Conquistense que cursa Medicina na Bolivia diz que médicos brasileiros são preconceituosos

Gabriel Almeida | Foto: Blog do Anderson
Gabriel Almeida | Foto: Blog do Anderson

Médicos e estudantes de Medicina têm realizado protestos em várias regiões do país em defesa do exame Revalida e contra a vinda de médicos estrangeiros para o país. A ação acontece após uma medida que o Governo Federal estuda para trazer médicos de outros países para trabalhar no interior do Brasil. O Revalida é uma prova de conhecimentos gerais de Medicina que avalia a qualidade do profissional do exterior para trabalhar aqui. Para Gabriel Almeida, atualmente cursando Medicina em Cochabamba, na Bolívia, essas manifestações são preconceitos dos médicos brasileiros. “Porque é a mesma comparação de um médico formado na Europa ela não vai querer vim para o Brasil porque é um país subdesenvolvido. Então eles têm aqueles mesmos preconceitos com um país como a Bolívia, porque eles não vão quere que um país mais pobre do que eles forneça médicos. Então é uma coisa mais de preconceito mesmo”, comentou o jovem conquistense em entrevista ao Blog do Anderson no início da tarde desta terça-feira (23). Na entrevista que reproduzimos abaixo, Gabriel, irmão do coordenador municipal de Juventude, Rudival Maturano, fez um comparativo dos estudos reforçando a sua opinião em defesa da qualidade do ensino boliviano.


39 Respostas para “Conquistense que cursa Medicina na Bolivia diz que médicos brasileiros são preconceituosos”

  1. guilherme porto novaes

    Pelo comentario do jovem academico,se ve que o mesmo nao pretende fazer o exame necesso, para exercer sua futura profissao no nosso pais.

  2. paulo Cezar

    Se o problema é prestar o EXAME, é fácil. Procure estudar e mostre que é capaz. Agora, não pode é chegar no Brasil e querer usar a população de cobaia

  3. Yan Morais

    “Gabriel, irmão do coordenador municipal de Juventude, Rudival Maturano”
    Como viemos insistindo, são petistas enviados, SEM QUALQUER SELEÇÃO QUE POSSA AVALIAR A COMPETÊNCIA, que estão querendo voltar, sem ter sua competência avaliada.
    Francamente! Haviam mais de 500 médicos hoje nas ruas de conquista e você resolve dar ouvidos a um cidadão que quer colocar em risco a saúde da população.
    Gabriel… estude! Passe no REVALIDA e seja muito bem-vindo ao Brasil como médico.
    Sem REVALIDA, pra mim vc nunca será médico.

    • Aldo

      Vc fez revalida? a diferença dos bolivianos para quem faz medicina em universidade particular é a condição financeira, pois são tudo vagabundos e desqualificados!

  4. Wallace Nogueira

    Preconceito eu não sei, mas no minimo uma preservação do mercado, lei da oferta e da procura, com mais médicos, possivelmente os altos salários serão reduzidos aos poucos, é triste ver a saúde como um mercado, mas isso ocorre.
    No entanto eu acredito que tenha que haver uma avaliação dos profissionais não só dos estrangeiros mas também dos formados na rede brasileira, numa área que envolve tantos risco à vida não podemos correr o risco de dar ao mercado a responsabilidade de separar os aptos.

  5. Justiceiro

    Eu não sou estudante de medicina, e também não sou médico, porém acho necessário que se haja esse tipo de teste, infelizmente não sabemos como são formados os médicos em outros países, e mesmos se fossem médicos Europeus teriam sim que fazer o Revalida. Além disso, não é justo para os médicos que estudam tanto aqui no Brasil, serem colocados de lado para que outros de fora venham tomar seus lugares mesmo brasileiros que optaram estudar em outros países pela facilidade de ingresso.

  6. Rosalvo Junior

    Quem aquecerá o “diproma” desse futuro doutor, o evo ou algum cocaleiro da sua horta?
    Essa turma que foge dos vestibulares brasileiros, sei não…

    • Gabriel Rodolfo da Cunha

      Tem muito futuro Dr que irá se formar tb sem vestibular…pode ter certeza, quem tem $$$ pra comprar a vaga, compra e esta ai do seu lado estudando..fique tranquilo….se eres tão bom, não tenha medo de fazer o revalida…Assim tenho certeza que serás um bom médico..

