Praça no abandono em Conquista

A Praça da Saudade, uma das mais tradicionais de Vitória da Conquista, está em fase de abandono. O local que está com mais de cinco barracas em solo no ramo de alimentação, não possui banheiro público e é ponde de concentração de moradores de ruas e dependentes químicos que usam drogas diuturnamente. Por e-mail enviado ao Blog do Anderson, uma das moradoras do bairro Iracema pede socorro para a urbanização. “Os moradores da Praça da Saudade CLAMAM pelas autoridades e pedem socorro, vez que a Praça tornou-se ponto de mendigos, deposito de lixo e sanitário público, sem contar com traficantes que se encontram para o uso de drogas. Não parece ser uma praça central com varias barracas de alimentação e por sinal muito frequentado por grande parte da população. E agora? O que fazer? Esperamos por quem?”. Confira as fotos.



VC Repórter

O(A) internauta participou do Você Repórter no Blog do Anderson.
Participe do VC Repórter enviando suas sugestões por Whatsapp [(77) 8801-3263], E-mail, pelo site (clique aqui) e por nossos celulares: (77) 8801-3263.

6 Respostas para “Praça no abandono em Conquista”

  1. Andre Siqueira

    Simples: É só os proprietários das barracas se unirem e melhorarem a praça por conta própria.
    Não pagam aluguel mesmo.
    O poder público poderia intervir também, mas o mínimo possível.
    Mesmo gerando empregos, tem essa de a prefeitura arrumar a casa pra os outros não.
    Só os proprietários das barracas, que ratifico: economizam uma grana com aluguel, fazerem uma proposta pra prefeitura.
    Duvido que não daria certo!

  2. luciana

    não é tão simples como o sr Andre Siqueira diz,a limpeza da sujeira concordo,já que a limpeza publica não toma partido,os barraqueiros não pagam aluguel,mas pagam impostos,e independente dos barraqueiros,a limpeza publica é obrigatoriedade da prefeitura,bem como a limpeza dos traficantes e usuarios de drogas é da ossada da policia,se tivesse um posto policial ou uma viatura da policia,eles não tomariam conta da pça,o que aliás eu pergunto ao sr André,e se não tivesse barracas? a situação seria a mesma a quem o senhor daria esta simplicidade de solução?pelo que me consta,nem os barraqueiros,nem os moradores tem ossada pra banir bandidos que aí e em toda a cidade se instalam,conquista voltou aos velhos tempos,onde até as pessoas das capitais teem medo,conquista esta a merce de bandidos,jovens desaparecendo,traficantes tomando conta,sujeiras nas ruas,não só na pça da saudade,que aliás fica até perigoso ir visitar um parente no cemitério,mas ví aqui mesmo no blog,jovens,adolescentes cheirando cola nas ruas em pleno dia,comunidade sofrendo por transporte publico,conquista se tornou a cidade onde bandido manda,a prefeitura é falha e a policia alienada,esta é minha opinião,não sao barraqueiros que que vão resolver problemas do poder publico,pra isto existem os impostos,e quanto ao aluguel,a prefeitura não cobra porque não quer,talvez pq cobrando ia ser cobrada,mais e o iptu que os moradores pagam e estão submetidos a tudo isto?

  3. Mario Chagas

    As praças de Vitória da Conquista são uma vergonha, mostra bem o descaso desse Prefeito e seus secretários incompetentes.

  4. antonio

    ESSA É A REALIDADE DE NOSSAS PRAÇAS…ABANDONO TOTAL!!CHEIO DE BARRACAS…NO QUAL SÃO EMPRESÁRIOS DO LOGRADOURO PÚBLICO…JÁ PASSOU DA HORA DA PREFEITURA TOMAR CONTA DAS PRAÇAS E MELHORAR..PORQUE DO JEITO QUE TÁ…CADA PRAÇA VAI VIRAR UMA PRAÇA DA BANDEIRA….CHEIA DE BARRACAS!!!!

  5. Andre Siqueira

    Querida Luciana,m o Antonio disse tudo:
    A praça sim, está abandonada, cheio de barracas, as quais são empresários de logradouro público.

    Você tem noção dos impostos que eles pagam ali?
    Sabe quanto custa um alvará anual de cada barraca ali? mixaria
    Sabe se todos os funcionários tem registro em carteira?!?

