Hipocrisia dizer que Guilherme ou Herzem ganharam as eleições no primeiro turno!

Por Monalisa Barros

Vitória da Conquista é uma cidade com uma história muito maior do que 16 anos de governo do PT. É verdade que, os últimos governantes fizeram muitas coisas importante para a nossa cidade, mas os anteriores também fizeram, a seu tempo, muitas conquistas e avanços. Não nos esqueçamos que fomos por 40 anos oposição a ACM, nessa cidade, mesmo numa época em que ele tinha todo o poder em nosso Estado. Sempre fomos guerreiros, valentes e ousados!  No primeiro turno, o povo da cidade disse bem claro que não está aprovando neste momento o governo local: mais da metade dos votos válidos foram contrários ao governo atual, portanto Guilherme PERDEU! Mas o outro lado, Herzem, também PERDEU, perdeu em número de votos para Guilherme. Se não houve candidato vencedor, venceu o povo! E espero que os candidatos que passaram para o segundo turno possam ouvir o que a população está dizendo.

Para Guilherme: Conquista não tem dono! Não aceitamos campanha arrogante que prega que já ganhou sem rever posturas e sem reflexão do que não estamos gostando! Não ajuda ter um vice-prefeito que fica postando textos dizendo que já ganharam! Não aceitamos perseguições (tenho notícias de que coordenadores de setores da saúde estiveram nos serviços querendo saber em quem cada funcionário votou, chegou a fazer ameaças. Sei também que um médico chegou a levar o caso para a Coordenação da Campanha), ausência de diversidade nos discursos e homogeneidade entre seguidores. Não aceitamos maniqueísmos em que existe um lado bom, o do PT e um lado ruim, os outros! Não queremos ser tratados pelo governo do Estado como curral! Por acharem que a eleição já estava ganha, não precisaram fazer nada por nós e puderam liberar o edital do aeroporto de Feira de Santana em vez do nosso! Não queremos serviços públicos que possuem donos, pessoas que estão no cargo há 16 anos e portando-se como proprietários da vaga, do serviço e dos demais funcionários! Não queremos privatização da saúde, nem terceirização de serviços! Não queremos manipulação de conselhos de direitos! Não queremos o conceito de controle social, como concebido na sociologia nos anos 60, do controle do estado sobre a sociedade, queremos o conceito de controle social como cunhado na constituição de 88, controle da sociedade sobre o estado! Não queremos ser chantageados, dizendo que se o outro lado ganhar estaremos perdidos e tudo será desfeito. Não queremos campanha de baixo calão que denigre imagem de pessoas respeitadas, em nosso meio, como professoras ou advogados! Não queremos que fuja do debate!

Para Herzem: Assim como Guilherme utilizou o slogan “Conquista Não Tem Dono” em 1992, agora chegou a sua vez de usá-lo, agora contra ele. Mas você precisa demonstrar que não vai leiloar nossa cidade entre seus apoiadores políticos. Que cumprirá a lei e colocará a execução das políticas públicas em primeiro lugar. Que seus assessores terão compromisso social e serão escolhidos pelo critério técnico e não pelas alianças políticas. Você precisa nos dar a tranquilidade de que as políticas públicas existentes irão não só permanecer, mas crescer em eficiência e qualidade, na saúde, na educação e na assistência social. Que não retrocederemos nas conquistas alcançadas como o orçamento participativo, os conselhos locais de saúde e todos os conselhos de direitos. Que você não irá mudar tudo, só o que se fizer necessário! Que você saberá separar os que hoje te apoiam e os que vão efetivamente governar a cidade. Tem muita gente ao seu lado que conhecemos de longas datas e não confiamos. Que você poderá mudar de opinião, faz parte da vida isso, mas saberá nos explicar por que mudou e em quais circunstâncias. Será responsável com a condução de nossa cidade acima de interesses pessoais ou do seu grupo. Que queremos uma mudança, mas não queremos por em risco o já conquistado. Você precisa nos fazer confiar na sua proposta!

Nós precisamos assumir que queremos mudar, seja com o mesmo grupo que hoje temos, ou, seja com o novo! E saibamos cobrar! Sabemos que não temos donos e por isso se no próximo pleito não fizerem como nós, a maioria, está querendo, nosso grupo poderá crescer e tirar qualquer dos dois de lá! Nós temos o poder!


17 Respostas para “Hipocrisia dizer que Guilherme ou Herzem ganharam as eleições no primeiro turno!”

  1. walmir lima

    É isso aí dona. Bradou, falou. Mas o povo é 13!!!!!!!!!