    • Pedro Oliveira

      Convido você e ler o meu comentário que deixei logo abaixo…

    • Gustavo Ricardo

      Acredito que você nunca deve ter passado por nenhum vestibular, pois tenho dois cursos superiores e até hoje não sei para que serve o “tal vestibular” a não ser para dar dinheiro para os donos de cursinhos, que na grande maioria são políticos. Concordo que deve haver um exame de revalidação de diploma para profissionais vindos de outros países,mas também devemos provar que os médicos formados no Brasil são qualificados, também temos Universidades no Brasil, que são apenas formadoras de Doutores e não de Médicos. Então vamos começar por nossa casa para depois criticarmos a casa dos outros.

  7. Gustavo Rodrigues

    Acho uma palhaçada, vc´s que estão comentando, irem de encontro ou não querem enchergar os avnaços que ultimante estamos tendo no Brasil. Quero aludir as palavras do Sr. Adelso, que na outra materia publicada aqui neste blog relata o seguinte: “bem… a classe médica se manteve afastada do cenário político até então, se beneficiando em alguns momentos da fragilidade da saúde pública, inclusive se recusam a participar da construção de um SUS que seja efetivo e de fato para todos. Agora que o governo apresentou uma proposta que vem não para resolver nada mas para amenizar pelo menos a falta de profissionais em algumas regiões, os médicos se lembraram que são trabalhadores, que não estão insolados do resto do mundo??? apresente suas proposta assim como fazem as outras categorias, corram atrás mas não venham prejudicando a população não, se vcs estão sendo prejudicados a culpa é exclusivamente de vocês que se mantiveram de braços cruzados até o momento. Sobre o Ato Médico nem vou comentar, Dilma fez o certo ao preservando as outra categorias profissionais.”

  8. Luiz Fernando

    Não Sou da cidade…nem do estado…estudo medicina fora do Brasil,creio que na mesma cidade que o colega, sou graduado, especialista e mestre em uma profissão da área da saúde pela Universidade Estadual de São Paulo UNESP…agora quero ver alguém ai de cima criticar ou ter maior formação que eu! Nossos colegas “infelizmente” tem medo da concorrência, por que venhamos e convenhamos…a saúde no Brasil não é tão diferente a da Bolivia! é um país subdesenvolvido igual! nossos colegas formados nas UNINGAS, UNIPAC CARATINGAS etc… batem no peito que são graduados no Brasil mas não assumem que sua formação é igual ou pior que dos estudantes da Bolivia! amigos sim ao REVALIDA! mas sim também ao exame que avalia e autoriza o trabalho dos médicos formados no Brasil (exame de ordem, que por sinal morrem de medo!)…ai vocês formados no Brasil poderão bater no peito e falar que são bons! pq ate então não passam de meros médicos formados em um pais subdesenvolvido qualquer também!Paz e que tenha sucesso o melhor!

  9. franklin

    Já imaginou em ganhar de R$1000 a R$3000 mensais,apenas postando de 1 a 2 anúncios por dia no facebook,e mais 7 outras formas de ganho!.apresento a vocês “BLACKDEVER”
    SEJA VOCÊ TAMBÉM UM(A) CONSULTOR(A) DA BLACKDEVER!!!
    PARA PODER SE CADASTRAR,PRECISA SER INDICADO POR ALGUÉM,NESTE CASO EU.
    MEU ID PARA CADASTRO É: 291524
    PATROCINADOR: Franklin
    FAÇA O SEU CADASTRO no site: w w w . blackdever . com
    Qualquer dúvida entre em contato pelo email: [email protected]

  10. Camargo

    Tbm concordo que todos que querem exercer a Medicina no Brasil tenham que aprovar no REVALIDA.
    Infelizmente tem pessoal mal informadas, ou invejosas, que falam mal do Estudo na Bolivia.
    Antes de falar tem que saber do que esta falando! Na Bolivia tem universidades que são melhores que muitas no BRASIL. O corpo Humano de um Boliviano ate onde eu sei “anatomicamente” e igual de um Brasileiro, ou e diferente? A maioria que vai pra BOLÍVIA não e pelo vestibular, e sim pelo custo do curso, que sai uns 70% mais em conta que estudar no Brasil! E as pessoas que realmente estudam, são capazes de aprovar no REVALIDA.

