PRE/BA: Prefeito de Boninal tem registro de candidatura indeferido e perde cargo

O prefeito de Boninal, Vitor Souza Oliveira Paiva (PP), teve seu registro de candidatura cassado nesta terça-feira, 9 de abril, e terá que deixar o cargo assumido no início deste ano. A decisão acolheu o pronunciamento do procurador regional eleitoral Sidney Madruga, que considerou fraude à legislação a troca de candidatos a menos de 24 horas do primeiro turno das eleições. Vitor Souza Oliveira Paiva apareceu como “candidato surpresa” e foi eleito no lugar de seu pai, Ezequiel Oliveira Santana Paiva, que teve seu pedido de registro de candidatura indeferido. Ao invés de renunciar quando soube do indeferimento, Ezequiel continuou agindo como candidato durante toda a campanha e indicou Vitor para substituí-lo apenas às vésperas do primeiro turno das eleições. Nas urnas, inclusive, os eleitores viram a variação nominal, o número e a fotografia de Ezequiel.

 Segundo a Resolução TSE nº 23.373/2011, em caso de substituição de candidatos, é preciso que haja ampla divulgação do fato para esclarecer o eleitorado. Em Boninal, apesar de um minitrio elétrico ter circulado por algumas ruas da cidade anunciado a renúncia do primeiro candidato, em nenhum momento foi citado o nome do candidato substituto. Além disso, a publicidade foi tão restrita que não alcançou a zona rural, onde vive maior parte dos eleitores do município, localizado a 513 km de Salvador. Para o procurador regional eleitoral Sidney Madruga, ficou clara a intenção de usar o nome do candidato substituído para ganhar as eleições, já que o eleitorado não teve acesso a informações sobre Vitor Paiva como suas qualificações básicas, vida pregressa e aptidão para o exercício da função de prefeito. O entendimento foi acolhido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, que determinou a cassação do registro de candidatura de Vitor Paiva, resultando na perda do cargo de prefeito.


Uma Resposta para “PRE/BA: Prefeito de Boninal tem registro de candidatura indeferido e perde cargo”

  1. dhow

    eu queria que isto acontecesse em toda a bahia em gongogi o prefeito foi prezo por compra de votos e nada ainda foi feito a promotora pegou ele no dia da eleiçaõ e predeu ele estava comprando voto saõ varias ireguralidades deste prefeito o popular sapaõ o ministerio publico ja entrou contra ele saõ duas açaõ contra o alcaida processo 83414,processo83766,processo98480, todos estaõ no foru de ubaitaba bahia ele ja deu dois atestado medico ele esta fugindo ele sabe que vai cair ele esta devendo 3 meses de salarios varios desvio de verbas federais desviou o dinheiro da creche ele teve tres contas regeitadas pelo tcm mais o povo tem cupa gongogi pede socorrrrrrrrrrrrrro sou um servidor cocursado de gongogi socorrrrrrrro anderson

Os comentários estão fechados.