  2. Blog Iguatemi (Pedro João)

    “Não queremos privatização da saúde…” Guilherme quer privatizar a saúde? Tem todo o meu apoio! Todo que a inciativa privada faz é melhor que o serviço público.

  3. Jairo

    Chega de PT

  4. Carlos

    a Drª Monalisa é uma competente profissional e entendo a sua preocupação com os destinos da nossa cidade. Conquista não tem dono é verdade, tem governo sério e comprometido com as causas sociais e o desenvolvimento econômico, porisso Conquista é reconhecida além das fronteiras do nosso Estado. Queremos mudanças, sim, mas para melhor, com implantação de novos projetos de desenvolvimento em todas as áreas da sociedade e ampliação dos já existentes, não a mudança apregoada pela oposição, que não apresentou nesta campanha um projeto sequer para a melhoria da nossa cidade, muito pelo contrário, durante toda a campanha tem atacado de forma torpe os avanços das melhorias implementadas pela atual gestão municipal e de maneira desonesta e cínica a vida pessoal do seu gestor. Por tudo isso Monalisa, o projeto do PT ainda é o melhor para a nossa cidade e tenho certeza que no dia da eleição voce que é uma profissional consciente fará como a maioria do povo conquistense, também votará no 13

  5. Carlos Costa

    A doutora Monalisa é uma ótima psicóloga, mas, pouco entende de política. O candidato Guilherme Menezes ficou em primeiro lugar, e venceu o seu principal oponente no dia 7 de Outubro. Teve quase quatorze mil votos de frente do segundo colocado. Engana a doutora ao dizer que Conquista foi oposição a ACM durante quarenta anos. Só para clarear a memória da digna doutora Monaliza: em 1966 o prefeito foi Orlando Leite, e era carlista; de 67 a 71 o prefeito foi Fernando Spínola e era carlista; de 71 a início de 73 o prefeito foi Nilton Gonçalves, e também era carlista; posteriormente, Murilo Mármore se elegeu prefeito, em 1988 e aderiu ao carlismo, logo após, o cidadão Pedral Sampaio se elegeu prefeito em 1992 também com o apoio de ACM. Quando foram os 40 anos de oposição ao carlismo dona Monalisa?
    Conquista não é uma cidade passiva e estática e vai querer sempre mudar, e há quase dezesseis anos está mudando num processo acelerado, contínuo e progressivo! Conquista quer continuar mudando com Guilherme Menezes e Joás Meira!

  6. Mari

    Conversa “bonita”, heim?

  7. Nilde

    Que queremos uma mudança, mas não queremos por em risco o já conquistado. Você precisa nos fazer confiar na sua proposta!Essa colocação disse tudo parabéns .

  8. leitor

    PARABENS Drª. MONALIZA POR SEU COMENTARIO, QUE O NOSSO FUTURO GOVENANTE POSSA LER E POR EM PRATICA, A Sª TRADUZIU O QUE O POVO E OS FUNCIONARIOS PUBLICO GOSTARIA DE DIZER, CHEGA DE ACHAR QUE TEMOS DONOS SOMOS LIVRES, COMO A Sª DISSE JÁ PROVAMOS PRA OUTROS GOVERNANTES NO PASSADO.

  9. Eleitora

    Muito bem colocado Dra. Monalisa, eu acredito q esta seja a opinião da maioria dos conquisteneses… Parabéns por se expressar de uma forma tão clara o q a gente pensa.

  10. André Borbas

    A Senhora esqueceu de dizer que Hérzem também já perdeu no segundo turno!

  11. RGS(PESQUISADOR)

    Até certo ponto(quando colocou o povo como ator principal,também da política) a mensagem no meu modesto ponto de vista estava ótima.De determinado ponto em diante(e evidente diante 2 opções)deixou claro nas entrelinhas de que lado está!.

  12. ELSO RIOS

    Escreve bonito, mas que tá com uma dor de corovelo, ah tá! Guilherme de novo para o bem de VITÓRIA DA CONQUISTA!!! É 13!!!!