  11. Luiz Fernando

    Ps: e quem esta criticando ai em cima, sai da barra da saia da mãe e vem para a Bolivia ver se é tão fácil assim, ou se vc não terá que virar noites estudando, ou que não fará turnos pelo menos 3 vezes por semana! pelo menos aqui podemos colocar as mãos nos pacientes desde o 3 semestre, nossas rotações não são observacionais igual na maioria das faculdades particulares ai no Brasil! e quem é bom, não tem medo de concorrência!

  12. Yuri

    Interessante que, por trás dessas manifestacoes da classe medica em “defesa” do SUS, na verdade, há um corporativismo na melhor acepção da palavra.
    PROTEÇÃO DE MERCADO.
    Dentre outros elementos que discutirei abaixo. Antes, gostaria que lessem abaixo o juramento feito pelos formandos em Medicina que diz mais ou menos isso:

    “Eu, solenemente, juro consagrar minha vida a serviço da Humanidade. Darei como reconhecimento a meus mestres, meu respeito e minha gratidão. Praticarei a minha profissão com consciência e dignidade. A saúde dos meus pacientes será a minha primeira preocupação. Respeitarei os segredos a mim confiados. Manterei, a todo custo, no máximo possível, a honra e a tradição da profissão médica. Meus colegas serão meus irmãos. Não permitirei que concepções religiosas, nacionais, raciais, partidárias ou sociais intervenham entre meu dever e meus pacientes. Manterei o mais alto respeito pela vida humana, desde sua concepção. Mesmo sob ameaça, não usarei meu conhecimento médico em princípios contrários às leis da natureza. Faço estas promessas, solene e livremente, pela minha própria honra.”

    Mas, na realidade o que vemos é:

    Nao vou trabalhar na zona rural (na roça) porque nao tem estrutura e é longe e tem muita poeira. (querem transformar a zona rural em urbana entao?)

    Quantas vezes nao ouvi médicos dizerem em postos de saude ou hospitais publicos a seguinte frase: “Ah, hoje só vou atender 12, o restante pode voltar” Quem não já ouviu isso? E o respeito aos pacientes?

    Vejam este trecho do juramento: “Não permitirei que concepções religiosas, nacionais, raciais, partidárias ou sociais intervenham entre meu dever e meus pacientes.”

    O que é entao a defesa pelo ato médico??? Se nao for interesses politicos-corporativistas nao sei o que é!
    Depois dessa defesa pelo ato médico, esse movimento perdeu o meu respeito.

    Ser contra a residência de 2 anos no sistema público, contra o programa Mais médicos em que ambos “darão” uma bolsa no singelo valor de R$10mil reais. (Gente, num país como o nosso, receber o equivalente a quase metade que um Ministro do Supremo – o teto do país -recebe, sem ser dedicação exclusiva e reclamar disso?) ME POUPE!!!

    Tenho primos, amigos e colegas que são médicos, peço desculpas a todos esses, mas – parafraseando aqui o texto apresentado acima, quem, solenemente, jura consagrar sua vida a serviço da Humanidade. Dar como reconhecimento a seus mestres, o respeito e sua gratidão. Praticar a profissão com consciência e dignidade. Mantém, a todo custo, no máximo possível, a honra e a tradição da profissão. Não permitindo que concepções religiosas, nacionais, raciais, partidárias ou sociais intervenham no seu dever e, principalmente, faz estas promessas, solene e livremente, pela sua própria honra, sao OS PROFESSORES!

    Estes sim merecem todo o aplauso do país. Trabalham 60 horas por dia para receber no fim do mês R$1500, para cuidar da educacao e futuro de seus (nossos) filhos.
    No mais, a revolta da classe médica, nao passa de corporativismo mesquinho travestido de manifestacao.

    • YURI

      Corrigindo o ultimo paragrafo:

      Estes sim merecem todo o aplauso do país. Trabalham 60 horas por SEMANA para receber no fim do mês R$1500, para cuidar da educacao e futuro de seus (nossos) filhos.
      No mais, a revolta da classe médica, nao passa de corporativismo mesquinho travestido de manifestacao.

