Fotos: Blog do Anderson
Duas chapas disputam a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). A chapa intitulada Unidos pelo Municipalismo está encabeçada pela prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria e a chapa intitulada Município Forte, Bahia Forte liderada prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso. A chapa de Quitéria tem como vice presidente institucional, o prefeito de Ruy Barbosa, José Bonifácio Marques Dourado; como vice presidente administrativo o prefeito de Luis Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz Filho; 1º secretário o prefeito de Alagoinhas, Paulo César Simões Silva; 2º secretário, prefeito de Lafaiete Coutinho, Zenildo Brandão Santana; 1º tesoureiro o prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt, e 2º tesoureiro, o prefeito de Juazeiro, Isaac Cavalcante de Carvalho. A chapa de Cardoso tem como vice-presidente institucional, o prefeito de Barra do Choça, Oberdam Rocha Dias; como vice-presidente administrativo, o prefeito de Mata do São João, Otávio Marcelo Matos de Oliveira; como como 1º secretário, o prefeito de Canavieiras, Antonio Almir Santana Melo, como 2º secretário o prefeito de Morro do Chapeu, Cleova Oliveira Barreto, como 1º tesoureiro o prefeito de Utinga, Luiz Alberto Silva Muniz; 2º tesoureiro, o prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Paulo Cesar Cardoso de azevedo.
O fortalecimento do municipalismo e da representatividade político institucional dos municípios baianos é uma das propostas da prefeita Quitéria que consta entre outras propostas a luta pela derrubada do veto da Presidenta Dilma para distribuição igualitária dos recursos dos royalties do petróleo para todos os municípios, a luta pela reforma tributária, buscar o entendimento e a flexibilização na análise do TCM frente ao desequilíbrio das contas públicas e o cumprimento do percentual de pessoal exigido aos municípios. Pretende ainda mobilizar os parlamentares para alteração da Lei de Responsabilidade Fiscal, brigar pelo aumento do repasse do FPM e do ICMS e buscar mais recursos para o enfrentamento da seca.
“Além disso, vou intensificar as parcerias, a exemplo da que já temos com a OAB, que visa capacitar o corpo técnico das prefeituras, os procuradores e controladores municipais para levar mais transparência e eficiência a administração pública. Vale ressaltar que as questões nacionais citadas podem ser conquistadas logo, como podem ser conquistadas daqui há alguns anos. Vamos melhorar as parcerias com as universidades, a exemplo da Ufba com a Escola de Gestão Administrativa e fazer parcerias com as empresas”, relatou a prefeita.
Questões como uma revisão na Lei de Responsabilidade Fiscal, numa distribuição mais justa do ICMS e até a criação de um banco de projetos visando facilitar o encaminhamento de pleitos de pequenos municípios ao governo federal estão entre as ideias e propostas de Wilson Cardoso. “Há muito a fazer pelos municípios baianos. O prefeito é o primeiro canal onde a sociedade recorre para levar suas queixas, seus anseios. E ele vive engessado. Temos de rever essa política fiscal e defender os interesses do municipalismo”, enfatizou o prefeito de Andaraí.
TRAJETÓRIA DE MARIA QUITÉRIA
Maria Quitéria Mendes de Jesus, filha de Hélio Borges de Jesus e Maria Helena Mendes de Jesus, nasceu no dia 05 de julho de 1978 em Cardeal da Silva-BA. Formada em Administração, atualmente cursando Direito. Casada, mãe de dois filhos, vem se destacando como uma das mulheres de fibra no cenário político baiano, pela coragem e coerência que demonstra como Gestora Executiva do seu município.