    Estranho, que uma linda praça, ali proximo do viaduto do guarani, do lado da creche é bem cuidada, com equipamentos infantis, e tudo. Mas nao tem barraca nenhuma lá.

    Só disse que acho errado a prefeitura “arrumar” a praça para os “empresários” usufruirem disso.

    Mas a prefeitura tem culpa sim, porque deu permissão para ficarem ali.

    Os moradores da localidade que sofrem.

    Agora, pare e pergunte ali aos “moradores de rua”, se eles não tem familia, se não tem um lugar pra viver.
    Com certeza, você se supreenderá com a resposta.

    E posto policial não dá jeito em traficante e usuário de drogas não.
    O problema é social e vai alem disso.

    Talvez, se a polícia passasse ali de vez em quando, iria afasta-los dali, não resolveria o problema, e quem sabe, Luciana, iriam pra porta da sua casa…

    O problema é social, querida.

    Que o Município tem suas responsabilidades, tem, mas que os “empresários” que usam destas praças e não pagam aluguel, deveriam também dar a sua contribuição!

    E ninguém tem que banir bandido não, querida Luciana.
    Banir não resolve, porque ele acaba indo, quem sabe pra sua porta…

  6. luciana

    Sr André,não discordei do sr. com relação aos barraqueiros cuidarem da limpeza do local e do aluguel,mas acusei da irresponsabilidade da prefeitura de não o fazer,se é publica e ela permite é porque é conivente,quanto aos bandidos,traficantes,de fato não são de responsabilidade deles banir traficantes nem moradores de rua,mas eles não deviam estar livremente negociando nesta praça e nem em uma outra qualquer,se o sr acha que talvez quem sabe eles possam ir pra minha porta……..talvez já foram pra sua….talvez o sr não tenha me entendido…..quem cuida de bandido não sou eu,nem o senhor,é a policia,se a policia não da plantão num lugar como este,e a prefeitura deixa tudo como está,então o que a sociedade vai fazer?se banir não resolve então que eles tomem conta desta pça e de todas mais,da cidade inteira,da minha porta e até mesmo da sua,o que eu entendo é que problema social tem que ser resolvido pelas autoridades competentes que fecham os olhos e deixam acontecer,e que policia é paga para garantir a segurança publica,e não fechar os olhos e deixar que a pça seja ponto legal de drogas,se as barracas não pagam aluguel nem os devidos impostos,cabe a associação de bairro dar queixa e exigir isto da prefeitura,mas o que defendí aqui foram os direitos dos moradores que pagam seus impostos e são obrigados a conviver com um fato tão lastimável e vergonhoso e o que se fazem é vista grossa,na minha opinião é que a pça seja limpa no seu total e volte a ser uma pça como era antes,e a segurança cabe sim,a policia,se cada ponto de droga fosse colocado se não um posto mais uma viatura da policia,o ponto não vingaria,se a prefeitura tivesse fiscais e recolhessem os andarilhos até um abrigo,não estariam ali,alienação total dos poderes competentes,e quanto ao banir e ir pra minha porta meu querido,talvez seja um desejo seu,tipo assim,pra eu ver como seria bom,mais quem sabe da vida,o que se deseja aos outros,voltam pra sí,então muito cuidado com o que deseja a terceiros,e se tomo as minhas dores de não gostar de ver a situação desta praça,é porque aí mora tia minha,e eu não desejo que ela more num lugar que hoje esta tão depreciado,como não gostaria que o senhor nem sua família morasse,porque eu não mais sou moradora de conquista,e nesta época,eu podia brincar nesta pça quando ia visitar minha tia,mais e hoje? seus filhos se é que o tem podem brincar lá?creio que sim,até o senhor deve frequentar lá sem perigo algum senão não escreveria”E ninguém tem que banir bandido não, querida Luciana.
    Banir não resolve, porque ele acaba indo, quem sabe pra sua porta…” é uma tristeza ver alguem dizer que bandido não tem que ser banido……a pça pode ficar pequena demais pra eles e de repente eles vão ocupando outros espaços,por direito deles e usando suas palavras: cuidado,porque ele acaba indo, quem sabe pra sua porta…

Os comentários estão fechados.