Na sessão da Câmara Municipal de Vitória da Conquista da última quarta-feira (19) a médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), Juscélia Melo, utilizou o espaço da Tribuna Livre para fazer a defesa da sua reputação, e do serviço 192, quando foi responsabilizada pelo vereador Álvaro Pithon (DEM), pelo não atendimento da unidade a uma cidadã que estava com dores abdominais, justificando que o SAMU é para atendimentos prioritários e não para dores. A médica informou que não estava de plantão na noite do ocorrido, e que o atendimento foi realizado por outro profissional, com base no protocolo do Ministério da Saúde, que regulamenta o serviço, e que os atendimentos não ocorrem segundo a vontade do paciente ou de cada médico regulador. Disse ainda que o SAMU 192 deve ser entendido e criticado para melhorar o atendimento à população, e que deseja que o episódio sirva de exemplo para haja cautela antes de divulgar nomes, principalmente dos médicos, pois trabalham com a imagem para passar credibilidade.
4 Respostas para “SAMU: Médica defende reputação em Conquista”
Julio
A culpa de todo o problema com o Samu 192, esta na péssima saúde que a população de conquista esta recebendo nos hospitais de conquista, se o paciente chega ao hospital de carro particular ou andando com dor não é atendido com urgência nos hospitais, agora quem liga para o serviço 192 e chega de ambulância no hospital já entra para ser atendido e medicado, o que falta mesmo é vergonha na cara de quem administra um hospital e leitos para cuidar dos pacientes, pq os médicos dos prontos socorros ocupam as macas e vão descansar alegando falta de macas para continuar o atendimento, pq a organização mundial de saúde não permite que o médico examine o paciente em pé, esta é a brecha que todo medico usa para descansar, sem falar que muitas vezes simulam que o pronto socorro esta contaminado, e assim ficam interditados por varias horas.
Leo Garrincha
Lamentável ver um vereador que deveria estar fiscalizando o funcionamento dos serviços públicos, criando leis e garantindo o cumprimento destas querer usar de sua função pública para dar atendimento a uma eleitora, com a famosa carteirada, qndo este deveria ser o primeiro a combater esse tipo de prática. Como se não bastasse isso, esse mesmo se esconde atrás das prerrogativas constitucionais de legislador para de maneira leviana macular a imagem pessoal e profissional de uma pessoa que sempre pautou a sua vida e profissão de maneira ilibada, bradando aos quatro ventos inverdades. Que os serviços públicos precisam melhorar para atender efetivamente a população é inquestionável, e os vereadores deveriam estar preocupados em criar mecanismos que garantam a melhoria dos serviços públicos e não se valer do seu cargo para adquirir vantagens para si ou para os seus, pois quando age assim afronta a Constituição Federal no que diz respeito ao princípio da Impessoalidade e Isonomia na administração pública.
conceição
parabens dra se todos respondessem as calunias dessa maneira calaria a boca de muintos maus criticos q não pensam antes de abrir a boc. q deveriam está lutando por grandes progetos e fiscalizando o q e de seu dever. vcé uma profissional exemplar e toda comunidade atendida por vc tem essa conciencia. e como pessoa, honesta, solidaria e humana,RESPEITO.
darlidias alves
E ISSO DRA JUSCELIA TA DE PARABÉNS PELA REPOSTA QUE DEU AO PÚBLICO