No dia 19 de abril acompanhei o vice-prefeito Joás Meira em uma reunião com partidos políticos considerados “pequenos”. Claro, discordo dessa classificação porque sou filiado ao PT desde a época em que ele era considerado um partido “nanico”, barulhento e sem futuro. Logo, em política, o pequeno hoje pode ser grande amanhã e o grande hoje pode ser o pequeno ou o extinto amanhã. Veja-se como diversos partidos potencializam-se e em muitos casos começam a decair. Atualmente, observa-se situação do DEM em franco declínio e que historicamente é um dos sucessores da ARENA, que se vangloriava de ser “o maior partido do ocidente” .
A reunião organizada por Romilson Filho contou com a presença maciça de pessoas interessadas em aderir ao PHS, PTC, PTdoB ou ao PEN. Esse último o Partido Ecológico Nacional, recentemente fundado em Conquista. Mais de cinquenta homens e mulheres demonstraram vivo interesse em participar de forma mais ativa na vida política da cidade. A maioria candidatou-se nas eleições de 2012 pelos mais diversos partidos. As propostas dessa coligação partidária são bem definidas:
1) Unir um grupo de ex-candidatos e candidatas a vereador(a) de votação mediana e preparar-se, desde já, para a eleição de 2016.
2) Apoiar politicamente o governo participativo e apresentar propostas para as questões que incomodam a população.
Achei interessante que diversos oradores argumentaram, com bastante ênfase, que chegou a hora de Conquista e a região sudoeste apresentarem a candidatura do prefeito Guilherme Menezes para a sucessão ao governo estadual. Confesso que não me surpreendi com essas manifestações. Diversos empresários, líderes comunitários, dirigentes políticos e de partidos, prefeitos da região e mesmo de municípios distantes estão abraçando com vigor essa proposta. E destaco que esse fenômeno surge mesmo sem o prefeito Guilherme manifestar qualquer propósito de assumir essa disputa. De forma quase unanime há uma convergência de que o sucesso da administração de Vitória da Conquista, da qual o prefeito Guilherme é o principal condutor, deve ser experimentada no estado da Bahia. Mesmo personalidades que não tinham ou não têm identidade política com a Frente Conquista Popular revelaram que consideram atualmente o prefeito como a melhor solução para dirigir e administrar a Bahia. Como fui indagado na reunião sobre esse assunto, admiti que já tinha notado a força dessa tendência, e, que, esse movimento espontâneo nunca foi proposto ou sequer estimulado pelo próprio Guilherme Menezes. Mas, muitos entendem que chegou a hora da política baiana deslocar-se mais para o interior, que está cada vez está mais pujante, mas ainda conservando resquícios que impedem o seu pleno desenvolvimento. Não podemos esquecer que na Bahia reside a maior parcela da população rural brasileira.
Creio que essa aspiração tende a crescer. Não será fácil barrá-la ou desprezá-la. O bom senso político indica tratá-la com seriedade e como uma das alternativas para 2014.
Que levem em conta essa realidade o governador da Bahia e os dirigentes estaduais dos partidos, principalmente do Partido dos Trabalhadores.
Edwaldo Alves Silva – é filiado ao PT.
22 Respostas para “Chegou a hora de Conquista e do Sudoeste…”
argileu cardoso
Caro Edwaldo!!
Até posso compreender a sua fidelidade e simpatia por Guilherme. Só não entendo de onde tirou essa ideia de achar que esse prefeito tirano tem tamanha competência pra ser ao menos candidato ao governo.
Argileu Cardoso – é filiado ao PT – e esse prefeito não me representa.
marcelo sampaio
não sei quem são eles,mas esses caras vão isvaziar os partidos dos vereadores dificultando a releição deles em 2016.
Jorge Luiz Oliveira
Sr. Edwaldo;
Não está na hora do prefeito mostrar a que veio e começar a trabalhar? Foi reeleito com a promessa de trabalhar e o que fez até agora? É claro que já deixou sua marca na praça do São Vicente, o que demonstra sua inteira capacidade de administrar nosso município.
