Aeroporto: Moreira Franco frustra quarteto

Foto: Dida Sampaio / Agência Estado
Foto: Dida Sampaio / Agência Estado

Certamente a entrevista do ministro Moreira Franco, da Secretaria de Aviação Civil (SAC), concedida ao radialista Herzem Gusmão, deixou muita gente frustrada nesta quarta-feira (5). Tanto o radialista, como José Maria Caires e os irmãos Geddel e Lúcio Vieira Lima, comemoravam o lançamento do edital de construção do novo Aeroporto de Vitória da Conquista nesta quarta, mas não foi isso o que afirmou o ministro. Em sua breve resposta, Moreira Franco disse que antes da dupla peemedebista o procurar ele já tinha recebido a demanda do governador da Bahia, Jaques Wagner, numa recente visita a Salvador. Sem uma resposta convincente, Herzem tentou arrancar um elogio aos irmãos Vieira Lima, mas o ex-governador do Rio de Janeiro soube se esquivar. Confiante, no presidente do PMDB da Bahia e vice-presidente de Pessoas Jurídicas da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima, o no deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), o presidente do Movimento Conquista pode voar mais alto, José Maria Caires, afirmou  que o edital sairia nessa quarta por ação de seu pedido junto a Geddel e Lúcio, mas não foi isso o que aconteceu. Confira abaixo a entrevista e ouça o áudio.

Herzem Gusmão: Em relação a Vitória da Conquista, tem um impedimento, tem um problema de planilha envolvendo naturalmente o Derba (Departamento de Estradas e Rodagens da Bahia), Concremat, que foi a empresa que elaborou o projeto, e dependia de uma liberação da sua pasta. Em relação ao contato do senhor com o ministro Geddel e com o deputado federal Lúcio Vieira Lima, o que que ficou acertado ministro?

Moreira Franco: Olha, eles estiveram aqui ontem para falar sobre o problema que há sobre o problema do Aeroporto de Vitória da Conquista. Eu expliquei a eles que já tinha sido objeto de uma conversa que eu tive no gabinete de despacho do governador Jaques Wagner quando estive em Salvador quando estive em Salvador para ver o Aeroporto de Salvador, procurar acelerar as obras do Aeroporto de Salvador, para que o aeroporto possa já agora na Copa das Confederações apresentar um bom serviço, mas sobretudo está amplamente preparado para a Copa do Mundo, e naquele momento viu-se que havia por parte da Concremat uma série de problemas não bem resolvidos do ponto de vista do projeto executivo e que estava criando embaraços aqui no Ministério para aprovação das obras lá do Aeroporto de Vitória da Conquista. E já tinha tomado iniciativas aqui depois dessa reunião, tomadas iniciativas aqui no sentido de acelerar, mas o papel ficava subindo e descendo. O deputado Lúcio e o ministro Geddel vieram aqui, se juntaram a um clamor que eu tenho certeza que também é de toda a população de Vitória da Conquista, num sentido de também garantir um Aeroporto mais rápido possível. Eu liguei para o presidente da Concremat dizendo que não era possível que ficasse por essas questões de natureza técnica criando dificuldades para atender a população de Vitória impedindo que o departamento de aeroporto do governo do Estado da Bahia apresentasse os projetos com condições de serem aprovados, e que era fundamental que ele entrasse em contato com o departamento para que num prazo, o mais rápido possível ainda essa semana, amanhã estaremos certamente com esse problema encaminhado para que nós possamos, que a Secretaria possa aprovar e encaminhar ao Governo do Estado da Bahia a aprovação para que finalmente nós possamos ter as obras do aeroporto iniciadas e o sonho, a necessidade da população de Vitória da Conquista seja atendido

Herzem Gusmão: Nesse caso ministro, pela confirmação, pelo que o ministro está explanando valeu muito a visita do ex-ministro Geddel como também do presidente, aliás, do deputado federal Lúcio Vieira Lima. Valeu muito a visita não é isso ministro?

