Zé Raimundo destaca lançamento de livros sobre personalidades negras

O deputado estadual José Raimundo Fontes (PT) participou da “Festa Literária” da Assembleia Legislativa da Bahia, para marcar a ocasião do Dia da Consciência Negra, com o lançamento de livros sobre biografia de personalidades negras, o geógrafo Milton Santos, do médico Juliano Moreira e do ativista sócio cultural e proprietário do tradicional bar de Salvador, Cantina da Lua, Clarindo Silva, escritos respectivamente pelos jornalistas Waldomiro Junior, Alexandre Lyrio e Vander Prata. Além disso, foi lançado o documentário Milton, produzido pelo Canal Assembleia, sob a responsabilidade de Renata Maia e Roberta Andrade.

Durante o evento, o deputado relembrou com a viúva de Milton Santos, Marie Helene, a relevância do geógrafo para toda uma geração de ativistas e professores universitários da Bahia. “Tive o privilégio de assistir seminários e conferências do professor Milton Santos, como aluno do Mestrado da UFBA e do Doutorado da USP, além de ter participado da entrega do título de Doutor Honoris Causa da UESB , na gestão do reitor Waldenor Pereira (hoje deputado federal). Em todos os sentidos, trata-se de uma das grandes personalidade dos pontos de vista intelectual e humano”, disse Zé Raimundo.

Professor universitário e doutor em História, Zé Raimundo elogiou mais essa iniciativa da Assembleia Legislativa, que alcançou a marca de 90 livros editados com o lançamento dos três livros da coleção Gente da Bahia. O deputado também já intermediou junto à Casa da Cultura de Vitória da Conquista, pela reedição das obras publicadas do poeta, crítico literário e escritor baiano Camilo de Jesus Lima. Também apoiou a criação do Prêmio Katia Mattoso de História da Bahia, e intermediou junto à Universidade Federal da Bahia (UFBA) a publicação dos trabalhos vencedores nas três categorias: Melhor Tese de Doutorado, Melhor Obra Publicada, Melhor Dissertação de Mestrado.

(Joana D’Arck)


Os comentários estão fechados.