A degradação da Serra do Periperi

Carlos CostaCarlos Costa

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a data visa conscientizar o ser humano sobre a necessidade da preservação do nosso planeta. Pelo que vemos, a cada dia que passa a terra está caminhando a passos largos para o seu ocaso.  O homem, na sua ganância, é o único responsável pela devastação da nossa casa.  A NASA há poucos meses mostrou imagens tiradas por satélites que mostram o quanto o nosso planeta está desfigurado e feio.  Como o crescimento da atividade industrial em todos os países, consequentemente, a terra, única fonte doadora de matéria prima, passa momentos difíceis e por todo canto ela tem dado os seus gemidos na forma de terremotos, maremotos, tsunamis, secas, enchentes, fome e pestilências.

Em Conquista, há muito tempo que os nossos recursos naturais são tratados com descasos e como se não tivessem nenhuma valia. Não faz muito tempo onde hoje são os bairros Candeias e Morada do Bem-querer era coberto por uma floresta viçosa com árvores frondosas e altíssimas. A fauna e flora da nossa cidade foram quase que por completo destruídas pelas mãos humanas.

No tocante a Serra do Periperi que abraça a cidade ao norte, e que deve ser encarada como uma proteção natural para Conquista está completamente destruída.  O descaso para com a nossa serra vem de longas datas. Por muito tempo dela foi extraída areias e pedras para serem usadas na construção civil da nossa cidade e até de cidades circunvizinhas. Se não bastasse, no final da década de setenta um prefeito achou de instalar em plena serra uma usina de asfalto que desde então contribui para a devastação, poluindo o ar com muitas toneladas de fumaças tóxicas além de contaminar o lençol freático com emulsões químicas ricas em substâncias cancerígenas que são usadas na elaboração do asfalto.

O alto da serra, onde está localizada a usina de asfalto, virou um imenso depósito de lixo. Ali existem milhares de toneladas de dejetos industriais, sobras de vidros, para-brisas de veículos, pneus velhos, entulhos de construção civil e tudo enfim, que jamais deveria ser jogado naquela área que necessita de recomposição e preservação.   Vale ressaltar que os resíduos que são descartados na serra provavelmente levarão mais de quinhentos anos para serem decompostos.

Ainda no primeiro mandato do prefeito Guilherme Menezes, em 1999, no intuito de frear a destruição e preservar o que ainda existe, foi criado o Parque Municipal da Serra do Periperi.  O parque possui 1300 hectares e tem a extensão de 15 quilômetros. Apesar da criação do parque, a situação da serra é calamitosa. No seio da serra existem crateras com mais de cinco metros de profundidade. Dali foram tiradas milhares de toneladas de cascalhos e nada foi feito para recompor aquela área a não ser enchê-la de entulhos e lixos. Pouco ou quase nada, tem sido feito para preservar tal área. Infelizmente o poder público, tanto municipal, estadual e federal nada tem feito para proteger esse bioma riquíssimo e que deve ser estudado pelos estudiosos da nossa fauna e flora!

Faz-se necessário que a prefeitura crie mecanismos que venham conter a devastação da nossa serra e que órgãos como a Promotoria do Meio Ambiente, o IMA e o Instituto Chico Mendes de Preservação, ajam com firmeza para coibir que a Serra de Periperi continue sendo transformada num grande lixão a céu aberto e seja totalmente destruída.

Cuidar do Meio Ambiente deve ser a nossa inclinação maior, deve ser a nossa natureza! Todos nós temos a obrigação de proteger e zelar o nosso mundo. Pequenas atitudes podem mudar o nosso planeta! Preservar é missão de todos nós, pois quanto mais destruirmos a natureza, menos viveremos!

 A NATUREZA ESTÁ DANDO O SEU ECO LÓGICO. PRESERVE-A!                                                                            


Uma Resposta para “A degradação da Serra do Periperi”

  1. Andri moreira

    A secretária do meio ambiente fala q as taboas do bairro alegria é uma aréa ambiental e que ninguém pode contruir,mas eles teriam q se preoculpar com a serra do periperi pois além da degradação te muitas moradias no alto da serra!!precisamos rever isso!

Os comentários estão fechados.