Uma manifestação bloqueou a BR-116 Sul no km 430, na altura do distrito de Ipuaçu, em Feira de Santana, na noite desta terça-feira (8). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os manifestantes incendiaram uma viatura da concessionária ViaBahia e foram hostis com os agentes, de modo que foi necessário solicitar reforços de postos da PRF de outros locais e também da Polícia Militar para liberar o trânsito, que ficou bloqueado nos dois sentidos entre 19h30 e 22h50. Ainda segundo a PRF, o congestionamento na região chegou a cinco quilômetros de comprimento.
Os moradores da região protestaram queimando pneus para reivindicar a instalação de um quebra-molas no trecho, o que teria sido acordado com a concessionária, segundo os manifestantes. A ViaBahia, contudo, divulgou nota nesta quarta-feira (9) negando a informação e afirmando que o acordo previa a implantação de sonorizadores – o que começaria a ser feito nesta semana, além de já ter reforçado a sinalização no local no fim do ano passado. A PRF afirmou que o trecho em questão possuía sinalizadores, mas por causa do grande fluxo de veículos na rodovia, estes se desgastaram rapidamente e não estão servindo ao propósito de alertar os condutores sobre a necessidade de reduzir a velocidade.
Em nota, a ViaBahia ainda lamentou a destruição da viatura e afirmou que um de seus funcionários teria sido agredido pelos manifestantes. Mas a PRF não confirma essa informação e diz que o preposto da concessionária foi ameaçado pelos moradores, tendo conseguido fugir. Informações do Correio.