Moreira Franco: Claro, são dois companheiros meus, sendo que o ministro Geddel além de companheiro partidário é um grande amigo meu de muitos anos, temos mais de vinte anos de militância juntos. Ele sempre ao longo de toda a sua vida pública ele sempre esteve combativo, muito atuante na defesa dos interesses da Bahia e todo politico baiano ele coloca em primeiro lugar o interesse da Bahia. E eu tenho certeza que nós vamos agora ter condições de juntos com o Governo do Estado, juntos com a população de Vitória da Conquista, juntos todos nós vamos trabalhar no sentido de garantir a população de Vitória da Conquista um direito que tem que é ter um aeroporto de qualidade.

[ca_audio url=”http://blogdoanderson.com/media/2013/06/130606_002.mp3″ width=”638″ height=”27″ css_class=”codeart-google-mp3-player” autoplay=”false”]


8 Respostas para “Aeroporto: Moreira Franco frustra quarteto”

  1. Lord Marcos

    Achei foi bom Waldenor já tinha dito que tinham pessoas querendo “pegar carona” nesse projeto.Pessoas essas que todos nós conquistenses sabemos quem são. Não foi dessa vez Herzem e Geddel, Procurem outro projeto pra dizer que são de vocês mesmos.

  2. ANA

    Esse Herzem não se toca. Conquista não precisa de uma pessoa grossa e sem preparo para governa a cidade. Vai aposentar q vc ganha mais.

  3. Priscilla Dantas

    KKKKK para Hérzem, Gedel e a tropa toda!!!

  4. Yuri Durval

    Sinceramente, eu não me vejo fazendo parte dessa plateia que assiste política como se estivesse vendo um jogo de futebol… Pai da criança? Qual criança? Será que ela vai nascer mesmo? Ou, ainda, por quanto tempo ela vai ser usada pra eleger prefeito, governador e deputados?
    Não sei se vocês se lembram, mas não é de hoje que Wagner promete a execução dessa obra e, toda vez que desce à Conquista, continua fazendo chacota com a população e empurrando para o próximo mês a “publicação do edital”. A diferença é que o circo cresceu e contratou mais palhaços, que ainda encontram pessoas como os três primeiros que comentaram pra dar audiência ao espetáculo.
    Continuo a me envergonhar politicamente da Bahia seja vermelha, azul ou da cor que esse povo ingênuo, ao exemplo de vocês, queira pintar.

  5. Antenor

    É bom que Herzem se junte a nós, não só na questão do aeroporto, mas em todas que a cidade está necessitando. Ele ganha mais confiança da população, em vez de ficar torcendo contra e atrapalhando, como seus partidários vinham afirmando que este aeroporto só sairá em 2030.

  6. Marcos lancelott

    O mais engraçado nessa história toda, são os petistas comemorando não sei o quê? Afinal o Aeroporto de Conquista continua uma vergonha e o Governador Jacques Wagner prometeu um edital para março… e até hoje é muito blá,blá,blá e pouca atitude, tratam Vitória da Conquista como uma província.
    Waldenor Pereira, José Raimundo e Jean Fabrício, são deputados que só dizem amém ao governador e estão pouco preocupados com a população.
    Ano que vem vai ter toda uma ladainha atrás de votos e sempre as velhas promessas… Acorda povo de Conquista.
    Antes de mais nada, não tenho rabo preso com nenhum partido político, na nossa cidade as pessoas estão acostumadas a mamar na teta da prefeitura e afins.

  7. Getulio

    O aeroporto será construido com a grana do contribuinte . Só isto e nada mais.

  8. onezio

    Eu não sei o que que esse tal de Lucio gedel e Herzem estão querendo esse tal de lucio nunca aparece aqui gedel cria de ACM muito menos ainda e herzem coitado se o PT quiser calar a sua boca é só pagar mais doque a FM 95 paga ele fazia elogios ao atual prefeito porque a prefeitura lhe pagava.porque eles não entraram na luta do aeroporto a tempos atrás agora que já esta quase pronto o projeto vem eles com demagogia querendo ser pai da criança

Os comentários estão fechados.