Jorge L. Oliveira
everaldo bispo
sem duvida guilherme é um bom admistrador publico não tem nem um nome no PT melhor que o dele, guilherme é o unico que os 120 prefeitos do sudoeste ja o apoiam ,alem disso os partidos da pase do governo acreditam em quilherme,e parabenizo os partidos independentes,PHS,PTC,PTdoB E O PEN pela iniciateva.
joel dos lirios
Guilerme tem austeridade, probidade e claro, capacidade para dirigir nossa imensa Bahia. Pouco a pouco fluirá sua candidatura e naturalmente será o candidato dos baianos e consequente vencedor. Apesar dos fogos amigos não aceitarem, por inveja, e claro, os inimigos, já sabemos quem são. Mas ele será nosso futuro governador. Mais que justo.
joel dos lirios
Digo, Guilherme.
Jose Carlos
Esse modo do pt de guilherme fazer politica chega ser “engraçado” o maquiado some,desaparece quando ele percebe que a chapa esquentou ai mostra a cara.Ele passou 14 anos sem dar nenhuma importância para a AMVAGRA agora que quer ser candidadto a governador mostra a cara maquiada.Toda a Bahia sabe dos pts que existe,das brigas e disposições de uns não apoiarem outros isso só acontece se não houver jeito para não perderem a boquinha
Edivaldo
Se eu fosse você eu ia me preocupar com a justiça que vai tirar Guilherme da prefeitura e botar Herzem.
Gabriel Costa
Engraçado, quanta contradição do representante do Governo, diz-se em fortalecer candidatos a vereadores de peuno porte para 2016, se nem do partido dele , eles deram valor, candidatos que tiveram quase 1.000 votos e que representam as classes sociais, o PT excluiu do governo, trataram-os como se fosse laranjas chupadas e jogada fora, fala sério Edwaldo Alves, o PT vive por conveniência do momento, candidatos são aqueles que o Prefeito indica, como foi o caso do Cori, do Ricardo Babão…aponte o reconhecu=imento que o PT teve com seus candidatos não eleitos. Um partido onde se tem o pior presidente da sua história.
MARCOS SANTOS
Guilherme não tem prestígio com o governador Jaques Wagner, portanto é ilusão essa candidatura. Acho que o nosso prefeito deveria cobrar do governador as promessas feitas durante a campanha: BARRAGENS, AEROPORTO, PRESÍDIO, UPAS, ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO…..mas se não temos força nem para isso, imagine para ser candidato.
BERNARDO
É ISTO QUE DÁ ENFRAQUECER AS PRÓPIAS CORRENTES PARTIDARIAS LIDERANÇAS IMPORTANTES DA POPULAÇÃO FORAM, AFASTADAS BEM COMO vALDENOR E ZE RAIMUNDO E ENFRAQUECIDAS, COMO DR ADEMIR, DA DIREÇÃO DO PARTIDO. E HOJE ESTES QUE SE INTITULAMLIDERANÇAS AUTENTICAS SÃO OBRIGADOS A SE ALIAREM E PROMOVEREM TODO TIPO DE ALIANÇA E COOPTAÇÃO PARA CONTINUAREM NO PODER.QUEM DIRIA SE APOAREM EM VERDADEIROS PARTIDOS DE ALUGUEL.
Anna Patrícia
Tem muita gente incompetente trabalhando na prefeitura e isso Guilherme finge não ver, pois prefere colocar os “companheiros” do que gente que realmente pode contribuir para uma boa administração. E aí entra no serviço público municipal tudo o que não presta dos partidos que integram o seu governo, como o PCdoB, por exemplo, e do próprio PT. Se ele demonstrar que não será mais refém desse pessoal burro e corrupto, Guilherme será um bom nome sim. Aliás, não vejo outro na Bahia melhor que o dele.
Cláudio
Não votei no PT portanto posso e devo dizer:Esse prefeito se vangloria dizendo que transformou Conquista durante esses 16 anos, hora, todos sabem que todo o pais se desenvolveu, apenas a cidade acompanhou este desenvolvimento, claro tinha que ser afinal, são do mesmo partido!. Agora que o Brasil deu uma paradinha e os governos federal e estadual não estão nem aí para Conquista, veja o que esta acontecendo com Guilherme sozinho, até agora não diz para que foi reeleito.
Vou dar alguns exemplos:
1-Urbanamente Conquista é uma porcaria, ruas sem pavimentação adequada ou até mesmo sem, péssimas calçadas, muita poeira, lixo em muito pontos da cidade, cruzamentos sem sinalização, etc etc.
2-Praças sem cuidado e as que tem ele deixa destruir.
3-Parque das Bateias(o único)não esta sendo cuidada.
4-Transporte Coletivo de qualidade não existe.
