Foto: Blog do Anderson
A TV Sudoeste realizou no final da noite dessa quinta-feira (4), o debate mediado pelo jornalista Judson Almeida, que reuniu quatro prefeituráveis de Vitória da Conquista: Edigar Mão Branca (PV), Herzem Gusmão (PMDB), Abel Rebouças (PDT) e Élquisson Soares (PPS). Abaixo reproduzimos o resumo do Blog do Fábio Sena.
Trânsito
O primeiro tema foi trânsito e coube ao candidato Elquissom Soares perguntar sobre o assunto, mas, ansioso, indagou de Edigar Mão Branca sobre a ausência de Guilherme Menezes ao debate. Ao ser interpelado pelo mediador, já havia extrapolado o tempo para refazer a pergunta. Mão Branca afirmou que o problema do trânsito é nacional. Elquissom, em sua réplica, afirmou que faltam estacionamentos para tantos veículos, o que deve ser enfrentado com empenho pelo governo municipal. Em sua tréplica, Mão Branca afirmou que pretende ver se há quantidade de ônibus suficiente para atender população e falou da necessidade de pensar no transporte para zona rural.
Ordem Urbana
Mão Branca pergunta a Abel Rebouças
Abel Rebouças: Disse que Conquista dez anos atrás estava iniciando o boom de crescimento, que hoje a cidade é pujante e cresce a passos largos; disse que vai trabalhar a engenharia de trânsito para assegurar mobilidade. Isso vai evitar problemas como acidentes que vitimam pessoas. Ele disse que vai trabalhar para criar um Plano Diretor Urbano para médio e longo prazo.
Transporte coletivo
Abel pergunta a Herzem Gusmão
Herzem Gusmão: Disse que Conquista avança para chegar a meio milhão de habitantes; precisa pensar a cidade que cresce; o sistema de transporte é caótico; só a Prefeitura prega o contrário; pretende implantar uma terceira empresa e outras alternativas como Veículos Leves sobre Trilhos. Disse que a cidade cresce desordenada e que o Plano Diretor Urbano jamais foi posto em prática.
Réplica de Abel: a questão do transporte é preocupante; quem precisa do serviço sabe que há um problema de congestionamento.
Iluminação pública
Herzem para Elquissom
Elquissom: Disse que Vitória da Conquista vive às escuras; não pode ficar dependendo apenas da Coelba; disse que o prefeito não está atento aos problemas da cidade. Conquista não tem merecido do governador Wagner a devida atenção. Há bairros onde praticamente não há iluminação pública. O abandono é proposital.
Réplica de Herzem: Vitória da Conquista deu grande salto com Procel, na gestão de FHC, em 1999; saídas para Anagé e Itambé não tem lâmpadas.
Tréplica de Elquissom: fala de Herzem confirma que Estado realmente abandonou a região.