  13. lindinalva souza soares

    em 1º gular, quero falar de algo que já a tempos o PT vem mentindo falando que a saúde em vitoria da conquista esta uma maravilha,MENTIRA só esta bem para quem tem plano de saúde,somos tratados como animal,um descaso total,em 16 anos no poder, a cidade poderia esta melhor para isso não é preciso de milagre, e sim firça de vontade e desempenho…mais a mese forte do Pt é a mentiras e mais mentias, para mim chega basta de tentat enganar o povo,os menos esclarecidos,não nego sou Herzem no 2° turno votarei no 15

  14. lindinalva souza soares

    em 1º gular, quero falar de algo que já a tempos o PT vem mentindo falando que a saúde em vitoria da conquista esta uma maravilha,MENTIRA só esta bem para quem tem plano de saúde,somos tratados como animal,um descaso total,em 16 anos no poder, a cidade poderia esta melhor para isso não é preciso de milagre, e sim força de vontade e desempenho…mais a bese forte do Pt é a mentiras e mais mentias, para mim chega basta de tentat enganar o povo,os menos esclarecidos,não nego sou Herzem no 2° turno votarei no 15

  15. Joventino dos Santos Silva

    Que bom perceber que ainda existem pessoas capazes de analisar criticamente a nossa realidade remetendo-a para dimensão mais política, humanista e humanizada naquilo que se refere aos direitos sociais mínimos e, porque não dizer, básicos.
    Parabenizo Monalisa Barros pela coragem e sabedoria de demonstrar qual o lugar de cada candidato frente a aquilo que representa para a nossa cidade. Espero que aquelas e aqueles que tenham e tiverem acesso a essa carta/nota pública (MANIFESTO) sejam capazes de analisá-la coerentemente, deixando de lado seus amores e/ou ódios por qualquer que seja o candidato.
    Monalisa deixa bem claro e evidente qual o papel do Gestor Público ao assumir sua função, enquanto mais um servidor público incumbido de determinadas responsabilidades sociais e éticas, as quais não devem estar atreladas aos interesses pessoais dos medíocres que por hora lhe apoia ou fingem apoiá-lo. Volto a dizer, “seja qual for o candidato”.
    Precisamos de mais agentes sociais capazes de compactuar com essa iniciativa, de manifestar-se, para podermos avançar rumo a uma sociedade de fato democrática e comprometida com o social; deixando de lado os interesses pessoais, corruptos e corruptíveis… que assolam a nossa cultura, a qual, por vezes, se apresenta anti-humanista e antissocial.
    Espero que essa coragem de Monalisa, assim como a coragem de muitos outros, não se acabe após as eleições. Precisamos nos unir em prol da construção de uma sociedade mais justa e igualitária. E, para isso, é preciso uma luta árdua e contínua… juntar todas as forças das diversas categorias em busca de uma mudança significativa para o social e bem estar de toda a humanidade…
    Os questionamentos devem continuar vivos e sempre. Precisamos colocar cada Gestor Público em seu devido lugar (o de proporcionar o bem estar público e não o de se apropriar, indevidamente da coisa pública). Precisamos acabar com os acordos político-partidários, os quais servem, meramente, para empregar os puxa-sacos, bajuladores e jagunços dos gestores corruptos que insistem em continuar no poder em nossa sociedade… e em proporcionar o mal estar social, o extermínio dos menos favorecidos moradores das periferias, a falta de uma educação capaz de educar de fato os filhos trabalhadores e dos trabalhadores desempregados, de uma saúde minimamente humana entre outras questões fundamentais para a dignidade humana…
    Fica aqui meu apoio à iniciativa de Monalisa. E que outros compactuem com essa postura…
    Joventino dos Santos Silva – Professor da rede municipal de educação…

  16. Eleitor

    Votar e algo muito individual mas infelizmente as pessoas são conformadas e se iludem com falsos discursos o meu voto e para mudanças.Toda autoridade aqui na terra Deus tem o controle de tudo e nada sai do seu controle por isto não seja iludido pelo dito ou não dito seja você consciente de seus atos até em quem pode administrar esta cidade com responsabilidade e sabedoria vote consciente sem se deixar se levar por discursos e idéias que não passa de palavras somente pense nisto Deus abençoe vitoria da conquista pois se há mudanças e resultado de orações não não de discursos…

  17. Ana Luiza

    Parabens a Monalisa por expressar tão bem o momento em que vive Conquista.E sem partidarismo, pois concordo que temos que pensar o que e bom para nossa cidade hoje e no futuro….quem tem medo da mudança e quem tem sua ‘ zona de conforto’ ameaçada.Conquista mostrou nas urnas que esta insatisfeita, rechaçada e obscura diante das demais cidades.Valeu Monalisa!

Os comentários estão fechados.