Cardinalense de espírito aguerrido, incrível capacidade em dialogar, idealista, determinada, são traços que marcam sua personalidade e a tornam alvo de admiração irrestrita por muitos munícipes, representando assim a nova geração de mulheres que vem se especializando em quebrar barreiras. Durante a infância e parte da adolescência viveu em Cardeal da Silva, onde também começou seus estudos; nesta fase, o convívio com familiares, amigos (as) e com a simplicidade traduzida nos costumes dos moradores, constituiu-se num importante marco para a sua formação. Na adolescência sofre a perda prematura do seu pai. Nessa época, passou a morar em Entre Rios e posteriormente em Salvador, com o objetivo de continuar os estudos e investir em sua capacitação profissional.
Iniciou sua atividade política cedo, quando participou do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Eduardo Mamede, em Salvador, e desde então já se destacava pelo espírito de liderança e compromisso com a ética na luta pelos direitos da coletividade. Participou também do movimento “Caras Pintadas”; movimento este realizado no Brasil na década de 90, onde milhares de estudantes foram às ruas pedindo a saída do presidente Fernando Collor de Mello. Foi também em Salvador que se deu a sua primeira experiência administrativa, quando assumiu a Auditoria Fiscal do Shopping Center Lapa, colocando em prática os conhecimentos da área para a qual se especializou.
Retornou da capital baiana para morar em Cardeal, constituiu família e passou a residir na Fazenda Paraíso, localizada no distrito de Calçada. Nesse período, além de trabalhar ao lado do esposo na gerência dos negócios da fazenda, desenvolveu trabalho voluntário dando aulas às pessoas daquela localidade que não tinham acesso à escola; essa situação a fez perceber os fortes indicadores de exclusão social ao qual estava submetido o município.
Em 2004, vai residir com o marido e os dois filhos em Alagoas e exerce o cargo de Secretária de Cultura e Turismo na cidade histórica de Penedo. O seu trabalho ganhou destaque em todo o Estado Alagoano. À frente da Secretaria, Quitéria valorizou a identidade cultural do povo, potencializou a maior festa pública do Estado – a Festa do Bom Jesus dos Navegantes, aumentando o fluxo turístico de até 150 mil pessoas por dia – e dinamizou a economia local, gerando oportunidade de emprego e renda à comunidade.
O desejo de voltar à sua terra natal e desenvolver um trabalho pautado nas políticas públicas em defesa das minorias fez Quitéria filiar-se ao PSB – partido com que melhor se identificou devido aos seus ideais por uma sociedade mais igualitária reconhecendo o valor da Mulher no seu desenvolvimento – e disponibilizou seu nome como candidata à Prefeita de Cardeal da Silva nas eleições em 2008.
Depois de acirrada campanha de enfrentamentos contra grupos ligados a uma tradição política centralizadora, venceu a disputa eleitoral, fato este que se deu devido à forma como conquistou a confiança dos eleitores, demonstrando em suas propostas de governo seriedade, experiência, segurança e, sobretudo compromisso ético-político com a luta em favor da redução das desigualdades sociais.
Hoje, o município já vivencia outra dinâmica administrativa. Quando não está em seu gabinete ou nas secretarias acompanhando o trabalho de seus assessores, Quitéria viaja para Brasília em busca da aprovação de projetos para o desenvolvimento da cidade. Dentre muitas ações já realizadas em sua gestão, merecem destaque a implantação e ampliação dos projetos federais e estaduais, a criação do Conselho da Mulher com sede própria – o que hoje é uma conquista histórica para o município em defesa dos direitos das Mulheres Cardinalenses – e a maneira como vem governando, com a intensa participação dos setores mais necessitados da população, desenvolvendo políticas centradas na educação, saúde e na geração de emprego e renda. “Minhas ações são discutidas, definidas e acompanhadas pela comunidade. É uma grande recompensa saber que o resultado de todo esse esforço beneficiará a nossa gente.” (Maria Quitéria Mendes).
