Politizando o 8 de março

Ivana Patrícia Almeida

Este momento é fundamental para refletirmos sobre a real condição feminina em nossa sociedade.  Apesar dos avanços conquistados, através de um longo histórico de luta social em prol dos direitos da mulher, ainda estamos longe de uma sociedade igualitária, onde homens e mulheres possam gozar dos mesmos direitos e deveres.  Hoje no final da tarde, como parte das comemorações do 8 de março, a União de Mulheres de Vitória da Conquista (UMVC) e o Levante Popular da Juventude promoveram nas ruas do centro da cidade uma marcha feminista. Esta mobilização teve com o propósito dar maior visibilidade ao tema da violência contra a Mulher e às diversas formas de opressão sofridas pelo universo feminino em nossa sociedade. Temas como a condição desfavorável das mulheres no mercado de trabalho, as relações de poder dentro do espaço doméstico, a emancipação feminina e a defesa de uma sociedade mais igualitária e justa fomentaram as palavras de ordem que nortearam a marcha.

Manifestações como essa precisam se fazer presente com maior intensidade, principalmente em datas tão simbólicas como a de hoje.  Aplaudo a organização feminina pela iniciativa, ela deu o tom adequado às comemorações desse dia que, em detrimento das triviais homenagens acompanhadas de chocolates e flores – atitude que banaliza o real significado dessa data – deu voz aos problemas sociais, políticos e econômicos vivenciados pelo universo feminino.

Precisamos politizar este momento reforçando e fortalecendo a luta por uma sociedade mais igualitária e feminista, livre de qualquer tipo de violência e opressão.

 O avanço da mulher não é o retrocesso do homem.

 Parabéns a todas as mulheres pelo seu dia!!

 Ivana é  Psicóloga, mestranda do Programa de Pós-graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (UESB)


3 Respostas para “Politizando o 8 de março”

  1. Lenira Figueiredo

    Ivana,

    Parabéns pelo texto. Que a sua disposicão para a nossa luta seja renovada a cada dia, pois precisamos cada vez mais nos unir em nome de uma causa tão nobre: A da igualdade de direitos e em defesa dos direitos humanos.

    Lenira

  2. Lidia FRodrigues

    Parabens Ivana, é muito importante reafirmar que o Dia Internacional da Mulher foi criado em reconhecimento do importante papel da mulher na sociedade que não é valorizado e também o reconhecimento da desigualdade entre os gênero,que se entrelaça com as desigualdes de raça/etnia e classe social, quando superarmos tais desigualdades viveremos numa sociedade justa e com muita paz.

  3. sinthia tenório

    Parabéns companheira belo comentário pois realmente precisamos sim reativar que a sociedade ainda tem muito a se buscar para ser a tão sonhada igualitária e concordo quando você diz que´´ O avanço da mulher não é o retrocesso do homem´´.

Os comentários estão fechados.