O Papo do Papa

Jeremias Macário 

Sua aparição na sacada de seus aposentos na praça do Vaticano já foi motivo suficiente de regozijo para todos, principalmente os católicos. Seu primeiro papo em público de que seus colegas foram buscar um papa lá no fim do mundo, ao desejar uma boa noite e repouso para todos, foi o bastante para a mídia qualificá-lo de carismático, simples e humilde. Um sorriso leve e seus primeiros passos foram exaltados com louvor. Toda sua vida, como aconteceu nas eleições dos seus antecessores, foi levantada pelos veículos de comunicação desde os tempos de criança, mas pouco se aprofundou sobre transparência, dogmas, doutrinas e linhas disciplinares da Igreja diante das demandas dos novos tempos.

Por enquanto, o papo do novo papa ainda não me convenceu. Tudo é como uma onda de fé que contagia, mas sem os questionamentos dos pontos mais cruciais que afligem a Igreja. O papo do papa foi um farto prato para a mídia, que vive disso. Vamos agora esperar para ver o que acontece daqui pra frente.

A cada novo papa que surge percebe-se nos rostos das pessoas uma ansiedade por mudanças e uma carência enorme de conforto por um mundo melhor, mais aberto, mais humano e mais solidário, sem diferenças.

Não se questiona o mistério que ronda o conclave, só desvendado com a fumaça branca que ainda perdura como o sinal mais comunicativo, apesar do grande avanço tecnológico dos meios eletrônicos com o advento da internet. Tudo cheira a uma caixa-preta. Aprendi que o cristão que não questiona não pode ser sal da terra.

Essa áurea de irmandade secreta e fechada, parecida com o Opus Dei e coisa dos cavaleiros lendários, infelizmente, ainda é o que atrai e dá emoção, sem se importar com a linha conservadora que rege e caracteriza a Igreja, especialmente, nos últimos tempos, e ainda vai durar com o novo papa Francisco.

Não basta ter opção pelos pobres e pedir perdão e misericórdia, mesmo porque a Igreja, como bem sabem seus representantes teólogos, não pode ser exclusiva dos pobres. Cristo não falou só para os pobres, mas para todos desvalidos, ricos, incrédulos, diferentes, indiferentes, discriminados e os cheios de angústia e incertezas.

Como o novo papa, que foi o primeiro no nome e da América Latina, vai conduzir agora essa opção pelos pobres que não foi bem vista pela ala conservadora nos tempos das ditaduras no Cone Sul? Será uma linha da Teologia da Libertação, já que não existe mais a Guerra Fria e o bicho papão do comunismo?

Por falar em ditaduras, todos sabem que a Igreja foi omissa, condescendente e silenciosa nos países da América do Sul (Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Chile). Não foi só o padre Jorge Bergoglio. No Brasil, por exemplo, a Igreja apoiou o golpe militar e, somente depois, um setor mais progressista se levantou diante das barbaridades cometidas pelos generais.

Não é apenas um novo papa com pregação de humildade, com pele franciscana, por ser da América Latina, que vai converter as pessoas à fé cristã e restaurar a credibilidade da Igreja, hoje cheia de intrigas internas, desvios de dinheiro e atos sexuais inadequados, como no caso de pedofilia e sedução de menores.

Acima de tudo, a Igreja precisa ser bem mais transparente para ser humilde. Como serão tratadas as denúncias do dossiê (nenhuma mídia do mundo teve acesso), deixado por Bento XVI, que não teve forças para enfrentar esse peso e renunciou? Por questões políticas, todos os mandatários do mundo saudaram o papa e fizeram questão de tirar uma foto ao seu lado, inclusive sua outrora opositora argentina, Cristina Kirchner. È muita hipocrisia!

Depois de dessecada a sua vida pela imprensa e pelo seu pensamento conservador já formado, quanto aos temas polêmicos como homossexualismo, aborto, celibato, casamento dos ex-padres, contraceptivos, dentre outros, a expectativa é a de que o novo papa vai manter a mesma linha adotada pelos seus antecessores.


8 Respostas para “O Papo do Papa”

  1. Rafael Caetano

    Perca de tempo!! a igreja nao precisa se adaptar aos seus fiei.. e sim os fieis e que precisam se adaptar as leis de Deus.. qualquer pessoa que critique isso só quer aparecer!!
    é verdade sim que a igreja catolica tem seus erros..mas é porque ela é constuida de humanos e humanos erram.

    PS.: nao brinquem de ser vidente pra dizer o que vai ou nao acontecer na “gestao” de francisco assim como no conclave deixem que o espirito santo conduza a sua igreja, e se mesmo assim nao estiver satisfeito mude de Religiao e deixe a dos outros trabalharem a igreja nao precisa dos homens e sim os homems que precisam dela!

