O senhor Cândido Sales foi apontado pelo jornalista e escritor Aníbal Lopes Viana, em sua obra “Revista Histórica de Conquista”, como o fundador do povoado de Nova Conquista, que hoje é o município de Cândido Sales, por ter ali construído as primeiras casas. Há, no entanto, controvérsias, como registrou o jornalista Roberto Lettiére em seu recente livro “Cândido Sales – a terra e a gente”.
Segundo Lettiére, atribuir a Cândido Sales a fundação do povoado é desinformação ou tendenciosismo. De acordo o jornalista, os verdadeiros fundadores do povoado foram João Francisco da Silva (João Dengoso), José Graça Ferraz (Nena Ferraz), Antonio Gonçalves da Costa e Arlindo Cardoso. Estes senhores receberam em 1971, da Câmara Municipal da cidade, o título de beneméritos fundadores do município.
“Segundo opinião generalizada, o cidadão Cândido Sales, absolutamente nada fez em favor do povoado de Nova Conquista quer no sentido social, religioso, econômico ou político e nem nele residiu”, registra o escritor. “A denominação dada ao município foi uma imposição e interesse político da época, em vista da conceituada família Sales ser constituída de excelentes políticos com serviços prestados à comunidade conquistense, sendo que na época da emancipação política do município, era prefeito de Vitória da Conquista, o filho de Cândido Sales: Gerson Sales”, continua Lettiére.
O livro ainda traz uma declaração, de julho de 2002, do senhor Antonio Gonçalves da Costa, falecido em 2005 e que era militante político na época da emancipação. “A pressão política e dos políticos conquistenses prevaleceu sobre a minha vontade e a vontade dos que tentavam manter o nome Nova Conquista para ser sede do município”.
Quanto ao senhor Cândido Sales, de acordo registros, ele foi subdelegado de polícia no ano de 1924 no subcomissariado Porto de Santa Cruz. Na política, ele era conhecido por ser um importante cabo eleitoral do coronel Gugé e depois de Dr. Régis Pacheco na região de Lagoa do Timóteo, hoje povoado da cidade, onde uma urna era chamada de “a bruaca de Candinho”. Nessa urna só votavam eleitores que seguiam o senhor Sales, e sempre superava os 300 votos – quantidade expressiva para as eleições da época.
Cândido Sales foi casado com dona Melânia da Silva Gusmão (filha de Tertuliano da Silva Gusmão e irmã de Laudicéia Gusmão) e faleceu com 95 anos, em 6 de julho de 1956, antes da emancipação do município. Em Vitória da Conquista, uma rua do bairro Recreio leva o seu nome (rua do restaurante Bistrô).
A cidade comemora hoje, 5 de julho, 51 anos de emancipação política.
2 Respostas para “Cândido Sales não fundou Cândido Sales”
Telma
Pelo que eu saiba, A atual cidade de Candido Sales, foi praticamente fundada por Funcionários do antigo DNER que fizeram um acampamento as margens do rio Pardo para a construção da ponte sobre a Rio Bahia -depois virando vila de Nopva Conquista – mais tarde cidade de Candido Sales. Podem pesquisar.
Roberto Lettière..
Prezada Telma, você tem razão em dizer que o antigo DNER fez um acampamento para seus operários e para guarda de materiais às margens do Rio Pardo, no entanto, esse acampamento fica “do outro lado” da ponte, no Povoado de cajazeiras e que é conhecido por “Coréia” e que pertence ao município de Encruzilhada. Além do mais,o acampamento foi utilizado para a construção da ponte sobre o Rio Pardo e que foi inaugurado em outubro de 1948, sendo que o povoado de Nova Conquista, teve seu início no começo do ano de 1950 pelas pessoas acima citadas.