Fotos: Blog do Anderson
As mudanças no Colégio Estadual Marcelo Rangel Pestana, que está sendo desativado gradativamente por determinação da Secretaria Estadual de Educação (SEC) voltou a ser destaca em Vitória da Conquista. De acordo com o professor Ricardo Costa, coordenador da coordenador 20ª Diretoria Regional de Educação (DIREC 20), no prédio onde funciona essa escola seria instalado em 2011, um Centro de Intermediação Tecnológica, mas após uma série de manifestações ficou definido o seu adiamento, mas com isso não evitou a desativação do Colégio Estadual Marcelo Rangel Pestana, instituição que está classificada Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino.
“A Secretaria desde o final de 2011 quando definiu adiar a instalação do Centro de Intermediação Tecnológica, já comunicou à Mesa Diretora da Câmara que estava negociando, que a escola ia começar gradativamente sendo desativada, então 2012 já não funcionou a 5ª série, 2012 já não vai funcionar a 6ª série. Isso foi comunicado desde o final de 2011. 2013 só 7ª e 8ª”, comentou o gestor educacional. Já Glauber Rocha, presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas Conquistenses (UMESC), observa um descaso dos governantes com os estudantes, tendo em vista a qualidade do ensino comprovada através dos resultados do IDEB.
“Vamos fazer mobilizações porque pelo que estamos observando o Rangel Pestana que é um colégio de qualidade vai fechar as portas e a DIREC não está oferecendo um colégio com as mesmas características”, declarou o líder estudantil. Segundo Glauber, nesta terça-feira (27) numa reunião com alunos da instituição, estará sendo discutidas ações para a continuação da escola bem como o retorna das ofertas de vagas para todas as séries, inclusive com as desativadas. “Vamos aproveitar a visita do governar Jaques Wagner e passar essa atual situação ao seu conhecimento”, concluiu.