Fotos: Blog do Anderson
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia (FETAG-BA) realiza em Vitória da Conquista, nesta quinta-feira (13), uma plenária preparatória para o 11º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG). As diretrizes orientadoras do congresso estão sendo apresentadas para dezenas de ruralistas do Centro Sul Baiano com palestras do presidente estadual da FETAG-BA, Cláudio Bastos, do deputado estadual Jean Fabrício Falcão (PCdoB), dentre outros representes de entidades.
De acordo com Wellington Reis, secretário-geral da FETAG-BA, os trabalhadores e trabalhadoras do campo enfrentam ainda grandes desafios que serão abordados nas plenárias, a exemplo do trabalho escravo no campo, do crescimento do agronegócio frente à agricultura familiar, a segurança alimentar e organismos geneticamente modificados. “Temos também desafios internos, como a relação sindical com o poder público, sua sustentabilidade financeira e as ações práticas dos dirigentes para que as representações funcionem e atendam os anseios sociais”, explicou o dirigente.
Reis lembra ainda que o país enfrentou este ano uma diminuição no número de assentamentos criados. “Há uma queda gradativa, nos últimos dez anos, das desapropriações. O acesso à terra ainda é o nosso maior desafio porque isso acontece exatamente no governo que defendemos”, analisou. O 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais será realizado em Brasília, entre os dias 4 e 8 de março de 2013. O documento base já foi divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), na qual a entidade reafirma seu Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável.