Árvore centenária vai ao chão em Conquista

Fotos: Blog do Anderson

Uma das árvores mais antigas de Vitória da Conquista foi ao chão. Localizada na Praça Hercílio Lima, próximo ao Hospital São Vicente, a planta gigantesca, dá para notar pela espessura do tronco, por falta de poda estava sendo motivo para muitos acidentes com as quedas dos seus galhos.

De acordo com antigos moradores da Joia do Sertão Baiano, a árvore que está sendo destruída com motosserras por agentes da Prefeitura Municipal, desde o último final de semana, deve ter mais de cem anos. Veja as imagens registradas pelo Blog do Anderson nesta terça-feira (11).


7 Respostas para “Árvore centenária vai ao chão em Conquista”

  1. Lirâncio Fernandes

    É uma pena que tenha acontecido isto. Era só a prefeitura podar a árvore, e fiscalizar sempre. Esta árvore não é centenária.Foi doada mudas pela minha avó, Honorina Alves de Souza. A rua Crescêncio Silveira tinha em seu percurso dezenas desta árvore. Devemos preservar a natureza, e isto não é exemplo a se dar para nossos filhos. Parabéns para o GBarbosa que manteve a mesma árvore no seu estacionamento. Isto é que é exemplo.

  2. Lázaro Flores de Oliveira

    Com muito pesar senti ao ver minha velha amiga árvore da praca do Sao Vicente ser cortade e arrancada, ela foi uma belíssima árvore, com uma mega expessura e híper segura. Espero sinceramente que com nossa ganância nesse mundo de concreto, possamos continuar a viver com eucalíptos para reflorestamento. Esquisito isso, ao preco de viver matamos o resto, a quem interessa.

  3. Adalberto Brito

    Lamento que em Conquista ainda não temos consciência ecológica. Uma árvore centenária que poderia ser preservada e sofrer um processo de poda baixa, simplemente foi abatida sem nenhuma manifestação dos órgãos competentes (Secretartia estadual de Meio Ambiente, Ministério Público, etc.) e, principalmente, sem nenhum critério técnico-científico.
    Adalberto Brito

  4. Paula

    Triste estou, como as pessoas desfazem da natureza sem nenhum constragimento. Vitória da Conquista uma cidade que não tem arborização nenhuma, basta ver quando a temperatura aumenta e a cidade toda desprovida de sombreamento vegetal ferve. Não existe nenhum projeto de plantio de arvores, não existe nem um projeto de educação ambental voltado pra crianças, jovens e idosos. Agora EXISTE taxas altissímas pra o licenciamento ambiental. Vamos aguardar pra ver quais serão as ações tomadas mas amenizar esse dano ambiental e muitos outros que não são divulgados.

  5. Maria D'Ajuda

    A arvore em questão não era centenária e, ainda que fosse, oferecia riscos à vida dos transeuntes que por ali passassem. Em sua base, o fogo ateado repetidas vezes, provocaram desgastes e rupturas que faziam com que a copa frondosa não fosse mais suportável. Uma pena ter sido erradicada, mas, se assim não o fosse, poderíamos ter notícias de vidas ceifadas pela queda de galhos ou da própria árvore durante as próximas chuvas de verão, as quais, todos sabemos são repletas de ventos fortes.

  6. JOSÉ NETO

    E o conselho municipal do meio ambiente não serve para nada???????!!!!!!Ah!Esqueci quem manda nele é o prefeito Guilherme, todos pedem benção ao mesmo.
    Qua pena!!Um absurdo que coisas como esta ainda ocorram em uma cidade como Vitória da Conquista, onde os orgãos municipais não tem consciência ecológica nenhuma…

  7. Leandro Barros

    Não consigo entender o que passa na cabeça do mandante de uma ação desta, no mínimo não teve acesso ao mínimo de educação, tampouco ver o mundo ao redor. Completa falta de visão.

Os comentários estão fechados.