Fotos: Blog do Anderson
Em breve entrevista ao Blog do Anderson na manhã desta quarta-feira (21), o professor Paulo Roberto Pinto Santos, reitor da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (UESB), falou sobre as relações institucionais UESB/Governo do Estado e também sobre as reivindicações dos alunos do curso de Odontologia, campus de Jequié.
Blog do Anderson: Reitor, os estudantes de Odontologia seguem paralisados?
Paulo Roberto: É verdade. Já conversamos com eles e já estarão retornando. Nós fizemos algumas conquistas que foi um equipamento que conseguimos agora junto à SESAB (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia) que foi um raio X panorâmico. Estamos assinando um convênio com o Estado essa semana para que se possa conseguir esse raio X panorâmico. Conseguimos também via SESAB, com o secretário Solla, junto ao Ministério da Saúde também, dez gabinetes odontológicos completos para que possa ser ampliada uma nova clínica lá no campus de Jequié e com o diálogo com os estudantes, com os professores atendemos uma série de reivindicações, então está voltando à normalidade construindo aquele curso de qualidade que a sociedade reconhece que tanto beneficia a população local.
Blog do Anderson: Como o senhor observar esse tipo de mobilização estudantil?
Paulo Roberto: Isso é importante. A universidade é uma construção coletiva, a partir de uma ação dos estudantes, dos professores, dos nossos servidores de tal forma que junto com a administração, a partir das suas reivindicações a gente possa de fato avançar consolidando os cursos existentes e vislumbrando o futuro com condições de ensino e aprendizado cada dia melhor.
Blog do Anderson: Como o senhor observa as estruturas inacabadas em Jequié?
Paulo Roberto: É verdade. O Estado e a Universidade ela tem que ter uma ampliação constante e por isso que nós buscamos sempre ampliar as verbas da Universidade para que a gente possa atender os anseios da comunidade e alcançar aqueles projetos que foram instalados, projetos pedagógicos de fato, possa ser alcançados na sua plenitude.
Blog do Anderson: Em Jequié a população clama pela desmembramento da UESB. É possível isso?
Paulo Roberto: É um desejo local, eu acho que todas as comunidades tem o desejo de ter sua universidade própria. Nós trabalhamos no sentido de fortalecer a UESB como um todo. A UESB é uma universidade multicampi onde o campus de Jequié, Conquista e Itapetinga compõe essa grande universidade. Então nós trabalhamos nesse sentido de fortalecer os três campi da nossa grande UESB.