Fotos: Blog do Anderson
O delegado Rodrigo Souza Kolbe, chefe da Delegacia da Polícia Federal de Vitória da Conquista, contou em detalhes numa entrevista coletiva, as investigações que culminaram na Operação Grandis, deflagrada na manhã dessa quarta-feira (15) no Sudoeste Baiano. A Operação visa reprimir o comércio ilegal de carvão vegetal extraído de reserva de proteção ambiental (Mata Atlântica), localizada na região de Cândido Sales.
O grupo criminoso utilizava documentos forjados para autorizar o transporte desta espécie de carvão ou ocultava o carvão nos caminhões, ludibriando a fiscalização ambiental e possibilitando o envio do produto de forma dissimulada, para outros estados, inclusive com a participação de servidor público. A madeira que dava origem ao carvão vegetal nativo era extraída clandestinamente com a exploração da população local que desmatava grandes áreas de Mata Atlântica recebendo pouco pelo serviço e nenhuma espécie de proteção trabalhista. De acordo com o delegado sete pessoas foram conduzidas à Delegacia, entre elas um agente da Polícia Rodoviária Federal. Um dos envolvidos portava uma pistola sem autorização e foi liberado mediante o pagamento de fiança no valor de R$ 4 mil. Ninguém foi preso. Ouça a entrevista abaixo.
[ca_audio url=”http://blogdoanderson.com/media/2013/05/130515_026.mp3″ width=”638″ height=”27″ css_class=”codeart-google-mp3-player” autoplay=”false”]