“Ah, minha filha. Arrumar emprego aqui é difícil demais. O povo vai todo pra São Paulo”. O depoimento de dona Lindaura Vieira de Souza resume a situação do município onde ela mora: Tremedal. A cidade é a pior em desenvolvimento econômico de todos os 5.565 municípios existentes no país, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), um estudo anual da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Além de Tremedal, outros cinco municípios baianos estão entre os 15 piores do Brasil: Gongogi, Mansidão, Pilão Arcado, Arataca e Tabocas do Brejo Velho (ordenados do pior para o melhor colocado). Para determinar o índice de desenvolvimento dos municípios, a Firjan considerou três indicadores: emprego e renda, educação e saúde, atribuindo notas de 0 a 1 a cada um deles. Os dados se referem ao ano de 2010. No caso de Tremedal, por exemplo, o índice mais crítico foi o de emprego e renda, que obteve nota 0,1. A dona Lindaura do início do texto conta que emprego por lá, só na prefeitura. “O resto é só lojinha, lanchonete… não rende nem um salário mínimo”. Ela tem três filhos, mas nenhum mora na cidade.
2 Respostas para “Tremedal: Estudo revela dados do município”
Agnaldo Oliveira
E muito fácil para a mídia emitir opiniao negativa ;quem mora na zona rural nao tem carteira assinada pois trabalha na sua propria Terra ! Foi perguntado se alguem estava passando Fome?
jonatan
eu quero saber se o que foi mostrado pela reportagem é mentira, porque até então o principal motivo da minha saída desta cidade enquanto funcionário da prefeitura foi esse descaso para com o ser humano! e aliás, nem só de pão vive o homem…mas de circo também! como pensa alguns palhaços daquela cidade, que ilude o povo e acaba se beneficiando com a miséria alheia.