PMVC derruba casas em área ambiental

Fotos: Blog do Anderson

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista demoliu nesta quarta-feira (16) três construções irregulares localizada em uma área ambiental, na localidade conhecida como brejo, na baixada do Jurema. Com apoio da Polícia Militar e homens da Segurança Patrimonial, um tratorista levou três das seis residências ao chão. O fato gerou revolta aos moradores da região que ainda permanecem sobre os escombros.

Por meio de nota, a “Prefeitura de Vitória da Conquista informa que estão sendo realizadas demolições de construções irregulares no bairro Jurema (região mais conhecida como Alegria) por se tratar de uma área de Preservação Ambiental com condicionantes específicas para uso e ocupação do solo. A Prefeitura informa ainda, que todos os proprietários foram previamente avisados sobre a ação e que medida está sendo tomada para assegurar a proteção dos moradores, já que o local constitui área de risco de inundações. Ressalta-se, entretanto, que as demolições que estão ocorrendo nesta quarta-feira (17) são das construções irregulares que estavam sendo realizadas no local. As pessoas que já residem na região, foram notificadas oficialmente nessa terça-feira (16) e têm ainda um prazo estabelecido para desabrigar a área. A Prefeitura informa também, que o local onde as demolições estão ocorrendo constitui área pública municipal e que os moradores podem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para verificar a possibilidade de enquadramento no Programa Municipal de Habitação Popular”. 


8 Respostas para “PMVC derruba casas em área ambiental”

  1. Ivonildo

    Venho falando há muito tempo que estamos vivendo um verdadeiro COMUNISMO disfarçado de Socialismo principalmente nas cidades governadas pelo PT. Só quero ver quando é que o povo brasileiro vai enchergar isso. Eles já não tem nenhum receio de falsificarem as urnas eletrônicas, com a conivencia dos TREs, para se manterem no poder, roubando assim a conciência do população. Mas eles já sabiam mesmo antes de conseguirem chegar ao poder que o povo brasileiro aceita tudo calado e sem nenhuma reação. Enquanto o brasileiro não tiver coragem de pegar em armas pra defender seus direitos tudo vai continuar como está.

    • Eliseu Silva

      Sr Ivonildo, o senhor esta incitando a violencia e isto é crime, cuidado, não existe anonimato na internet.

  2. Anonimo

    O que o lixo da administração deveria está verificando eles não verificam, porque não demolem a casa que foi invadida por meliantes, não é justo essas familias passarem por essa humilhação. Guilherme é um tosco, um idiota que não conhece a cidade, caminhe pela periferia prefeito até conhecer as necessidades desse povo sofrido, eu tenho certeza que em menos de uma hora ficará chocado com a realidade. Conquista, uma cidade de nenhum de nós!!

  3. Elisa Fonseca

    A Prefeitura esta certíssima em remover estas construções iligais, imagine que as casa ilegais estão em um brejo, e as chuvas virão e inundarão as casas e depois vem os desabrigados da chuva, ou mortos por desabamento. O que faltou foi fiscalizar para evitar a ocupação ilegal, esta omissão não justificaria uma outra, tem que derrubar mesmo. Tem que derrubar mais outras construções ilegais em toda a cidade.

    • conquistense

      vc diz isto pq não tem a mesma necessidades dessas familias…quanto a prefeitura, errou duas vêzes, 1º por não ter fiscalizado antes essa área e com isso permitiu as construções irregulares, 2º já que não teve essa eficiência na fiscalização do terreno, no minimo ter feito o levantamento de quantas famílias estavam ali, para serem alojadas em condomínios construidos com o dinheiro público para esse fim, que em grande parte estão ficando nas mãos de pessoas que não tem necessidades, aí ficam fechadas esperando pegar preços os imóveis p/ serem revendidos (ouve_se dizerem q grande parte foram ganhos por terem conhecidos nos orgãos público. daí sim a PMVC estaría certissima como diz a Sr, de forma arrogante!

  4. Carlos Costa

    Infelizmente a prefeitura tem que tomar medidas severas para proteger essa área que deve ser protegida à todo custo. Há nove anos, mais precisamente em 2004, uma rua que fica ao lado da Alvorada Diesel foi invadida e até agora nada foi feito. Basta olhar num mapa da cidade e qualquer pessoa poderá constatar que ali havia uma rua que foi invadida. É um bem público que deve ser devolvido à comunidade conquistense o mais depressa possível. Ali funcionou um ferro velho e agora foi incorporada a empresa Alvorada Diesel.
    Para ser justa e imparcial a prefeitura deverá agir com o mesmo rigor, pois, ali também é uma área de preservação ambiental e é um patrimônio público que foi surrupiado.

  5. Israel

    Antes das eleiçõesentregaram casas do projeto “Minha Vida Minha Casa” – Contruida com verba federal!. Agora, depois de eleito está ai a resposta para alguns eleitores.

  6. Mayra

    Fui moradora do Jurema por muito tempo e é muito triste ver as famílias da baixada sofrerem com inundações quando há chuvas fortes, com desabamento… é muito trsite também ver as pessoas que não tem onde morar construírem em locais impróprios as suas moradias.
    Creio que deveríamos avaliar os dois lados. O local onde estas casas foram construídas é impróprio para habitação! È terreno alagadiço, onde as construções sofreriam com o tempo com infiltrações, desabamentos e as crianças sofreria com problemas respiratórios.
    Por outro lado, a Prefeitura não pode dizer que alí é uma área ambiental, pois esgotos a céu aberto passam por ali e a mesma não dá cnta de seus patrimônios ecológicos que o diga a Serra do Periperi que está cheia de lixo jogadas por empresas de entulho. ( Se a PMVC nos falasse sobre os riscos de morar em um brejo entenderíamos mas, a ideia de preservação ambiental, foi ridícula!). Tenho amigos que moram por alí por muitos anos e sofrem muito.
    O proeto minha casa minha vida é ótimo maravilhoso, mas o que tem de gente que não precisa de projeto habitacional popular dentro destas casinhas é um absurdo! Enquanto isso, quem realmente precisa fica a mercê do fiscal ir até a sua atual casa ( e isso demora anos….enquanto isso, quais as providencias em margens reais serão tomadas a favor de se estabelecer o minímo garantido na Declaração Universal dos Direitos Humanos? No Páis de quem tem mais pode mais, infelizmente se os órgãos públicos não olharem estas pessoas de forma mais humana sinceramente… eles continuarão ocupando lugares impróprios para ,oradia. O que eu fico encafifada são as moradias e o desastre ambiental que está acontecendo na Serra do Periperi. Quero ver eles irem lá demolirem alguma coisa

Os comentários estão fechados.