Foto: Blog do Anderson
Por Gilmar Dantas
Tá na hora da gente discutir um pouco as propostas de Herzem Gusmão pra cultura. São 03 propostas:
1- Apoiar todas as entidades e instituições voltadas a produção e difusão cultural, tais como Academia Conquistense de Letras, Casa da Cultura, Academia de Letras de Conquista, Conservatório Municipal de Música.
Em uma postagem em seu site, Herzem ainda reforça a parceria com a Academia Conquistense de Letras. Mas cadê aí alguma referência às novas instituições que trabalham com cultura? Cadê os grupos da periferia? Cadê a cultura hip hop? Fazer um trabalho com base apenas nestas instituições iria favorecer apenas a elite. Ok, ele disse que vai “apoiar todas”, mas quem é que confia nessas generalizações? Pelas instituições citadas é que a gente tem ideia dos direcionamentos.
Cultura popular não precisa ser resgatada. Ela precisa ser divulgada e ter oportunidade de se recriar naturalmente, sem protecionismo ou preconceito.
3- Criar a Orquestra Sinfônica Municipal de Vitória da Conquista.
Prefeito não tem que ficar brincando de ser Deus. Não se cria uma orquestra num cenário que não estiver propício para o seu desenvolvimento. Deve-se pensar em processos de formação musical, em ações conjuntas que envolvam secretarias de cultura e educação.
E são só mesmo estas propostas? Pô, aqui em Conquista tem tanta gente envolvida com políticas culturais que conversando com apenas uma delas teríamos propostas mais elaboras!