Fotos: Divulgação
Ao participar como palestrante do III Congresso Interno e Jornada Pedagógica do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus de Vitória da Conquista, nesta quinta-feira (7), o deputado estadual Zé Raimundo (PT) destacou a potencialidade de desenvolvimento de Vitória da Conquista e perspectivas positivas quanto ao desenvolvimento do município e da Região Sudoeste para os próximos anos. Em sua fala, o parlamentar não deixou de destacar o papel importante exercido pela educação superior e profissionalizante na cidade, para o fortalecimento desta como polo atrativo e expansionista da região Sudoeste.
“O Brasil está vivendo uma oportunidade singular, com a expansão dos institutos técnicos de formação. E o IFBA tem o seu papel de importância também em Vitória da Conquista. É um centro de excelência, com mestres e doutores. Hoje é uma das instituições mais qualificadas do interior do país”, disse o deputado.
Conforme explicou o professor mestre Anilson Gomes, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFBA, o campus de Vitória da Conquista é responsável pela formação de profissionais que atuarão em toda a região Sudoeste e também tem atraído estudantes de partes ainda mais distantes do estado, como o recôncavo da Bahia e região metropolitana de Salvador, que tradicionalmente optavam pelo estudo na capital. Já o Professor Doutor Paulo Marinho Oliveira, Diretor Geral do campus de Vitória da Conquista, acrescenta que as perspectivas de desenvolvimento da educação profissionalizante e superior na cidade só tende a crescer.
“Além dos cursos regulares que oferecemos aqui, estamos também ofertando vários cursos no Programa Nacional de Ampliação do Acesso ao Ensino Profissionalizante, o Pronatec, e daí a importância de estarmos fazendo este III Congresso Interno e Jornada Pedagógica, com a participação do professor e deputado Zé Raimundo, porque é um grande conhecedor da realidade e das demandas da nossa região”, expôs o diretor do IFBA. Ao final do evento, o deputado Zé Raimundo enfatizou o momento privilegiado no qual Vitória da Conquista se encontra, com investimentos significativos em diversos segmentos da administração pública, originais tanto do governo Estadual quanto Federal. “São quase Um bilhão e 300 milhões de investimentos que a cidade está recebendo. Só do Programa Minha Casa Minha Vida são 600 milhões de reais. Na infraestrutura hídrica tem investimentos na barragem do Catolé, da ordem de 240 milhões de reais, só para consumo humano de Conquista e mais quatro municípios da região”, concluiu.
(Débora Silveira)