Médicos reforçam PSF em Conquista

Foto: Divulgação

Nessa terça-feira (5) treze médicos inscritos no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) iniciaram as atividades em Vitória da Conquista. O programa, criado pelo Governo Federal, estimula a formação dos profissionais para atuarem nos municípios do interior. Além de compor as 38 equipes de saúde já existentes, a chegada dos novos médicos vai possibilitar a criação de cinco novas equipes de saúde. Serão implantadas equipes na Lagoa Formosa, Lagoa das Flores e Patagônia. Já o bairro Urbis VI ganhará uma terceira equipe e o Miro Cairo, a segunda. A secretária adjunta de Saúde, Karine Brito, destacou a organização da rede de Atenção Básica e a importância do programa do Ministério da Saúde para contratação de médicos. “Este é um incentivo muito importante do Governo Federal, para fixação de médicos no interior, pois a maioria acaba optando pelas capitais. É um projeto que é bom para o profissional, para gestão e principalmente para população, que não ficará desassistida”, comentou. Os 13 profissionais vão receber do Ministério da Saúde uma bolsa no valor de R$ 8 mil mensais, pelo período de um ano, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. Além disso, eles farão curso de especialização em Saúde da Família, oferecido por universidades públicas, e terão bonificação de 10% para Prova de Residência Médica, no final do ano de 2013.


4 Respostas para “Médicos reforçam PSF em Conquista”

  1. Adelson

    8 mil mensais de bolsa? e que bolsa hem, nem os professores da UFBA com doutorado ganham isso, mas é interessante saber que eles farão curso de especialização em Saúde da Família, visto que muitos desses profissionais acabam indo p/ o serviço sem terem experiência alguma.

  2. Bruno Aguiar

    realmente, a medicina está desvalorizada!

  3. Heitor Mota

    Essas medidas paliativas do governo n resolvem o problema! A solução para saúde pública é um plano de carreira médica: http://www.youtube.com/watch?v=DJEWANUhPTU

  4. Jose Carlos

    Resta saber se cumprirão horário pois, a grande maioria dos MEDICOS e DENTISTAS não cumprem com a carga horaria.

Os comentários estão fechados.