não é demagogia???
Pestista
Realmente a ideia de fazer uma estátua do doutor Guilherme “TACANHO” ACANHADO Menezes. É O MÁXIMO!!!!