Eu poderia enumerar muitas outras coisas erradas, mas essas são algumas e o pior é que para ele tudo esta perfeito.
Conquista parece os U.S.A perante ao resto do mundo, um paraíso mas que na verdade não é bem assim.
José Valente
Talvez o PT tenha sido considerado nanico lá nas plagas de onde veio o senhor Edvaldo. Aqui, não; aqui, o PT sempre teve livre acesso aos palanques e gabinetes de Raul e Pedral que o prestigiaram amplamente. Mas vamos a Guilherme: é o melhor nome para governador do Estado. Na verdade, ao contrário dos demais candidatos defendidos pelo partido, Guilherme tem experiência administrativa. E zelo pela coisa pública. Mas, desgraçadamente, e sofre Conquista com isso, ele não conseguiu aglutinar em torno de seu nome os demais “astros” do partido. Refiro-me aos deputados. Aos demais falta luz para se tornarem “estrelinhas”. Mas, se quiser ser considerado candidato a governador Guilherme terá de “colocar o bloco na rua”.
Ivan Cordeiro
O DEM, partido em declínio, citado pelo Edwaldo, ganhou na Capital, dando um banho em Pelegrino e na turma do PT. Ganhou também em Feira de Santana. E juntamente com a oposição venceu nas principais cidades da Bahia.
vero matos
ja estou fã deste grupo independete que teve a coragem de gritar com independencia total dos outros partidos que osudoeste quer quilherme governador da bahia este grupo tem coragem juntos vcs vão longe valeu,PHS,PTC,PTdoB,PSDC E PEM ELES TEM FUTURO.
olegario silva porto
SR.BERNARDO NUNCA DEVE JUGAR OS OUTROS SEM CONHECE-LOS POIS CONHESO A HISTORIA DA FAMILIA DE UM DELES QUE AJUDOU A FORMA ESSE GRUPO INDEPENDENTE,O PAI DESTE RAPAZ INFRENTOU A DITADURA DE FRENTE DESTEMIDO SOFREU ATENTADO A SUA VIDA LEVANDO SEIS TIROS,LUTOU CONTRA DELEGADO DE POLICIA,PADRE,PREFEITO,JUIZ ISSO EM 64 EM PLENA DITADURA MILITAR ,E NUNCA ABRIU MÃO DA LIBERDADE ,UM DESTE JOVEM SE CHAMA ROMILSON FILHO QUE AJUDOU A FORMAR ESSE GRUPO QUE PELO NOME JA DIZ TUDO (grupo independente)PTC,PHS,PEN,PTdoB,E PSDC vamos acreditar.
edwaldo alves
Questão política de tal relevância logicamente mexe com os sentimentos políticos de muitos.
Qualquer leitura atenta do meu artigo revela claramente que não emiti opinião pessoal. Apenas relatei uma tendência existente em Conquista e região. Ela é real, não é fruto da minha imaginação.
Não desprezei o meu partido – o PT – ao mencionar a sua origem nanica. Quem viveu aqueles momentos sabe do que estou falando. Importa a sua presença hoje no cenário nacional.
Não acho correto algúem que ignora completamente a situação, levianamente ficar rotulando agrupamentos políticos como “partidos de aluguel”.
As questões internas do PT são discutidas francamente dentro do partido, aqueles que se arvoram em interpretá-las publicamente são exatamente aqueles que as desconhecem.
Iincrível! Ainda existe gente que acredita que o DEM e o carlismo possui a força de outrora.
França
Edwaldo você é um forasteiro na Bahia recolha-se a sua insignificância.
José Valente
Se as questões internas do PT são discutidas dentro do partido e não comentadas publicamente, isto significa, senhor Edvaldo, que se trata de uma sociedade secreta? Como bom petista, o senhor não se furta a desqualificar os demais partidos oponentes, como a nos tentar impingir a idéia de que OPOSIÇÃO só é válida se for a favor? Ora, poupe-nos, senhor, em nome de uma nação realmente democrática. POR FIM, peço aos leitores – e aqui foram muitos – que se manifestem também nos demais blogs, pois há muito besteirol por aí.
Rosalvo Junior
O forasteiro Edvaldo está querendo aumentar o leite da sua própria mamadeira! Chega dessa laia do setentrião por aqui!
Avante, Sertão da Ressaca, este solo é patrimônio nosso!!!!
patricia melo
é isso ai pessoal,guilherme para o bem do sudoeste.