Poções: Dinho Oliveira incentiva Cultura

Foto: Blog do Anderson

Os rumos culturais de Poções serão novos com a chegada de Otto Magalhães (PCdoB) ao comando da Prefeitura Municipal e ao importante papel de Esmeraldo Macedo de Oliveira, o Dinho Oliveira, frente à Secretaria Municipal de Cultura. Nos últimos momentos do Carnaval de Vitória da Conquista, na noite desta terça-feira (12), no Blog do Anderson bateu um papo com Dinho, que é cantor e compositor consagrado na musica baiana.  “A primeira dificuldade que a gente sentiu foi o abandono das manifestações culturais da cidade. As manifestações que eu falo são as tradições: os ternos de reis, a Festa do Divino, a filarmônica, que era o cartão postal de Poções. Hoje a gente observa que o primeiro passo é organizar o sistema de Cultura. Já fizemos algumas reuniões importantes com todos os setores de cultura”, comentou. Segundo o secretário uma das suas ações neste mandato estará voltadas para a criação do Conselho de Cultura, isso para facilidade da chegada de investimentos por parte dos governos Estadual e Federal. “A cidade própria não banca o setor cultural. Então a gente tem que buscar recursos na Secretaria Estadual de Cultura, Ministério da Cultura, nas universidades, pois existem editais no Brasil todo que contempla essas manifestações culturais”, explicou. 


6 Respostas para “Poções: Dinho Oliveira incentiva Cultura”

  1. FLÁVIO GUSMÃO SA

    Dinho Oliveira só não tem razão em uma coisa, a filarmônica da cidade de Poções não está abandonada. Muito pelo contrário, foi através da atual diretoria da filarmônica, sob a presidência de Emmanuel Sá (Nelito) que a mesma saiu do abandono. Os instrumentos estavam todos quebrados e alguns se perderam em mãos erradas. Hoje a filarmônica conta com instrumentos novos (na sua maioria) e outros tantos recuperados. É sempre requisitada para se apresentar em solenidades (inclusive na festa do Divino) e também em algumas cidades da região.
    Como amigo do presidente, Dinho jamais poderia ter citado a filarmônica como em estado de abandono.
    Talvez a vontade de mostrar para a sociedade que ele quer trabalhar (o que eu não duvido), o mesmo tenha esquecido de excluir a Filarmônica de Poções destas manifestações culturais que necessitam ser recuperadas.

  2. Manoel Mario

    Acredito no olharr sensivel de Dinho Oliveira para as questoes que envolvem politicas culturais sobretudo porque sempre trouxe no seu canto a voz do popular.Um abraco Dinho.Vida longa.

  3. Maria Pereira

    Olá, olha em momento algum o Terno de Reis de Poções esteve abandonado, ao contrario do que diz esse homem, sou integrante de um dos 19 ternos que existe aqui em Poções, e sempre tivemos apoio do gestor passado, sempre fomos ajudados de uma forma ou de outra; E sse ano sim, nao sei se foi porque entrou a nova gestao e nao deu tempo ou se sei lá o que, nao tivemsoa apoio nenhum só apresentamos num caminhão imprvisado na praça do jardim dos passaros que por dinal foi ridiculo aquilo, um desrespeito com os ternos, mas isso nao leva ao caso. Só postei aqui meu comentário porque nao gostei do comentario dele, apesar dele estar mal informado. Obrigada pelo espaço!!!

  4. Dinho Oliveira

    Venho dizer, que Seu Nelito (Emmanuel Sá) além de um grande amigo, é considerado por todos um herói, um baluarte da Cultura de Poções pelo seu empenho em resgatar,preservar e difundir uma das maiores entidades musicais da cidade que é a Filarmônica 26 de junho, e que através do seu empenho e de sua dignidade conseguiu recursos para recuperar instrumentos, adquirir outros novos e restaurar o clube que é propriedade da Filarmônica. Mas ainda acho que o poder pûblico de modo geral, não dá o apoio merecido às manifestações culturais populares, que é preciso muita luta pra fazer acontecer os interesses de todos os segmentos culturais. Mas, acredito que a meta do novo governo (Otto Magalhães)Construindo uma nova história é garantir à população de poções o pleno exercício dos direitos culturais, garantindo o acesso às fontes da cultura municipal, tratando a cultura em sua dimensão mais ampla.

  5. Beto Veroneze

    Dinho Oiveira: sucesso meu amigo. O desafio é grande mas você também o é… conte com nosso apoio sempre.

  6. Neide Gonçalves

    Desejo ao Dinho e a toda comunidade , uma feliz gestão, muita cultura e manifestações de bom gosto & viva a cultura popular do Brasil.

Os comentários estão fechados.