Antes de abordar o assunto de hoje, um agradecimento à TV UESB, na pessoa da Coordenadora de Jornalismo Lú Macário, por ter abordado o tema Cerimonial Público no UESB Notícias, edição de 19 de março. Foi uma grande satisfação ter participado da matéria, junto com o colega Alvino Brito.
Bom, meus amigos… Para um evento acontecer, muitos são os ajustes que nos levam a alcançar nossos objetivos enquanto cerimonialistas, destaque para: ser um bom anfitrião, junto àquele que nos contrata e transmitir uma imagem de excelência (do produto, serviço ou ação a ser apresentada), bem como de nós mesmos. Essa dupla atividade culminará numa repercussão exitosa da empresa que representamos, do profissional e do evento. Por isso a escolha do mestre de cerimônia faz toda a diferença, pois ele é o cartão de visita do evento. Ninguém quer um MC perdido no tempo, querendo aparecer, com o vocabulário inadequado ou com ares de narrador de rodeio, nada contra.
Dessa forma, seja o evento público ou privado, é preciso observar determinadas características ao contratar um mestre de cerimônia. Assim, listarei algumas que julgo como essenciais.
- Pontualidade – nada mais elegante do que um profissional que cumpre à risca o seu tempo, que chega com antecedência, conhece o seu evento, estuda seu roteiro e familiariza-se com o local, bem antes do evento começar;
- Simpatia – não é ficar, como diz minha mãe “com os dentes no quarador”, mas ser solícito, agradável, desenvolto;
- Ética – Um MC está num evento a trabalho. Não é adequado sentar-se à mesa e dividir o pão, tampouco com os anfitriões, salvo se for convidado;
- Dedicação – regra geral, um profissional de excelência é conhecido e reconhecido pelo que faz com amor. Costumo dizer que doses de amor se aplicam a todas as atividades que realizamos e quando se gosta do trabalho desenvolvido, ele flui de maneira natural e atraente.
Assim sendo, seja por vocação, formação, dedicação ou necessidade da empresa em que trabalham, a nossa cidade tem uma extensa lista de excelentes mestres de cerimônia, que iniciaram suas atividades em algum ramo da comunicação e estão em constante atividade comunicacional ou nos cerimoniais da vida. Um cordial cumprimento aos colegas Alvino Brito, Célio Santos, Cíntia Garcia, Elton Becker, Fabyano Gomes, Judson Almeida, Luciana Freire, Maciel Júnior, Nildo Freitas, Sara de Castro, dentre tantos outros.
Agradecemos a presença de todos. Até o próximo artigo.