  13. Helen

    Olha, sabe o que eu acho estranho, é que todo médico do Brasil, fala em melhorar a saúde, mas nenhum quer deixar o conforto das suas amadas capitais e cidades grandes pra ir pro interior… tá ok. Então vamos contratar médicos estrangeiros! Ah, também não queremos… Então vamos fazer um revalida, pros brasileiros que estudam fora! Isso também não…
    Sres. Intocáveis, Ninguém aqui quer diminuir a fortuna de vocês, só queremos uma chance de poder atuar no nosso país, de forma justa, não queremos um revalida fácil, mas sim justo… e que avalie vocês também, afinal acredito que não são melhores que nós. Muitas pessoas estão aqui, por não ter condição financeira de cursar medicina no Brasil, e não por medo do vestibular. Ai você me diz: Então vai pra uma federal. Olha meu querido, no brasil faculdade federal virou coisa de gente rica, que pode fazer anos de cursinho sem se preocupar em rasgar o dinheiro dos seus pais. Só pedimos respeito. Não vamos fazer ninguém de “cobaia”, e acredito que somos tão médicos quantos vocês.

  14. Igor Rangel

    Sou estudante de medicina no Brasil, reconheço que a nossa medicina não é essas coisas todas a ponto de julgar ou manter alguma opinião preconceituosa de quem é formado no exterior, os mesmo problemas que tem aqui, os mesmos conhecimentos, as mesmas dificuldades, as mesmas práticas são realizadas fora também, medicina é uma em todo o mundo, então caros colegas vamos respeitar quem vem da Bolivia ou dos EUA, meu pai é formado na Bolívia, tem doutorado aqui no Brasil e coloca muitos amigos formados aqui no bolso!

  15. Gabriel Rodolfo da Cunha

    Será que a medicina brasileira é a melhor do mundo?? Não.Será que o modelo de saude publica atual é o melhor em gestão e eficiencia? Não.. Será que o revalida é necessario? Sim, sem a minima duvida. Porém como em muitos países europeus e americanos todos os recem formados passam por um exame se suficiencia, Pergunto, pq no Brasil isso tb não existe..
    Assim como existem maus profissionais aqui na Bolivia, tb existem no Brasil, entao creio que um exame de sufuciencia é necessario em qualquer lugar. Oq acontece no Brasil é a hipocrisia de um conselho que se diz preocupado com a saudade da população, mas que na realidade esta mais preocupado com a retenção de mercado..

  16. EXAME DE ORDEM DE MEDICINA

    Se alguém estiver realmente preocupado com a qualidade dos serviços médicos no Brasil, deveria EXIGIR UM EXAME NACIONAL DE MEDICINA PARA TODOS porque a maioria dos médicos brasileiros somente acertam menos de 20% da prova do ENADE.

  17. Pedro Oliveira

    Bom, primeiramente quero deixar claro que não sou estudante de medicina… Vejo que muitos aqui deixaram seus comentário preconceituosos por tanto não posso deixar de expressar a minha opinião… Vocês esquecem de citar que muitos de vocês não conseguem responder nem 60% de uma simples prova de avaliação, e olha que na prova só cai perguntas simples que qualquer aluno residente deveria saber responder.
    Façam uma pequena pesquisa e vocês irão comprovar que o nível de ensino no Brasil esta perdendo para o nível de ensino da Bolívia… Eu estive lá e pude avaliar isso pessoalmente e convido vocês à fazerem o mesmo… Outro detalhe, não sou contra a exame Revalida e sim à favor, mais para todos, incluindo os que se formam no Brasil pois tem muitos açougueiros por ai, quer dizer que eles são médicos só por que se formaram no Brasil?

  18. Jose Carlos

    Preconceituoso é vc e seu Par tido,em algumas Dificuldades de Merdicina da bolivia as aulas de anatomia são dadas por veterinários e as aulas práticas são feitas em cadaveres de PORCOS é isso que o pt acha Bom para o BRASIL.

    • Yuri

      Sim, a Bolivia talvez possa nao ter tanta estrutura assim, mas e o que voce diz sobre Cuba? Referencia mundial em medicina??

      Essa argumentação nao tem sustentação nenhuma…
      O pior de tudo, é que os médicos são tão cegos em sua corporação que mais parece aqueles grupos ítalo-americanos chefiados por um “grande papa de voz rouca” que fazem a Defesa de Mercado e querem ainda o revalida.
      Ora, os médicos estrangeiros virão para cá para atuar por tempo determinado e com área de atuação limitada.
      Com o Revalida, os médicos estrangeiros estariam aptos a atuar onde quiser, pelo tempo que quiser e aí iriam também para a área privada ou os grandes centros urbanos (que são a menina dos olhos dos medicos brasileiros)…

