Banco do Povo: “13 Anos”

Foto: Divulgação

Hermes Bomfim Filho

Com satisfação, comemoramos hoje os 13 anos da ICC Conquista Solidária – o Banco do Povo de Vitória da Conquista e Região Sudoeste da Bahia. A ICC Conquista Solidária foi criada em 20/05/1999 como Organização Não Governamental – ONG e depois qualificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP. É habilitada no Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado – PNMPO do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, associada à Associação Brasileira de Operadores de Microcrédito e Microfinanças – ABCRED, onde ocupa a cadeira de vice presidente e também é uma das operadoras de Microcrédito Produtivo Orientado que compõem a Associação Baiana de Microcrédito e Microfinanças – ABOMCRED.

A sua missão é conceder microcrédito produtivo orientado, de forma sustentável, aos pequenos empreendedores e particularmente àqueles que não tem acesso a outras fontes de recursos, em Vitória da Conquista e Região, com o objetivo de geração de emprego, renda e consequentemente inclusão social.

Criado como resposta concreta às necessidades dos mais pobres e com a finalidade de gerar emprego, renda e inclusão social, o Banco do Povo iniciou suas atividades operacionais há treze anos atrás, em 03/04/2000. A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista foi a principal articuladora da sua criação: atuou como interlocutora junto aos demais setores da sociedade civil, propôs o formato de Instituição autônoma e independente, controlada pela sociedade, ajudou a definir as diretrizes de atuação, com foco no desenvolvimento social e econômico e apoio a micro e pequenos empreendedores e viabilizou o suporte financeiro inicial para a sua existência. Atendemos atualmente em oito municípios da região sudoeste da Bahia (Vitória da Conquista, Anagé, Barra do Choça, Brumado, Candido Sales, Itambé, Planalto e Poções).

Ao refletirmos sobre a existência do Banco do Povo, concluímos que temos motivos de sobra para comemorar: dentre eles nos lembramos  das mais de 26.500 operações de crédito realizadas, dos quase  40 milhões de reais emprestados, dos 67% dos créditos realizados através da garantia solidária, dos 69% dos créditos para mulheres e do trabalho de tantas pessoas que por aqui passaram e que se deram de forma voluntária para nos ajudar a realizar o bem para que mais de 6.700 famílias sejam atendidas pelo microcrédito produtivo orientado, beneficiando de forma direta quase 27.000 pessoas. Além disso, encerramos o ano de 2012 com inadimplência de 1,3%, risco da carteira de crédito de 2,1%, índice de perdas de 1,7% e um Patrimônio Líquido de R$ 1.519.253.

Todo o resultado financeiro do Banco do Povo é reinvestido em novos empréstimos em Vitória da Conquista e região sudoeste da Bahia. Não vão para Salvador, Brasília e muito menos para Fortaleza. Não perseguimos o resultado financeiro. Queremos sim, o melhor resultado social. O nosso desejo é socializar esses números bons em benefício dos mais necessitados. Através de uma simples ferramenta, queremos liberar o sonho dos homens e das mulheres e ajudá-los, até mesmo o mais pobre entre os pobres, a atingir a dignidade, o respeito e um sentido para a sua vida.

Desde o inicio das nossas atividades, jamais vacilamos, por um instante sequer, sobre o potencial e o futuro do nosso trabalho de levar o Microcrédito Produtivo Orientado – MPO para os micro e pequenos empreendedores de Vitória da Conquista e Região Sudoeste da Bahia. A nossa confiança, mesmo com todo o tipo de adversidades, desde a concorrência predatória das financeiras até a dos bancos oficiais no subsidiado Programa Crescer, nunca deixamos de confiar no nosso trabalho e no potencial da nossa região. Afinal de contas, realizar o MPO do jeito que fazemos, visitar nossos clientes, sentir de perto as suas necessidades, sentar no seu sofá, ouvir as suas angústias ou desfrutar das suas alegrias não é trabalho para qualquer um não, tem que ser gente que goste de gente. E nós gostamos, e muito!

E tudo isso só é possível porque temos a nossa gente. Profissionais que, além de comprometidos e dedicados, amam o que fazem. Participar deste projeto a cada dia nos enobrece. Temos o prazer de acordar e saber que fazemos parte de um trabalho que transforma vidas e que dá dignidade a milhares de outras pessoas. Temos a graça e a honra de trabalhar no Banco do Povo. Juntos e com a ajuda de Deus continuaremos firmes na busca da construção de um mundo melhor.

Hermes Bomfim Filho

Diretor Executivo


Os comentários estão fechados.