  2. RAFAEL CAETANO

    Excluiram meu commentario neh???

    a verdade dói

  3. ODAIR

    CONCORDO QUE OS FIÉIS TEM QUE SE ADAPTAR AS LEIS DE DEUS E NÃO A IGREJA,MAS A IGREJA CATÓLICA NUNCA INCENTIVOU OS FIÉIS A LEREM E PRATICAREM AS LEIS E DEUS QUE ESTÃO REGISTRADAS NA BÍBLIA E JESUS NUNCA DISSE QUE TEMOS QUE TER OU MUDAR DE RELIGIÃO POIS AFIRMOU QUE É O ÚNICO CAMINHO ,A VERDADE E A VIDA

    • RAFAEL CAETANO

      ODAIR CONCORDO QUANDO VOCE DIZ QUE JESUS NUNCA DISSE QUE TEMOS QUE MUDAR DE RELIGIAO,ATE MESMO PORQUE ENQUANTO SUA ESTADIA AKI NA TERRA ELE SO FUNDOU UMA.. ENTRETANTO NAO SEI QUE IGREJA CATOLICA VOCE ESTÁ FALANDO, POIS NA QUE EU FREQUENTO E VIVO MINHA FÉ PRINCIPALMENTE EU QUE SOU COORDENADOR DE GRUPO DE CRISMA, INCENTIVO E MUITO A LEITURA E PRATICA DAS LEIS DE DEUS CONTIDAS NA BIBLIA, OS MANDAMENTOS DA IGREJA (QUE SAO 5) E ORIENTO SEGUIREM A SAGRADA TRADIÇÃO E O SAGRADO MAGISTERIO TAMBEM E GARANTO QUE MEUS COLEGAS FAZEM O MESMO, PODEMOS NAO SER COMO OS PROTESTANTES QUE COSTUMAM CARREGA-LAS DEBAIXO DOS BRAÇOS O TEMPO TODO(ATITUDE AO QUAL TENHO ADMIRAÇÃO ENORME) MAS ISSO NAO QUER DIZER QUE NAO A LEMOS E A PRATICAMOS OU QUE NAO SOMOS INCETIVADOS A ISSO!

  4. Ruan

    Muito cedo pra fazer essas críticas meio levianas, uma posição muito pessoal de quem escreveu isso, que deveria ser um pouco mais responsável, e se informar mais também. Não ser muito modista, a moda agora dos críticos é desconfiar do bom carácter do Papa Francisco. Geralmente estes críticos nunca foram religiosos assíduos ou encontraram a Deus seja em qualquer religião. A Igreja Católica é uma instituição antiga, e claro, cheia de falhas e de pecados. Mas também cheias de qualidades (gozado que isso raramente se comenta por críticos deste perfil, que só prestam para criticar), por isso resiste até hoje, e ganhando fiéis, claro. Não é leviandade , a igreja nunca perdeu fiéis que nunca teve, os Cristãos Católicos cada vez mais conhecem a doutrina e que é muito abrangente, e muito correta. Querem mudar temas como aborto, quer que sejam adequados temas como homossexualidade (que merece respeito, mas não é o sentido Cristão, que a base é família e a fecundidade de um homem e uma mulher em procriar.) a Igreja esta começando uma transformação. Quis o Espírito Santo, depois que todos que estavam naquele conclave REZARAM e PEDIRAM auxilio ao mesmo Espírito, cheio à Francisco que deve iniciar uma correção na conduta da Igreja, não é uma instituição falida, mas que precisa de correção, afinal todos nós pecamos, e o melhor caminho é a mudança, como esta ocorrendo, mudança radical, aí não vai ser mais catolicismo, e a Igreja nunca vai adequar-se ao mundo, o mundo que deveria rever os valores tão mesquinhos que se procura e procurar não só a Igreja Católica, mas todas aquelas de bem, que procuram pregar a verdade sobre Cristo.

  5. Catarina

    Não concordo qdo o ex-seminarista Mácario diz que: A cada novo Papa se espera mudanças e dias melhores. Acredito que nós somos os construtores deste mundo e não só o Papa. Os dias melhores não estão no poder do Papa e sim de cada cristão e cidadão consciente. Essa colocação dele leva-nos a acreditar de que realmente a igreja Católica é a ÚNICA e escolhida por Deus capaz de transformar as pessoas independente da opção religiosa e seu credo. VALE A PENA SER CATÓLICO AUTÊNTICO. VENHAAAAAAAAAA

  6. rafael caetano

    Sabias Palavras Catarina e Ruan.

  7. mayra

    Não creio que as declarações sejam levianas pelo contrário! O que vejo aui são cidadãos que defendem mais a religião do que Cristo. Acordem religião e Papa não salvam ninguém e tem mais, como Leonardo Boff falou, o Papa deverá pagar suas próprias contas… isso já diz tudo! Demagogia nossa, potarmos um infindo texto para defendermos uma religião, lógico que, ao defendermos o que pensamos queremos que o outro entenda ou aceite a nossa opinião, mas, sinceramete cidadão crítico tem todo direito de opinar quer ache certo, quer ache errado, e o PAPA ainda vai papar muito nos pratos de ouro. Espero que ele trate os pedófilos de batina como pedófilos! Olhemos a verdade nua e crua, não sejamos lunáticos e pretenciosos, ser católico autentico hoje em dia não quer dizer muita coisa, afinal o PAPA Bento não conseguiu prosseguir, a modernidade… a modernidade… a modernidade… quero ver quem aqui nunca usou camisinha, nunca tomou anticoncepcional, não tem um amigo ou uma amiga homossexual… para vivermos um verdadeiro cristianismo teríamos que nascer e vivermos novamente, fomos gerados no pecado e no pecado vivemos, então, isso é balela, Salvador, puro… só Jesus Cristo e não há um outro mediador entre Deus e os homens do que ELE… todos os rincipados deverão se curvar diante dele… isso de PAPA, de santos é mitologia… vamos acordar… vamos acordar!!!

Os comentários estão fechados.