Foto: Blog do Anderson
Único entre os 417 municípios baianos a ocupar a faixa de “baixo desenvolvimento” – seleto grupo do qual fazem parte apenas seis das 5.568 cidades brasileiras – Tremedal, no Sudoeste da Bahia, é o retrato do descaso e do esquecimento. A cidade ocupa o último lugar, dentre todas as cidades brasileiras, no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal. O destaque negativo é a geração de emprego e renda, com índice de 0,1073. O prefeito José Carlos Bahia (PP), que passa mais tempo em Vitória da Conquista, onde nasceu e também tem casa, disse que a cidade não gera emprego porque passa por problemas de seca todo ano, o que não atrai indústria. “Qual empresa se instalaria numa cidade com estiagem todo ano? Sem água não tem indústria”, lamenta o prefeito.
Jovens como a estudante Suelen de Albuquerque, 20, buscam ocupação na cidade, onde, segundo o IBGE, a taxa de desemprego era de 10,85 em 2010. “Minha esperança é que o próximo governo faça cursos profissionalizantes”, disse Suelen. O que movimenta a economia de Tremedal são as 2.998 famílias beneficiárias do Bolsa Família, alguns poucos comerciantes e funcionários da prefeitura. Também movimentam a cidade os recursos dos aposentados, que são pouco mais de três mil na cidade.
Sem recursos – O prefeito José Bahia reclama que quando assumiu a prefeitura herdou R$ 15 milhões em dívidas da gestão anterior, que estão sendo pagas de forma parcelada e serão transferidas para a próxima gestão. Daí, a falta de recursos para investir na cidade. Mesmo com baixos recursos, a prefeitura sustentava uma máquina que até setembro tinha 902 servidores. Depois da eleição – quando o prefeito não se reelegeu – houve demissões em massa e o número de funcionários caiu para cerca de 400.
Moradora da zona rural da cidade Vanessa Barbosa, 29 anos, foi recentemente demitida do emprego numa escola municipal. Mesmo assim, ela não pensa em ir embora de Tremedal. “Espero arranjar emprego aqui mesmo, pois tenho família. É difícil, mas vou tentando”, comentou. A reportagem de A TARDE não pôde visitar nenhuma escola porque estavam todas fechadas – o ano letivo em Tremedal terminou no início deste mês. A prefeitura do município informou que as aulas foram adiantadas porque havia muita evasão, mas garantiu que o calendário foi cumprido.
Os alunos, que são cerca de 4,5 mil no total, não gostaram da iniciativa. “Botaram a gente para estudar às pressas, e durante as aulas faltava professor”, declarou Yolanda Araújo Silva, 15. “Aí fica todo mundo sem ter o que fazer aqui na cidade”, observou o estudante Celso Henrique da Silva, de 17 anos. A população também reclama do serviço de saúde no município. As principais queixas são em relação a postos de saúde – que ficam fechados – e a demora no atendimento do hospital municipal, onde pacientes dizem esperar até 5 horas. Segundo o prefeito, a demora é resultado da quantidade de pacientes.
14 Respostas para “Tremedal: Pior cidade do País para viver”
Dêdigo
Esse Zé Bahia Foi o Grande destruidor Da Minha Amada Tremedal,E Esse Blog Tenta Promove-lo Colocando Palavras Falsas, Entreviste Os Tremedalenses E Saberá a verdade, Não Somos Cegos!…
Anisio Teixeira
Meu querido, a pesquisa é desde do ano de 2000; e a pesquisa não foi pior por que 2009 e 2010 Bahia tava juntando os cacos que vcs deixaram!!!
Rosana
Nossa que absurdo! Uma cidade tão próxima de Vitória da Conquista, que está em desenvolvimento contínuo. Uma cidade do interior que a apesar de pequena tem uma bela história, com moradores inteligentes e esforçadas, mas que infelizmente um gestor política que não soube direcioná-la levou-a a este caos. È hora de se pensar em quem votar
Cláudio
Seca? esse prefeito e um cara de pau mesmo, ele pensa que só Tremedal esta sofrendo com a seca. Quantos municípios estão na mesma situação? e nem por isso estão nessas condições, o que falta é compromisso com a população não importa qual candidato seja.
jerusia
eu adoraria que eles viessem em Belo Campo srsrrsrs
ANA PAULA FERRAZ
PARABÉNS!!! JOSÉ BAHIA PELO BELO TRABALHO REALIZADO EM TREMEDAL. APESAR DE TER PEGO UMA PREFEITURA TÃO AFUNDADA DE DÍVIDAS.
DALILA SOUZA
Não posso deixar de colocar minha gratidão por esse prefeito que fez tanto por esta cidade. Que pena, que muitas pessoas não deram valor ao seu trabalho, injustos!!por isso que a cidade não vai p/ frente. muita gente invejosa e amarga, sempre insatisfeita com tudo. Obrigada pelo seu trabalho tão digno.
Andréia
População de Tremedal procure saber o valor atual da divida e espere o primeiro ano de mandato do novo prefeito e vcs verão quem é Marcinho
CAMILA FERRAZ RIBEIRO
É VEXATÓRIO ESSA MATÉRIA TENHO VERGONHA POIS AMO ESSA CIDADE
ESTOU SENDO SACANEADA AQUI EM MINHA CIDADE PQ FALO TANTO DE TREMEDAL E PASSA NO JNACIONAL. TEM PESSOAS IGNORANTES QUE ACHAM GRAÇA DE APARECER EM REDE NACIONAL, MAS POR ESSE MOTIVO É TRISTE DEMAIS!!!! ESPERO QUE COM NOSSO PREFEITO MARCIO FERRAZ TUDO MELHORE!!!!
Walter Souza
Li no jornal A Tarde sobre a situação atual de Tremedal, é lamentável, falta gestor público. Gostaria de mandar um aviso para Suélen de Albuquerque, venha para Salvador, aqui tem mais oportunidade de emprego, principalmente nesta época natalina, existem diversos cursos profissionalizantes e você tem um bom perfil. Boa sorte!
Walter
irene
tremedal uma cidade com valor sendo administrada por um prefeito incopetente principalmente com os estudantes e com a saúde da população!
Osman Ferraz
Sou de Temedal.Resido no Estado de Minas há quase 30 anos, mas não perdi minhas raízes. Mesmo com o problema da seca, creio que é possível viabilizar projetos que tragam crescimento para a cidade e o município. Tudo é uma questão de vontade política.Que Deus abençoe essa cidade.
Mandinha
Adoro Tremedal, é uma cidade boa mas não tem oportunidades de crescimento. O problema que quem assumi a politica na cidade não se importa com ela, a cada 4 anos muda de prefeito e varias pessoas são mandada embora isso é coisa de cidade que nunca vai crescer, nunca vai pra frente pois a maioria da população que mora lá não “liga”, se conforma com o que tem. Gostaria muito de poder morar em Tremedal mais não vou pois iria ficar desempregada. Lá é assim você é aposentado ou ganha Bolsa família e se conforma pela “micharia” que ganha. Acho que precisa de políticos que se importam com a cidade de verdade e tente realmente mudar Tremedal porque é uma cidade maravilhosa só está “abandonada” por pessoas desinteressadas e só querem ganhar dinheiro e dane-se as outras que moram lá e não tem mesma oportunidade que nem muitos.
Agnaldo O.
Esperança de emprego em prefeitura de cidade pequena .vces conhecem a historia da vaquinha Mimosa ? POIS É.