TRAJETÓRIA DE WILSON PAES CARDOSO
O empresário Wilson Paes Cardoso sempre vocacionado ao trabalho, marca indelével de sua vida profissional, aos 16 anos de idade já trabalhava na rede de lojas de eletrodoméstico Radiolar, iniciando como Office-Boy e cinco anos depois pela sua desenvoltura e visão comercial já galgava ao cargo de Diretor Comercial. Filho de Emanuel Paes Cardoso e Ana Miranda Paes Cardoso com eles aprendeu os ensinamentos de dedicação e comprometimento com a vida profissional, o relacionamento sempre leal com os amigos e a valorização familiar
No ano de 1976 recebeu o convite do empresário feirense Jose da Costa Falcão para assumir a diretoria comercial da Empresa Sadel, onde trabalhou sete anos. Mais tarde montou sua própria empresa e, posteriormente, a rede de lojas UNILAR, que após a incorporação de outras lojas chegou a gerar cerca de 2.500 empregos, alcançando o destaque entre as oito maiores contribuintes de ICMS do município.
A visão empresarial de Wilson Paes Cardoso sempre foi uma marca especial, lhe rendendo ao longo da carreira empresarial varias honrarias, tendo sido escolhido inúmeras vezes lojista do ano dos estados Bahia e Sergipe, além de várias outras homenagens, pelo seu empreendedorismo e visão administrativa Na década de oitenta, no auge de sua expansão empresarial, sedimenta também uma solida amizade com também outro Jose Falcão, agora como o Prefeito Jose Falcão da Silva, que veio a se tornar um de seus grandes amigos.
Empresário de sucesso e bem relacionado na cidade, com transito livre em todas as classes, com participação em instituições e entidades que desenvolviam programas sociais, não demorou muito para que também se sentisse atraído pela vida publica.
No ano de 1988 muito mais como uma intimação do que um convite participou ativamente das eleições municipais como um dos coordenadores, repetindo-se nas eleições de 1992 e na memorável campanha municipal de 1996, com reuniões de avaliação de campanha nas madrugadas com direito a sopinha na residência do ex-prefeito Jose Falcão repita-se seu grande amigo.
Talvez por essas importantes participações na vida pública justifique-se o seu ingresso efetivamente como homem publico, hoje Prefeito do município de Andaraí e avaliado por munícipes e seus colegas prefeito da região como um bom administrador. Antes de iniciar na vida publica e após encerrar sua vida empresarial, ingressou no ramo da pecuária, no ano de 1995, escolhendo aprazível região da Chapada Diamantina, nos municípios de Ibiquera, Nova Redenção, Itaetê e Andaraí para criação de animais.
Homem de comportamento inquieto, raciocínio rápido não demorou muito para que na região da chapada diamantina resolvesse participar de atividades sindicais, tendo fomentado a criação de vários cursos visando fortalecer a agricultores e agricultura familiar o que indubitavelmente sedimentou seu caminho efetivo a vida publica.
No ano de 2008 após vários pedidos de amigos e correligionários aceitou e concorreu a eleição de prefeito no município de Andaraí, deixando sempre claro ao grupo que lhe apoiava que seu único objetivo era contribuir para o desenvolvimento do município de Andaraí, com uma política voltada para melhoria da educação, saúde e lutar incansavelmente para acabar com a fome que sempre assolou a cidade de Andaraí. Para alcançar esta importante marca de gestor comprometido com a educação o Prefeito do Município de Andaraí, acabou com as series multiseriada, construindo escola para 460 alunos, reformou e ampliou todas as escolas da sede e dos distritos de Andaraí, implantou escola de tempo integral, alem de ações na saúde e outras áreas da administração municipal.
Wilson Cardoso possui uma trajetória de vida vitoriosa, além dos significativos cargos que já ocupou e ocupa como Presidente da Cooperfeira e Frifeira, Presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Andaraí, Vice Presidente do Conselho de consumidores da Coelba, Diretor da FAEB( Federação de Agricultura do Estado da Bahia) e Prefeito Municipal de Andaraí, necessário se faz patentear que tudo isso só foi possível graças aos ensinamentos familiar do apoio incondicional dos seus seis filhos.