Licínio de Almeida: O segredo da Educação

Fotos: Blog do Anderson

O Blog do Anderson conversou na noite desta segunda-feira (18) com a professora Karla Mychely Teles de Miranda Santana, secretária de Educação de Licínio de Almeida, pequena cidade do Sudoeste Baiano detentora de vários prêmios nacionais e internacionais com destaque especial para a melhor nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre os 417 municípios da Bahia. Natural de Iaçu, município do Centro Norte Baiano, a docente licenciada em geógrafa e psicopedagogia, de 34 anos, percorreu os trilhos da ferrovia até chegar ao solo liciniense há exatamente dezesseis anos, onde o prefeito Alan Lacerda (PV) exerce o seu segundo mandato consecutivo. Curiosa, Karla Mychely está infiltrada em todas as pastas do governo. “Então eu gosto de dar palpite, gosto de estar presente, eu gosto de apoiar, gosto de fazer de fato acontecer, então eu abracei a gestão de doutor Alan”, comentou em um trecho da entrevista a seguir.

Blog do Anderson: Qual o segredo do sucesso da educação de Licínio de Almeida?

Karla Mychely: O segredo é o abraço do sucesso. Todo mundo trabalha junto, quando todo mundo tem um único objetivo, a gente consegue alcançar com mais facilidade. Nós pegamos o município em 2009 com muita dificuldade, na alfabetização, na aprovação dos alunos. E nós fazemos um trabalho focado na aprendizagem dos alunos. E esse trabalho, com base nas competências de matriz e habilidade do Instituto Ayrton Senna, a gente conseguiu com que ele fluísse. Nós temos uma parceria direta, com o instituto Ayrton Senna, onde temos todos os programas e a partir daí a gente conseguiu focar na aprendizagem dos nossos alunos e hoje a gente consegue obter os melhores índices, as melhores notas do IDEB da Bahia, 5,9, no fundamental 1 e 5,2 no fundamental 2.

Blog do Anderson: E as metas para 2013?

Karla Mychely: A gente tem que se superar, e para isso o trabalho tem que ser pautado no conhecimento, nas habilidades que os alunos ainda não conseguiram aprender.

Blog do Anderson: Como está atualmente a educação?

Karla Mychely: A gente passou um ano letivo muito bem, porque tivemos a oportunidade de trabalhar com avaliação, que eu acredito que era o que estava faltando para que os nossos professores pudessem abraçar o trabalho com mais conforto com mais vontade, com mais prazer. Então todos os professores estão engajados nesse movimento, a educação de Licínio de Almeida de fato é vista com outros olhos; o amor acima de tudo chega até nossas escolas, as crianças são felizes e educação só tem a crescer com isso. É uma parceria interessante, prefeito, secretário, em prol da educação pública de qualidade.

Blog do Anderson: Muita gente ainda pergunta: Onde é Licínio de Almeida?

Karla Mychely:  Acho isso interessante, porque, hoje, pouca gente conhece Licínio de Almeida, a pequena cidade do interior da Bahia, por conta do seu índice no desenvolvimento da educação básica, ganhou um espaço muito grande. Licínio de Almeida hoje é muito conhecida, porque nós recebemos muitos prêmios. Os nossos alunos vão para muitos lugares… e nós hoje conseguimos alcançar esses índices porque a gente acreditou na educação pública de qualidade e no trabalho que a gente vinha fazendo… no desenvolvimento que a gente adquiriu. Eu fico muito feliz, porque eu sou professora do quadro, isso me dá uma sustentabilidade muito grande para dizer assim de fato, a gente fez e a gente colhe o fruto que a gente plantou.

Blog do Anderson: E o desenvolvimento?

Karla Mychely: A gente tem desenvolvido bem, na saúde, eu acredito que nós temos uma das melhores na região; a assistência é muito grande, o hospital é bem equipado, as pessoas não precisam mais sair para terem seus filhos, eu sou exemplo disso, meus dois filhos nasceram fora de Licínio de Almeida porque na época a gente não tinha segurança para que isso de fato acontecesse… e hoje não… Vemos as pessoas voltarem para Licínio para poder ter seus filhos na sua terra natal. A Assistência Social vem desenvolvendo muito, é o segundo prêmio que o nosso secretário recebe, por estar fazendo, de fato, a assistência chegar às pessoas que necessitam… Então o trabalho do CRAS é muito interessante. A agricultura faz um trabalho espetacular. Busca nos pequenos agricultores o fortalecimento para poder a agricultura familiar ser reconhecida. A administração tem feito um trabalho bem fortalecido porque busca em todos os outros secretários a união para que todo o processo de sustentabilidade, como Alan Lacerda quer, de fato aconteça, uma Licínio sustentável.

Blog do Anderson: Pensa em candidatura?

Karla Mychely: Na verdade eu sou curiosa e amo Licínio de Almeida. Então eu gosto de dar palpite, gosto de estar presente, eu gosto de apoiar, gosto de fazer de fato acontecer, então eu abracei a gestão de doutor Alan. Quando a gente abraça a gestão e tem vontade de fazer a coisa caminhar e dar certo, a gente sabe um pouquinho de cada um.

Blog do Anderson: E as deficiências?

Karla Mychely: Hoje eu vejo que a gestão precisa melhorar  na questão das obras. Temos pecado um pouco, não pela falta de estrutura, mas pela falta de organização. O novo secretário de administração já vem planejando para que as coisas aconteçam. O setor de compras também está se engajando e a gente está começando a se planejar para a gestão dar bons resultados.

Blog do Anderson: Um sonho.

Karla Mychely:  Aumentar o IDEB, é continuar fazendo esse mesmo trabalho que a gente tem feito. Que todas as nossas crianças sejam felizes e consigam de fato aprender, que nenhuma delas fique sem aprender a ler nem a escrever.

Blog do Anderson: E a importância das cidades no entorno de Licínio de Almeida?

Karla Mychely: Vitória da Conquista, Caetité, Guanambi… Hoje a gente consegue enxergar essas cidades, como cidades parceiras, porque a gente ficava um pouco, mas recanteado. Hoje Licínio de Almeida já consegue estar junto a esses municípios, discutir falar a mesma língua… é conhecer os mesmos problemas e solucioná-los. Por que o importante é a gente conhecer, diagnosticar e agir em cima deles, e hoje Licínio é só mais um parceiro dessas grandes cidades.


Os comentários estão fechados.