O PMDB precisa lançar candidatura independente

Herzem GusmãoHerzem Gusmão

O PMDB é o partido mais importante da história política do Brasil. Nasceu do MDB e projetou grandes nomes no cenário político da nação. A agremiação vive um grande drama. Na atualidade serve de muleta do PT e carrega um projeto político falido e cheio de contradições. Os petistas esqueceram a bandeira da ética e moralidade que tanto pregaram.  Nascido nos anos 80, o PT, em pouco mais de 30 anos, bateu todos os recordes de incoerência e contradições políticas. Foi contra a Constituição Cidadã promulgada em 1988. Foi contra a eleição de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral. Foi contra o Plano Real. Foi contra o programa Bolsa Família criado no Governo FHC. Já controla o Congresso Nacional e quer controlar o Ministério Público e a imprensa. Até o STF não escapou das investidas de mensaleiros que tentaram enfraquecê-lo. A ciência política preconiza que ‘O poder absoluto corrompe de maneira absoluta’ Lord Acton (1887).

Por tudo isso que o PMDB precisa estar atento ao momento nacional. O papel do PMDB poderá ser decisivo em 2014, impondo ao PT uma derrota histórica. O colunista Josias de Souza (Folha) relatou em uma das suas colunas que um cacique com trânsito junto aos deputados afirmou, com segurança: “vocês precisam entender que não são representantes do governo dentro PMDB. Em verdade, vocês deveriam representar o PMDB no governo.” Sobrou até para o vice-presidente Michel Temer: “O Temer não pode ser apenas o vice-presidente que traz as demandas da Dilma para o partido”, disse o cacique. “Ele precisa levar as opiniões do partido à presidente”.

Nem uma coisa nem outra. O melhor caminho para o PMDB é a carreira solo. Ser altivo e independente. Como aliado do PT demonstra fragilidade ao ficar atrelado aos ministérios e cargos que são oferecidos. O PMDB precisa assumir uma nova postura política diante da nação brasileira e tem capacidade de desenvolver e apresentar ao Brasil um grande e moderno projeto político. Cientistas políticos, jornalistas, partidos e a classe empresarial sabem que o PMDB é o fiel da balança e poderá eleger o futuro presidente do Brasil.


10 Respostas para “O PMDB precisa lançar candidatura independente”

  1. Marisa Teles

    O PMDB nunca foi historico, o partido que enfrentou os militares e redemocratizou o Brasil doi MDB de Ulisses Guimaraes e Teotonio Vilela.

  2. ISRAEL

    Não são os partidos que fazem os seus partidários.Entretanto,o contrário é verdadeiro – Os partidos são criados pelos homens e mulheres.Passando a serem , partir de então;partidários.O PMDB, ainda mantém em seus quadros algumas figuras históricas:senador Pedro Simon,senador Jarbas Vasconcelos, por exemplo.

  3. Gilberto Novaes Freitas

    José Sarney, Renan Calheiros, Gedel Vieira Lima, Herzem Gusmão, estes são os VERDADEIROS homens fortes do PMDB do Brasil, Bahia e Conquista.

  4. roberto

    mais um não conhecimento de politica, o PMDB gosta de estar com cargos na mão, não larga o osso. este senhor não conhece nada só falta dizer que os vieira lima é a salvação da Bahia. e pior que sente vontade de representar conquista. é melhor ficar em seu cargo de locutor de radio e fazer o papel de levar as demanda do povo ao prefeito este é o verdadeiro papel desta boca de trombone. conquista precisa de outros empresarios para dinamizar esta cidade que parou no trmpo.

  5. Carlos Costa

    Pelo jeito o Blog da Oposição não está obtendo muitos acessos, se não o seu dono não estaria publicando esse catatau no Blog do Anderson. Ao contrário do PT, o PMDB foi sempre um partido sanguessuga, está sempre colado com quem estiver no poder. Desde da redemocratização do país o PMDB está no poder, pois, esse partido nunca soube ser oposição. É um partido que a única ideologia é mamar nas gordas tetas do poder. Na verdade, o Boca de Aluguel é a cara do PMDB: mercenário, demagogo e venal. Se tem um partido que tem que ser extinto da política brasileira esse partido é o PMDB!

  6. França

    O PMDB tem que se sair do PT em Brasilia

  7. Edvaldo Junior

    O PMDB sem dúvida é um grande partido em termos de filiados e muitos desses inscritos, inclusive o Sr. Herzem Gusmão (até uma melhor proposta), não se comprometem de forma séria e nem defende a causa do partido, aliás, qual é mesmo a causa que o PMDB defende? Parece que para eles o importante é estar no poder, seja com o PT ou PSDB/DEM(eterno PFL).

  8. carlos faride

    estive lendo a materia do j.sudoeste e entre O PMDB,PCdoB,PT,fico com o grupo independente.goste quem gostar esses caras vão longe cada dia que passa ganham mias aliados,como segundinho,davi salomão,massinha,edvaldo ferreira,gilvam bigode,valverde,etc.

  9. Guiba

    O PMDB que eu conheci e votei, era o partido de Tancredo, Ulysses, Roberto Santos. Não é esse abrigo de sanguessugas que está ai comandado por: Sarney, Renan, Temer, Geddel & Cia.
    O jornalista Herzem (apresentador do Programa Resenha Geral) que acompanho desde 1985, está no partido errado. Creio que os melhores partidos para quem faz oposição raivosa na Bahia, são o DEM e o PSDB.
    O apresentador conseguiu transformar o programa que era uma fonte de informação em um canal de difamação. A Resenha Geral se transformou em horário eleitoral antecipado.

  10. José Valente

    Guiba, o Roberto Santos era da Arena. Outra falha sua: embora ácidas as críticas do apresentador da Resenha Geral, esteja certo de que se baseiam em fatos, não em invenções. O homem do rádio leva ao ar o que acontece.

Os comentários estão fechados.