Justiça mantém divulgação da pesquisa que aponta vitória de Guilherme no 1º turno

Foto: Blog do Anderson

A Justiça Eleitoral de Vitória da Conquista indeferiu os requerimentos protocolados contra o Hoje Indata, movidos pelos senhores Hérzem Gusmão Pereira, candidato a prefeito de Vitória da Conquista, pela coligação  “Conquista quer mudar” e Abel Rebouças São José, também candidato a prefeito de Vitória da Conquista, pela coligação “A Conquista que você merece”. Os motivos alegados pelos dois candidatos, colocados em segundo e terceiro lugares na pesquisa de intenção de voto, registrada sob o nº BA-00382012 do tribunal Superior Eleitoral, confeccionada pelo Instituto, que ouviu 5.226 pessoas em todo território do município de Vitória da Conquista, através de entrevistas domiciliares com pessoas de 16 anos ou mais, apresentando uma margem de erro máxima de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e um intervalo de confiança de 95%.

Em suas alegações os candidatos mentiram, o primeiro candidato, alegou que a empresa Hoje Comunicação, Pesquisa e Jornalismo não estava habilitada a fazer pesquisas eleitorais, por ser uma agência de notícias e suscitou que a empresa estaria provocando evasão fiscal, pois segundo sua inteligência não poderia emitir notas fiscais e configurava desvio de função. Na verdade a empresa está habilitada desde 1999 a efetuar pesquisa de quaisquer natureza, pois estra informação consta de seu contrato social guardado na junta Comercial da Bahia, através do registro: 96193829, datado de 9 de julho de 1999. O segundo candidato alegou que a empresa não teria apresentado no questionário o nome de todos os candidatos. na verdade, o candidato não observou que a pergunta de número 5 do questionário:

“EM QUEM O SR(A) VOTARIA PARA PREFEITO DE VITÓRIA DA CONQUISTA, SE AS ELEIÇÕES DE 7 DE OUTUBRO FOSSEM HOJE), esta pergunta, não acrece de apresentação de nomes, vez que por se tratar de uma pergunta espontânea o entrevistado, tem a liberdade de escolher qualquer nome, mesmo nomes dos quais não sejam candidatos”, porém na pergunta de nº 6, modalidade estimulada, se perguntou ” EM QUAL DESTES CANDIDATOS O SR(A) VOTARÁ PARA PREFEITO DE CONQUISTA, NO DIA 7 DE OUTUBRO” Nesta questão, foi apresentado um disco, com os nomes de todos os candidatos, dividido em forma de pizza, com o mesmo tamanho de letra e cores diferentes, tudo para que o eleitor pudesse analisar, quaisquer dos nomes, tendo ainda como opções: BRANCOS, NULOS E INDECISOS, de maneira, que não é verdade a afirmação apontada pelo candidato, ademais, aproximadamente 10 mil pessoas no município de Conquista, são testemunhas desse fato. depois de analisar as acusações infundadas dos dois candidatos, que demonstraram claramente abuso de poder político, por serem candidatos a prefeito e desequilibrarem as relações de forças da demanda e tentarem amparo no Poder Judiciário, para punir de formal vil a HojeinData, tentando macular sua credibilidade, sem amparo em nenhum diploma legal. usando praticamente a mesma frase, a Excelentíssima senhora Doutora Juíza Eleitoral da da 40ª Zona Eleitoral, preliminarmente indeferiu a pretensão de ambos, sentenciando assim: ” Ante o exposto, INDEFIRO o pedido de LIMINAR por falta de comprovação da relevância do direito invocado e da possibilidade de prejuízo de grande reparação.


7 Respostas para “Justiça mantém divulgação da pesquisa que aponta vitória de Guilherme no 1º turno”

  1. marcelo santos

    Temos que admitir qur o sr Paulo Nunes, nunca errou pesquisas aqui.

  2. Luzia Ferraz

    Atitudes de perdedores estas de Herzem e de Abel, por que brigar com os resultados de pesquisas ?

  3. Servilia Maria de Oliveira

    Muito tem-se falado sobre erros de pesquisas, pesquisas manipuladas, etc. Ocorre que, pela qualidade dos nossos candidatos, ainda que o prefeito e candidato à reeleição Guilherme Menezes não seja a melhor das opções, no momento, não existe escolha melhor. Impossível votar no senhor Herzem Gusmão, que foi um dos mais fervorosos garoto-propaganda do PT há 16 anos atrás, e que hoje, sem demonstrar uma explicação razoável, é um opositor ferrenho. Todos nós temos o direito de mudar a opinião, desde que seja por um motivo claro, nítido, direto, e Herzem Gusmão vem, a cada dia, demonstrando que a sua mudança de opinião é fruto exclusivamente de poder, diante da oportunidade de ser a liderança inexistente de uma oposição fraca. Ao senhor reitor, Abel Rebouças, não conheço outro histórico que não seja o de reitor da UESB (péssimo reitor, diga-se de passagem), que usou do cargo e abusou de autoritarismo e violência para a retirada dos alunos que certa vez fez um protesto na Universidade, batendo de frente com o seu jeito visivelmente torto e suspeito de administrar. O candidato Mão Branca, não teve competência para se reeleger na própria cidade, veio tentar a sorte em Vitória da Conquista, e certamente não teve aprovado visível desejo de ser o candidato a vice na coligação petista para 2012, e por isso deve ter,por birra, lançado candidatura própria, agora me digam: uma pessoa que não conseguiu votos na própria cidade, e que teve como projetos, a instituição do Dia do Sexo nas escolas, merece o voto de algum eleitor sério? O senhor Elquisson Soares, vestiu-se de , despiu-se de toda e qualquer humildade, e tenta, a todo o custo, extirpar o PT e seus militantes de Vitória da Conquista, como se estes, fossem a origem de todo o mal existente na face da Terra, ou ao menos, na nossa Jóia do Sertão Baiano. O senhor Guilherme Menezes também não é o poço de virtudes entre os candidatos deste fatídico ano eleitoral, ao meu ver, não foi covarde em não comparecer há um debate onde TODOS iriam contra ele, e não realizariam assim, um debate adulto,inteligente e honesto, no entanto, foi desrespeitoso para com seus eleitores e militantes, que já organizavam uma espera nas portas da TV Sudoeste, como demonstração de apoio. Diante disso, eu não me espantaria se, na liderança destas pesquisas, estivesse a preferência pelo Voto Nulo. Mas isso já é outra estória, que também me amedronta, justamente pela falta de políticos capazes de, em uma suposta nova eleição, serem capazes de substituir seus precursores em mais um novo processo eleitoral.

  4. Samantha Santos

    Realmente, brigar por resultados de pesquisas? Deprimente a atitude de Herzem e Abel. Desnecessário.

  5. Ana

    Esse tal de Mão Branca tem de se tocar!!! Muito fraquinho nodebate e nas pesquisas, mas ele se acha! Pare de ser candidato que o povo nunca te quis!!

  6. claudio

    rs Pesquisas de Paulo Nunes,rs hj Coriolano Sales ainda seria Prefeito rs ele deu uma pesquisa que Coriolano Sales tinha 67% rs muita a frente de Zé Raimundo rs pesquisas verdadeiras rsss sem credito algum???

  7. Marta Freitas

    Eu vou comemorar muito amanhã!!! Vcs nao ver que vai da o Herzem!!!!

Os comentários estão fechados.