A palavra mais importante do mundo

Carlos Costa

Eu precisaria conhecer toda cultura ampla e profunda para puder distinguir das milhares de outras palavras, a palavra que trago na mente.  Eu precisaria ser filósofo, teólogo, poeta, filólogo, profeta, intuitivo enfim, para descrever com precisão o vocábulo que trago na alma. Eu precisaria das línguas dos anjos para traduzir a doçura desta palavra que nesta hora enche o meu coração. Esta palavra que eu ainda não disse, e que com outras vestes se chama vida, é a mais antiga do mundo; ela é a mais vasta do mundo; ela é a mais importante de todas as palavras do mundo. Ela é da natureza, da terra, e está presente em todas as cousas visíveis e invisíveis. Ela é do céu, da irradiação da luz divina, do infinito e permeia o espaço eterno. Esta palavra que eu ainda não disse por que não tenho vestimentas com que a apresente é o AMOR!

O amor é o mistério divino. Como o sol que para todas as partes do seu disco de ouro desprende as suas centelhas aos milhões e milhares formando um mundo de luz impenetrável e coeso, assim, também Deus se manifesta criando um universo novo todo tecido com as nanos partículas do seu amor.

Na linguagem humana o amor tem dimensões: ele tem largura; ele tem comprimento; ele tem altura; ele tem profundidade.

O amor é o termo que condena tudo que existe de beleza e perfeição entre as criaturas e os outros seres; igual fonte de irresistível encanto, união e fusão. É a ela, e somente a ela, que as criaturas, de uma ou de outra forma, pelo trâmite do Bem ou às vezes do Mal; na concepção de alguns, conscientes ou inconscientes, desejam ir para apossar-se desse nome o qual resume a essência do céu e da terra.

Quem ama, ama a vida, diz o Eclesiastes, e sabemos que a vida é Deus. O amor não é cego, o amor é um olho, amar é ver!

No sentir do grande poeta Victor Hugo o amor é a única coisa que pode ocupar a eternidade. Ainda segundo ele, todo o universo pode ser reduzido a uma única criatura, e a dilatação de um único ser até Deus, o amor. Para Victor Hugo, a medida do amor é amar sem medida.

À semelhança das galáxias no espaço que manifestam uma infinidade de luzes eternas e incontáveis, o amor é a soma das proporções de Deus que nos dá a ideia do Ser Primeiro no infinito!

Tentemos esta empresa custosa mais atraente, colhida no cascalho precioso e sem par de onde se tira o brilhante que é luz: DEUS É AMOR. (I João 4:8). Somente um poeta embriagado pelo Espírito Santo poderia proferir esta locução, a mais bela que o mundo possui.

Dissemos que o amor tem dimensões (Efésios 3:18), mas suas dimensões não podem ser medidas por nenhum instrumento humano, pois como o amor,  são eternas e infinitas. De uma ou de outra forma elas estão presentes em todas as partes.

O filho que se inclina diante do corpo da mãe que morreu e chora, chora porque ele sabe que não terá outra mãe aqui na terra, é uma manifestação de amor!

A mãe que se ajoelha diante do filho que morreu e chora, chora porque perdeu o seu bem mais precioso; carne da sua carne, sangue do seu sangue, é uma manifestação de amor!

O marido que chora desconsoladamente a partida da sua amada que um dia os laços matrimoniais os fundiram num só corpo e mente, é uma manifestação de amor!

O professor que dedica toda a sua existência para formar homens de bem e valorosos cidadãos, é uma manifestação de amor!

As pessoas que sacrificam suas próprias vidas para cuidar dos semelhantes em leprosários, albergues, orfanatos e asilos, é uma manifestação de amor!

Os médicos e demais profissionais da saúde que perdem dias e noites acompanhando pacientes nos seus leitos de dor e de morte, lutando desesperadamente para manter um milagroso fio de vida, é uma manifestação de amor!

Pessoas como Irmã Dulce, Madre Teresa de Calcutá, São Francisco de Assis, Maria do Carmo da Casa do Câncer de Vitória da Conquista e tantos outros que fizeram do servir o seu sacerdócio, trabalhando com dedicação para amenizar a dor alheia, seja de um ser humano ou de um simples animal, é uma manifestação de amor!

O cidadão que sacrifica a sua vida pessoal e até mesmo a familiar para dedicar-se a Ciência Política, lutando com ardor, destemor e sonhos no afã de transformar uma cidade, um estado ou um país, é uma manifestação de amor!

O jovem enamorado e apaixonado que passa noites insones pensando na pessoa amada e para ela dedica todos os seus sonhos e ansiedades, é uma manifestação de amor!

São Bernardo, um dos Doutores da Igreja disse o seguinte sobre o amor: “Amor non quaerit causam, nec fructum.” O amor não busca causa nem fruto. O Padre Antônio Vieira no seu livro Sermões, corroborando com o pensamento de São Bernardo tentou explicar o significado do verdadeiro e fino amor. São dele essas palavras: Se amo porque me amam, tem o amor causa; se amo para que me amem, tem fruto: o amor fino não há de ter porquê e nem para quê. Se amo por que me amam, é obrigação, faço o que devo: Se amo para que me amem, é negociação, busco o que desejo. Pois como há de amar o amor para ser fino? Amo porque amo, e amo para amar. Quem ama porque o amam é agradecido. Quem ama, para que o amem, é interesseiro: quem ama, não porque o amam, nem para que o amem, só esse é o amor fino.

Estamos vivendo o período da Páscoa, época em que relembramos a morte e ressurreição de Cristo. A Bíblia diz que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho para que através de um sacrifício vicário e propriciatório toda a humanidade pudesse ser redimida, justificada e reconciliada diante de Dele. A manifestação do amor de Deus através do seu filho foi a maior prova de amor que o mundo já viu. O próprio Cristo nos ensina que devemos também amar os nossos semelhantes e se necessário for, até dar a nossa própria vida ao próximo. O amor deve ser a bússola que no oriente nesta nossa busca por um mundo melhor. Só teremos um mundo melhor, mais digno e justo no dia em que a humanidade conseguir entender o verdadeiro significado do amor.

O apóstolo São Paulo, em I Coríntios, capítulo 13, na sua belíssima dissertação sobre a excelência do amor, diz que quando vier o que é perfeito, o amor, todo o resto será aniquilado, não terá mais valor nenhum e nem razão de ser. Segundo ele, permanecerão a fé, a esperança e o amor. Mas, que dentre as três, o suprassumo, por ser das outras fiel resumo, mais poderosa e com mais valor, maior virtude, é o puro amor.

Uma feliz Páscoa a todos e que deixemos sempre Cristo renascer em nossos corações.

 


Uma Resposta para “A palavra mais importante do mundo”

  1. Petista

    A palavra mais importante do mundo .ESPERTEZA!.Seja esperto voce também

Os comentários estão fechados.