    • Raphael

      Cara, você estar vendo muito a grobo… não posso falar de todas as universidades da Bolivia, mas “peromenos” posso falar da universidade que eu estudo, e o seu comentário estar equivocadíssimo (erro feio, feio, feio), porem o meu motivo de estar escrevendo isso não é para juga-lo, e sim caso você queira algum vídeo ou foto da estrutura da universidade, estarei feliz em envia-lo…desculpe qualquer coisa xD

  19. Gemeaflor

    Leiam esse Blog de quem conta o processo injusto de Revalidação Médica. É o blog do Márcio.
    Ele estudou na Bolívia e revalidou o diploma de Primeira.
    http://www.minharevalidacao.simplesite.com.br

  20. Maria

    Acho que alem de um exame normal… deveria se ver a qualidade da universidade… Existem boas e pessimas universidades na Bolivia e em todos os paises…Ver a carga horaria, obrigatoriedade de presenças, curriculos, e claro fazer uma prova ao nivel do pais onde eles estudam… Minha filha estuda na Bolivia, e antes de ir pesquisou uns 6 meses sobre as melhores universidades de la e ainda hoje diz que existem universidades la que nao se precisa frequentar a escola, as presenças sao abonadas e notas sao vendidas.. Isso sim deveria ser visto, credenciamento

  21. julio

    O estudante de medicina no exterior que conseguiu o seu registro no CRM pelo exame Revalida teria coragem de dizer o valor pago aqui no Brasil?

  22. Sérgio Laélio

    Sim e sim ao revalida ! É de fundamental importância essa seleção de mercado e de profissionais. Mas a qualidade médica deve englobar,ainda,os formados no Brasil através,também,de processos seletivos.

  23. DR. DIEGO ANTONTNIO

    O melhor seria que essas criticas destrutivas acabassem tem lugar para todos, mas a forma mais correta ao meu ver seria uma prova de ordem como a da OAB, todos os medicos tantos formados no Brasil como no exterior passasem por uma prova a qual mediria sua capacidade teorica e tecnica, seria uma forma mais adequada de se separa homens de meninos, existem pessoas na Bolivia, Argentina, paraguai que realmente vive a medicina, o caso nao é o local e sim o aluno, o caso é Medicina isso sim temos que levar a serio em qualquer lugar que estivermos…..

  24. RGS(PESQUISADOR)

    Se exigir prova de capacidade profissional – É considerado preconceito.Preconceito é algo que deveria existir sempre que(principalmente o médico)alguém da área de saúde fosse exercer a profissão.Afinal, lida com vidas humanas.

  25. Wallace Nogueira

    A noticia da passeata deveria ser assim:

    “Mais de 500 ‘comerciantes’ saem nas ruas da cidade em prol do monopólio.”

  26. Oscar S. Alho

    Nota-se o corporativismo doentio que existe no Brasil. Médico, salvo raríssimas exceções são preconceituosos mesmos, independente do estado ou país que resida. Antes era uma classe que andava de braços cruzados, agora estão com medo da concorrência.
    Vocês acham normal um médico de Salvador cobrar de um pobre por simples consulta R$ 500,00. Pois é, isto aconteceu com uma pessoa amiga, por sinal, dias depois precisou de novo medicamento, o médico disse que fazendo nova consulta. É mole ou quer mais? O Ministro da saúde está certo. Mesmo não sendo petista, apoio a medida.
    Obrigado.

  27. erika coelho

    justo seria se o mec pedisse uma avaliação das faculdades após a graducao dos médicos aqui formados,muitos não sabem mas na bolivia existe um exame q se chama exame de grado,isso e para provar se o profissional esta apto a trabalhar ou não,deveria ter exames como pros advogados são obrigados a fazer prova da o a b,eu já vi médicos prescrever uma ampola de diporana sódica pra uma criança com idade menor q 2 anos,medico recém formado aqui no brasil,ja vi tbm medico não saber definir uma tosse e laringite com uma intoxicação alimentar,entao isso e polemico trazer médicos de outros países,mas tbm ministério da saúde junto com mec deveria rever melhor como esta sendo a formação dos nossos médicos aqui no brasil

  28. Álvaro

    se a qualidade dos médicos estrangeiros que desejam atuarem no brasil é tão boa assim, por que a maioria esmagadora, entorno de 75% não consegui passa no revalida, um prova que testa os conhecimentos do candidato na área da medicina. Suspender essa pravo significa que nos brasileiros passaremos a ser objeto de estudos, ou seja seremos cobaias desses médicos.

Os comentários estão fechados.